Mandioca é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Mandionca Na Dieta

mandioca é low carb

Sendo uma das raízes mais conhecidas e comuns quando se fala em alimentação contém muitos nutrientes essenciais e alimentou muitos povos quando a variedade de alimentos era pouca. A mandioca é um alimento completo composto basicamente de carboidratos.

mandioca é low carb

Você pode encontrar receitas low carb com mandionca no nosso livro aqui.

Para consumir essa raiz é necessário cozinha-la, depois disso é muito versátil podendo ser consumida tanto em forma pura, com alguma carne, só com manteiga e sal, purês, escondidinhos, substituindo a batata, o arroz dentre outras.

Os carboidratos presentes na mandioca são complexos e se dividem em três tipos: fibras, amido e açúcar. Pelo fato de ser rica em fibras ajuda o organismo a se manter mais tempo ocupado fazendo a digestão, aumentando a saciedade e fazendo com a pessoa não precise na maioria das vezes fazer lanches ao longo da tarde, por exemplo.

Cem gramas de mandioca possuem cerca de 3 gramas de fibras que correspondem a 15 por cento da quantidade diária recomendada para um adulto. A falta de fibra na alimentação causa constipação intestinal que faz com que o intestino e aparelho excretor não funcione direito e na maioria das vezes também afeta a imunidade.

Mandioca NÃO é Low Carb

A explicação do porquê a mandioca não é Low Carb é muito simples, ela é carboidrato puro. Mesmo que seja um carboidrato complexo e tendo várias indicações ela não cabe nessa dieta. Um dos motivos é que o carboidrato dela é também, amido resistente.

A mandioca é um dos carboidratos com maior quantidade de calorias, fazendo com que se afaste ainda mais da Dieta Low Carb. Ela tem cerca de duas vezes mais calorias do que a batata, e é pobre em gordura. Ou seja, sua composição não tem nada a ver com a proposta da dieta.

Da mesma maneira a farinha de mandioca não entra nessa dieta. Por tratar-se de um alimento rico em carboidratos sua farinha da mesma forma, porém é importante lembrar que ela é indicada para pessoas com doença célica ou intolerância ao glúten.

O que é amido resistente?

O amido resistente é uma propriedade que vem recentemente sendo estudada mas já tem algumas comprovações de seus benefícios. Já se sabe por exemplo que, no processo de digestão dentro do estômago alimenta as bactérias intestinais, isso faz com que as ruins saiam e a sensibilidade a insulina melhore aumentando os níveis de saciedade.

Sensação de saciedade mais rápida, controle do açúcar no sangue, aumento de fibras diário, controle da glicose. Todas essas são apenas algumas das vantagens de consumir mandioca na sua forma tradicional cozida.

Um ponto positivo da mandioca é que os níveis de açúcar no sangue depois de ingerida aumentam gradativamente, ou seja, é um alimento com baixo índice glicêmico. É absorvido lentamente pelo organismo, aumentando a saciedade.

O que posso usar para substituir a mandioca na Dieta Low Carb?

Uma das substitutas para a mandioca na dieta pode ser a moranga. O gosto de ambas pode ser parecido, a moranga porém possui um tom mais adocicado o que exige um pouco mais de sal e temperos na preparação. Aqui está um exemplo de receita

Escondidinho de Frango com Moranga (Substitui tanto Batata quanto Mandioca)

Ingredientes:

  • Meia moranga;
  • 2 colheres de Requeijão Cremoso light;
  • Alho a gosto;
  • Cebola a gosto;
  • Sal;
  • Meia xícara de Água;
  • O Recheio pode ser feito a gosto: Frango desfiado, Carne moída, atum ou legumes com queijo.

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque a moranga já sem casca e cortada em cubos junto com o alho, a cebola a água e o sal, pode colocar um pouco de manteiga ou azeite de oliva para dourá-la. Cuidar essa mistura por mais ou menos 30 minutos até que a moranga esteja fácil de ser amassada. Depois disso é só amassa-la como se fosse uma batata ou mandioca e juntar a essa mistura 2 colheres de requeijão light. É necessário provar a quantidade de sal, já que o gosto da moranga é um pouco diferente da mandioca.

O recheio desse escondidinho pode ser de vários maneiras pois as possibilidades de Low Carb são inúmeras. Com frango desfiado pode se acrescentar também fatias de queijo. Já na opção de carne moída pode se colocar para refogar junto tomate formando uma espécie de molho vermelho. Quando se tratar de escondidinho de legumes pode-se acrescentar brócolis refogado com queijo ou requeijão e ricota. Couve Flor gratinado com creme de leite. Para a cremosidade dos recheios também pode-se acrescentar algumas colheres de creme de leite.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *