Sintomas Da Dieta Low Carb

Quando você ou qualquer outra pessoa começa a fazer uma dieta restritiva, seja ela qual for, é normal que passe a sentir alguns sintomas, principalmente quando a mudança na alimentação é muito drástica, por exemplo, alguém que há anos está acostumado a se alimentar com muito carboidrato, como pães, massas, arroz, batata, etc., passa a consumir bem menos carboidrato, o organismo vai sentir a mudança e te avisar através dos sintomas.

Geralmente esses efeitos colaterais podem ser reduzidos e até mesmo evitados quando você toma as devidas precauções. Lembre-se que é muito importante falar com o seu médico antes de iniciar qualquer mudança significativa em sua dieta, bem como passar a manter uma dieta com baixa ingestão de carboidratos.

Sendo assim, veja agora quais são os sintomas da dieta low carb mais comuns.

. Hipoglicemia – baixo nível de açúcar no sangue

Se você toma insulina ou comprimidos que podem causar a hipoglicemia, como por exemplo sulfonilureias ou reguladores de glicose prandiais, é importante tomar precauções para impedir que ocorra a hipoglicemia.

Se você reduzir a sua ingestão de carboidratos drasticamente deverá checar a sua hipoglicemia, e é essencialmente importante consultar o seu médico antes de começar a dieta low carb principalmente se tiver tomando medicamentos que possam levar a hipoglicemia.

. Constipação

Também conhecida como prisão de ventre, a constipação geralmente ocorre quando qualquer pessoa faz mudanças significativas em sua dieta, porém, esse efeito colateral frequentemente passar após algumas semanas à medida que o intestino se acostuma com essa nova maneira de se alimentar.

Para evitar esse sintoma, certifique-se de que está se hidratando de maneira correta, ou seja, tome bastante água. Outra dica é comer bastante vegetais ricos em fibras, caso se torne muito desconfortável, tome algum laxante para te ajudar e lembre-se sempre de consultar o seu médico caso o sintoma seja persistente.

. Gripe low carb

Alguns sintomas da dieta low carb como tontura, fadiga, irritabilidade, dores de cabeça e fraqueza são conhecidos como “gripe low carb” e geralmente acontece porque o corpo passa a liberar fluídos e sais durante as primeiras semanas da dieta.

Uma das maneiras de minimizar os sintomas conhecidos como “gripe low carb” é garantindo que você consuma sal suficiente e ao manter o corpo mais hidratado do que de costume. Outra maneira, é começar aos poucos a dieta low carb, ou seja, ir restringindo aos poucos a sua ingestão de carboidratos.

Câimbras

As câimbras também são um dos sintomas da dieta low carb que acontecem devido a perda de sais como magnésio, potássio ou sódio. Se você estiver sofrendo com esse sintoma, verifique se está consumindo a quantidade necessária de potássio. Boas fontes deste nutriente são: ovos, salmão, iogurte, cogumelos e amêndoas.

Se as câimbras continuarem, fale com o seu médio.

. Deficiência nutricional

Embora esse seja um dos sintomas da dieta low carb menos provável, ele também pode acontecer, embora ao contrário deste sintoma, geralmente as pessoas que seguem essa dieta descobrem uma dieta muito mais saudável, afinal menos alimentos ricos em carboidratos como o amido, significa uma dieta mais rica em vegetais e alimentos mais saudáveis.

No entanto, é comum que ao mudar para qualquer dieta as pessoas cometam erros que podem resultar em deficiências nutricionais, principalmente quando elas optam por dietas extremamente restritas e acabam não se alimentando de maneira correta.

A melhor maneira de manter uma dieta saudável é com a ajuda de um profissional, porém, se qualquer um desses sintomas da dieta low carb bem como qualquer outro persista, não deixe de consultar o seu médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *