Soja é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Soja Na Dieta

soja é low carb

A indústria alimentícia vem criando uma nova perspectiva para a utilização do grão de soja. Ela vem sendo utilizada de várias maneiras como por exemplo na substituição de proteínas do tipo animal em dietas vegetarianas. As vantagens que se encontram nessa substituição são principalmente pelo fato de que ela tem o teor de gorduras totais e saturadas reduzido. Além disso é isenta de colesterol e rica em fibras.

soja é low carb

Você pode encontrar receitas low carb com soja no nosso livro aqui.

Vem sendo além disso muito consumida por se tratar de uma opção que é rica em proteínas, lipídeos, fibras e alguns minerais como o fosforo e vitamina K. Cada um deles responsável por ajudar em importantes processos do corpo.

Além de uma série de boas indicações a melhor e mais utilizada é pelas mulheres quando estão passando pela menopausa. Já que, auxilia na diminuição de sintomas pelo fato de conter em sua composição uma estrutura de isoflavonas que atua no corpo semelhante ao estrogênio. Hormônio perdido na menopausa que é reposto com o uso de remédio muitas vezes e por isso sentido pelo corpo.

Mais do que isso a soja possui níveis elevados de cálcio que também são perdidos com a não regulação desse hormônio, ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue, é rica em ômega 6 e diminui o risco de câncer de mama.

Esses são os motivos que fazem com que as mulheres busquem cada vez mais introduzir em sua rotina alimentos à base de soja. Os mais comuns hoje em dia são tofu e o leite de soja. Porém, trata-se de um mercado promissor pela grande quantidade de benefícios que algumas pessoas relatam em seu consumo.

O Shoyo é um molho à base de soja que acompanha a culinária japonesa e por isso é muito utilizado na preparação de vários pratos tanto pelo seu sabor muito característico quanto por ser muito gostoso. A única ressalva é que se trata de uma composição extremamente rica em sódio, e quando se trata de dieta é preciso abrir o olho.

Por outro lado existem algumas contra indicações no uso dessa semente. Quando usado de forma demasiada, ou seja, quando a pessoa usa derivados de soja em todos os alimentos pode levar a aumento da viscosidade do sangue que facilita a coagulação do mesmo dentro dos vasos. Além disso, existem fitatos presentes nessa semente o que muitas vezes dificulta a absorção de vitaminas como magnésio, ferro, zinco e cálcio.

Existem ainda, os que são alérgicos a essa substância e muitas vezes não tem conhecimento disso. Os sintomas físicos que podem ser sentidos pela pessoa que está com excesso de soja em seu corpo são dores de cabeça, níveis de osteoporose, anemia, dentre outros. E por isso é muito importante sempre estar com os exames em dia.

Afinal, a soja é permitida na Low Carb?

NÃO. A soja não é permitida na Low Carb apesar de possuir várias indicações para vegetarianos, hipertensos e mulheres na menopausa. Os alimentos a base de soja geralmente possuem níveis de açúcar e carboidratos alto.

Aqui está uma breve análise dos alimentos mais consumidos a base de soja e sua utilização:

Leite de soja: Essa é uma opção tanto para consumo quanto para incluir em receitas para pessoas que são alérgicas a lactose. Esse leite tem menos quantidades de gordura do que o leite de vaca e por isso consequentemente menos calorias. Cem gramas do leite de soja possuem 6 gramas de carboidratos, sendo eles 4 gramas açúcar.

Queijo de soja: Conhecido popularmente como “Tofu” esse queijo é feito de 85% de água e por isso contém pouquíssimas calorias e 7,5 gramas de proteína. É uma opção para os vegetarianos pois trata-se de um alimento sem nenhuma origem animal.

Proteína Texturizada de Soja: Esse alimento é geralmente usado por vegetarianos para substituir a carne. Com ele é possível fazer hambúrguer, carne moída, dentre outros. É muito utilizada pois imita o gosto e textura. Possui em 60 gramas 132 calorias e 8 gramas de carboidratos. A parte boa, é que 23 gramas são de proteínas.

Falar que a soja não pode ser inclusa na Dieta Low Carb é de uma certa forma radical. Analisando esses números é possível concluir que, uma pessoa que quiser optar por não comer carne pode seguir a Low Carb de uma forma adaptada. O que é importante é que a pessoa antes de optar por alimentos à base de soja seja qual for a dieta, possa fazer os exames para ter certeza que essa escolha não prejudicará o funcionamento do corpo como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *