Pão De Queijo é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Na Dieta

O pão de queijo é um alimento feito á base de gordura e como o próprio nome já diz queijo. Onde uma unidade pequena contém cerca de 181 calorias com 17 gramas de carboidratos 12 gramas de gordura e 2 gramas de proteína. Dentre as variações da receita os principais ingredientes são polvilho, ovos, azeite, sal e queijo.

pão de queijo é low carb

Você pode encontrar receitas low carb de pão de queijo no nosso livro aqui.

A receita original é rica em carboidratos e gorduras saturadas sem contar nas propriedades do polvilho que contém uma grande quantidade de amido, resultando em um carboidrato que causa no organismo picos de insulina além de, uma grande quantidade de gordura que não é boa para o organismo.

Porque o pão de queijo não pode ser consumido na Dieta Low Carb?

É um alimento muito gostoso vendido na maioria das padarias como café da manhã e lanche da tarde porém, não pode ser considerado um alimento Low Carb primeiro pela quantidade de polvilho que é basicamente puro amido, e carboidrato simples que quando chega no organismo eleva os níveis de glicose que fazem com que o corpo armazene como gordura.

 E segundo, porque a gordura que está presente no pão de queijo tradicional é geralmente a de origem vegetal ou seja, óleo de soja. Gordura que não é considerável saudável evitada em qualquer tipo de dieta, tanto pelas propriedades nutricionais que não são boas quanto pela forma como age no metabolismo.

Como atua o óleo de soja no organismo?

O óleo de soja quando aquecido a uma temperatura maior que 180 graus produz substâncias tóxicas para o organismo, além de elevar facilmente as taxas de colesterol, facilitar o propiciar a processo inflamatório e oxidação das células podendo aumentar a chance de problemas cardíacos. Há ainda, aqueles que acreditam em que quantidades pequenas e quando não tão aquecido ele traz benefícios, porém como a base aqui é o pão de queijo regular ele não tem vantagens.

O pão de queijo na sua versão tradicional deve ser evitado por essas razões acima porém, existem várias versões Low Carb dessa delicia em que o polvilho e o óleo de soja são substituídos por inúmeros ingredientes, fazendo com que o pão de queijo fique além de mais magrinho também delicioso e com diferentes aspectos e texturas também.

Aqui estão algumas receitas de pão de queijo Low Carb, que são feitas e adaptadas exatamente para que essa delicia possa fazer parte do cardápio diário. As quantidades de proteínas são mantidas, o queijo é o ingrediente principal de todas elas o que muda é o modo em que a fermentação acontece e a fonte de gordura da receita.

Receita de pão de queijo com queijo provolone

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 3 fatias de provolone;
  • 2 colheres de parmesão ralado;
  • 1 colher de fermento em pó;

Modo de Fazer:

Bata o ovo e o provolone no liquidificador. Depois de ficar uma mistura homogênea coloque em um refratário e adicione o queijo parmesão ralado aos poucos. Adicione o fermento e separe essa massa em cinco pedaços. Agora é só leva-los ao forno para assar em formas untadas por mais ou menos 20 minutos na temperatura de 180 graus e com o dourador ligado deixe mais uns 2 minutinhos só pra ficar mais crocante e ficar mais parecido com o pão de queijo tradicional.

Pão de Queijo Low Carb com farinha de amêndoas

Ingredientes:

  • Um copo de parmesão ralado;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • 60 gramas de farinha de coco;
  • Meia colher de sal;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite light;

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes usando uma batedeira ou liquidificador. Deixe o forno aquecendo enquanto você modela as bolinhas na forma antes de ir ao forno. Coloque-as nessa assadeira untada em fogo médio por mais ou menos 30 minutos.

Qualquer uma dessas duas receitas é uma adaptação do pão de queijo a dieta Low Carb para que ela se torne mais deliciosa e fácil de seguir. Ambas opções podem ser servidas com um lanche da manhã ou num café da tarde com uma xícara de café sem açúcar ou chá, também sem açúcar.

As adaptações são necessárias, pois, como visto as propriedades nutricionais de um pão de queijo tradicional não se adequam nem a dieta e muito menos a saúde. Porém as versões low Carb continuam com o gosto de queijo e crocantes, muito parecidas. Mais uma vez é necessário adequar aos poucos o paladar para que ele e o corpo se adequem a esse novo estilo de vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *