Mortadela é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Mortadela Na Dieta

A mortadela é um alimento de origem italiana muito antigo que começou compondo a mesa no império Romano e nos dias de hoje ainda compõe a mesa de inúmeros brasileiros. Mas afinal, o que é a mortadela e do que é feita?

mortadela é low carb

A mortadela é feita a partir das partes magras da carne de porco a chamada paleta ou toucinho suíno, carne bovina sem osso, são usadas as partes dianteiras do animal, e das sobras cruas de presunto e copa. O tipo de mortadela também é que determina o que ela vai conter mas a maioria varia de acordo com esses ingredientes.

O que poucas pessoas sabem é que o processo de fabricação da mortadela é muito parecido com o da salsicha. Essas carnes são cortadas, trituradas por inúmeras vezes até se obter uma pasta cremosa, depois disso é que são acrescentados os pedaços de gordura. Depois desse processo ela é retirada e colocada para cozimento a vapor.

Alimento F’acil e Barato

É um alimento de fácil e barata aquisição e por isso era considerado mais popular. Hoje em dia, existem inúmeras marcas e processos de fabricação que tornaram essa peça mais requintada. Por exemplo, existem mortadelas feitas à base de carnes mais nobres, ou feitas com frango. Tudo isso para aumentar a quantidade e qualidade do consumo desse alimento.

Ela compõe a parte de embutidos e por isso trata-se de um alimento com grandes quantidades de sódio e processos químicos utilizados em sua composição. Um dos componentes chama-se nitrito e é usado para que ela dure mais tempo no supermercado e possa manter-se em diferentes temperaturas até a data de validade.

Esses são alguns pontos fracos desse tipo de alimento, para que seja atingida sua cor, aroma e sabor é preciso que sejam acrescentados inúmeros aditivos químicos, processos de altas e baixas temperaturas, enfim, um processo muito vasto.

A mortadela é um alimento muito gostoso mas pelos motivos já citados acima conta em sua composição com grandes quantidades de sódio e gordura. Por exemplo, em 100 gramas de mortadela tradicional são encontradas quase 6 gramas de carboidratos, o que relativamente trata-se de um número baixo mas, as taxas de gordura e sódio é que realmente pode assustar.

Nessa mesma quantidade de 100 gramas são encontradas 6 gramas de gordura saturada que é a gordura que faz mal para o corpo. O nível de sódio é 1.212 miligramas que equivalem a quase todo o sódio que pode-se consumir em um dia, e dependendo do organismo significa muito mais.

A mortadela é considerada Low Carb?

Pode ser… Apesar da grande quantidade de gordura e calorias a mortadela tem uma quantidade de carboidratos baixa, mas, ela não é tão indicada para fazer parte da dieta por conta de suas elevadas taxas de gordura e sódio.

Pra quem gosta de consumir mortadela e não fica sem essa delicia de jeito nenhum, a dica é recorrer para as versões light e com menos sódio, que, hoje em dia estão sempre a disposição. Mas é muito importante independentemente do tipo é ficar de olho nas quantidades que se consome desse alimento.

A proposta da dieta Low Carb é que se retire os carboidratos refinados e use as gorduras boas como fonte de combustível, processo esse que otimiza o corpo a queimar mais calorias com menos tempo. Por isso não são “aceitos” alimentos com grande quantidade de gordura ruim e ou sódio demasiado.

A mortadela light é uma ótima opção de troca quando se quer consumir essa delicia sem precisar abrir mão da dieta. Uma dica é que você pode usar a receita de pão Low Carb por exemplo e fazer um sanduiche contendo essa mortadela com menos sódio e gordura, queijo, e usar o pão Low Carb e ter uma ótima refeição quando quiser e sem ter que sacrificar todos os carboidratos da sua dieta ou sem peso na consciência.

É bom que sempre esteja ciente dos alimentos e sua tabela nutricional para montar uma dieta adequada em que possa se priorizar os alimentos que gosta e ainda seguir a dieta com maior regularidade possível. Quanto mais organização e consentimento do que se gosta e do que se quer evitar mais eficaz ela se torna.

Uma dica é fazer uma lista dos alimentos que você gosta que mais fogem da dieta e procurar um substituto Low Carb. Essa tabela pode ser usada nos primeiros dias até que o corpo acostume ou num dia de emergência em que você quiser inovar sem sair da dieta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *