Palmito é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Palmito Na Dieta

O palmito é retirado do miolo das palmeiras, trata-se de um alimento muito versátil pois pode ser consumido tanto assado, grelhado, em conserva. Tem um gosto levemente ácido e muito saboroso. Possui boas quantidades de sódio e potássio em sua composição e ótimas quantidades de zinco.

palmito é low carb

As quantidades de zinco presentes nesse alimento são benéficas para a construção dos músculos, para nutri-los e deixá-los mais saudáveis. Já o zinco ajuda na pressão arterial controlando os batimentos cardíacos e ajudando o coração bombear o sangue com mais regularidade.

As vitaminas do complexo B ajudam nas oscilações do humor, ajudando ainda a diminuir as taxas de ansiedade e depressão. Essas vitaminas também auxiliam a ter uma melhor noite de sono. Esse alimento é ainda rico em fibras aumentando a saciedade e colaborando para o bom funcionamento do intestino.

O fato de o palmito ser um alimento rico em fibras e com poucas calorias faz com que ele seja indicado não apenas na Dieta Low Carb mas também no prato de qualquer pessoa que quer emagrecer ou manter o peso equilibrado.

Palmito é Low Carb?

Sim, palmito é Low Carb pelo fato de possuir muitas fibras e pouco carboidrato, é muito versátil e pode ser incluso facilmente em uma salada sendo um ótimo alimento para o verão. Fora isso, pode ser incluso em uma creme com outros vegetais, várias combinações.

Porém, sua versão mais consumida é em conserva onde os níveis de sódio podem ser altos então é preciso cuidar com os acompanhamentos. Por exemplo, quando ele for consumido em conserva o acompanhamento escolhido pode ser uma salada sem sal ou um alimento preparado com um pouco menos de sal.

O sódio ou excesso de sal pode causar inchaço no corpo, acúmulo de líquidos além de doenças mais graves como hipertensão, pedras nos rins, afeta o paladar o deixando mais resistente ao sal e precisando ser adicionado cada vez mais a alimentação, e acelerar o envelhecimento.

Esse componente existe principalmente em alimentos industrializados e é altamente prejudicial por todos esses motivos. É logico que essas doenças acontecem pelo alto consumo de sódio, mas é sempre bom lembrar que quando uma das comidas do prato é rica em sódio é importante que as demais não sejam.

Uma opção de palmito com baixo teor de sódio é o palmito assado. Ele é extraído da sua forma natural, temperado a gosto e assado. Fica igualmente muito bom, há pessoas que até preferem dessa maneira. Os acompanhamentos podem ser vários e é muito versátil além de manter altos níveis de anti oxidantes quando preparado dessa maneira.

As receitas de palmito são Low Carb são inúmeras por se tratar de um alimento muito versátil e como contém pouco carboidrato pode ser usado com recheio de tortas salgadas, empadas, lasanha entre outras.

Maneiras de incluir o palmito na Dieta Low Carb

Aqui está uma receita de um suflê de palmito. Essa receita é muito leve e prática podendo ser usada como almoço ou jantar.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de palmito picado;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 50 gramas de ricota;
  • 2 colheres de parmesão ralado;
  • Sal e pimenta a gosto;

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador os ovos, a manteiga e os queijos. Pode temperar com a pimenta e o sal a gosto. Em um refratário coloque o palmito e depois essa mistura por cima. Quando os palmitos estiverem bem envolvidos pela massa é só polvilhar o queijo parmesão por cima e levar ao forno por mais ou menos 40 minutos. Depois já está pronto para servir.

Esse suflê também pode ser aproveitado para um lanche da tarde e servido com um café ou chá sem açúcar. Ele fica mais gostoso quando consumido na hora quentinho porém, pode ser aquecido e servir como almoço ou jantar.

O palmito, tanto em conserva quanto assado pode ser um ótimo acompanhamento com um frango desfiado e requeijão ou um bife de carne vermelha magra e rodelas de palmito e tomate. Em uma salada refrescante com folhas de alface, rúcula, tomate palmito com um molho Low Carb de mostarda por exemplo.

A combinação palmito, queijo e requeijão é uma das mais gostosas e pode ser inclusa em quase todas as refeições Low Carb. Uma ideia também é um pão low carb com recheio de palmito e requeijão. Além de ser uma ótima e prática alternativa aumenta os níveis de fibra da refeição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *