Quiabo é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Quiabo Na Dieta

quiabo é low carb

O quiabo é um vegetal muito usado em pratos típicos nas regiões do norte do Brasil. E por seu gosto, pode ser incluso em inúmeros pratos dando mais valor nutricional a eles, os mais comuns são: Caruru, quiabo cozido com camarão, Quiabo com frango, ou refogado de carne com quiabo. Possui inúmeras vitaminas e minerais e por isso tem várias indicações de consumo.

Os níveis de cálcio e fibras presentes nesse vegetal são muito válidos para o funcionamento do organismo além de agir contra infecções na bexiga e nos rins. Mais do que isso tem propriedades anticancerígenas. Porém, deve ser consumido com moderação por indivíduos que tem pedras nos rins pela quantidade de oxalato, substância que quando ingerida em excesso forma as pedras nos rins.

Essa é a única ressalva que deve ser feita para o consumo do quiabo, pois trata-se de um vegetal muito rico e faz com que a alimentação ganhe muitos nutrientes. A baba do quiabo é muito conhecida e característica.

O quiabo É permitido na Low Carb

O quiabo pode ser incluso na Low Carb por várias razões. Começando que ele é um alimento naturalmente com poucos carboidratos e calorias, além disso é rico em fibras que melhora o funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. É um alimento também que possui baixo índice glicêmico que não altera os picos de glicose de maneira brusca. É por isso que ele não só pode como deve ser incluso em qualquer dieta.

Benefícios para quem inclui o Quiabo na dieta

O quiabo tem propriedades que ajudam a diminuir o açúcar do sangue segundo uma pesquisa feita com os próprios diabéticos. Não é possível que o consumo de quiabo seja trocado pela injeção de insulina porém, a qualidade de vida dos indivíduos melhora significativamente. Além disso, por melhorar o funcionamento do organismo como um todo ajuda a diminuir os níveis de colesterol que é a gordura no sangue.

Quando os níveis de gordura do sangue estão menores acontece mais fluxo de sangue bombeado para o coração naturalmente e isso melhora também o sistema cardiovascular como um todo. As fibras auxiliam nesse processo, por isso é importante que seja consumido por aqueles que tendem a ter esses problemas.

A quantidade de fibras que se ingere diariamente é muito importante também porque ela ajuda a manter a saúde do intestino, e quando o intestino está funcionando corretamente e eliminando todas as substâncias ruins pro corpo o que melhora também é o sistema imune. A imunidade do corpo está diretamente ligada à saúde intestinal. Mais do que isso, o consumo regular de quiabo ajuda fazendo com que as células cancerígenas, principalmente as do câncer de mama e câncer de cólon não consigam se proliferar no organismo.

Esse vegetal e suas propriedades tem grandes poderes antioxidantes, isso faz com que o número de radicais livres diminua e as células se renovem com mais frequência. Com esse processo é possível perceber uma melhora na saúde da pele, unhas e cabelos que fica visível naturalmente.

Uma dica para aqueles que não gostam do quiabo incluso em nenhuma das combinações é a Água com quiabo. Essa ferramenta começou a ser usada pelos diabéticos que precisavam rapidamente diminuir as taxas de açúcar no sangue. Mais uma vez, não foi substituído pela medicação mas usada para auxiliar na redução desses números. Essa água é feita de maneira bem simples, em uma jarra corte 2 ou 3 quiabos e deixe a quantidade de água que quiser beber geralmente 1 litro. Deixe descansar durante a noite e no outro dia beba essa água.

É bem possível que ela esteja um pouco mais pastosa do que a água normal, porém é só uma questão de acostumar. Pode ser misturada essa água com mais água natural e consumida ao longo do dia.

Os benefícios do quiabo são inúmeros e por isso ele é muito recomendado na alimentação de qualquer indivíduo que queira se manter saudável. Além disso, o quiabo tem várias maneiras de preparo, quando ele é refogado com alho e cebola por exemplo solta a famosa “baba”. Para alguns são muito adeptos e gostam, outros ainda não se adaptaram e não conseguem comer.

Uma dica válida também é experimentar o quiabo cru, ele pode ser facilmente adicionado a saladas ou preparações que não necessitam cozimento. O gosto é um pouco diferente de quando cozido porém as propriedades são maiores já que não se perde nenhuma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *