Mamão é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Mamão Na Dieta

mamao é low carb

O mamão é um alimento muito rico, e em qualquer época do ano pode ser facilmente introduzido na dieta pois além de ser uma fruta bastante abundante é barata e não possui contra indicações. É conhecido pela substância papaína, uma enzima que é de origem do mamoeiro e pode digerir a proteína da carne tornando-a mais macia.

Esta enzima é concentrada na fruta que ainda não amadureceu e por isso não está própria para ser consumida, e por isso essa propriedade é extraída ainda com indicações para pessoas que tem problemas com a digestão de certos alimentos ou propriedades em algumas gomas de mascar.

Essa fruta é muito conhecida e consumida por tratar problemas de intestino preso pois além de conter muitas fibras ele também ajuda no processo dos movimentos intestinais como um todo fazendo com que essa propriedade ajude na evacuação e eliminação de substâncias prejudicais a saúde do corpo.

O que acontece é que quanto maior o número de substâncias excretadas e maior o número de movimentos intestinais melhor para a imunidade isso porque a imunidade está diretamente ligada a saúde do intestino. As células intestinais mandam sinais para os glóbulos brancos de que está tudo bem e assim a imunidade fica ativa prevenindo muitas doenças mas principalmente gripes e resfriados.

Existem dois tipos principais de mamão: Mamão formosa e Mamão papaia. A diferença entre eles é que o papaia é menor e mais adocicado. Independente disso, ambos são altamente nutritivos e quando presentes na alimentação trazem inúmeros benefícios.

Além disso, as sementes do mamão podem ser igualmente consumidas e são conhecidas por terem o poder laxante ainda maior do que sua polpa. Porém, a única ressalva é que elas possuem um gosto muito forte e amargo e por isso muitas pessoas preferem optar por não usa-las nas preparações.

Mamão é permitido na Low Carb?

SIM! O mamão é uma das frutas mais consumidas por pessoas que fazem dieta e não podia ser excluído da Low Carb. 100 gramas de mamão fornecem 45 calorias e tem em sua composição mais ou menos 12 gramas de carboidratos. Isso faz com que ele seja um alimento Low Carb quando consumido uma vez por dia.

Como todas as frutas com grandes quantidades de fibras o mamão possui um poder de saciedade maior quando consumido e por isso cai muito bem em lanches a tarde, cafés da manhã, cafés da tarde ou até como sobremesa, ajudando ainda que se evite aquele doce calórico depois do almoço.

O mamão possui duas enzimas chamadas: papaína e fibrina que atuam como auxiliares nos processos de digestão. Muito indicado o consumo de mamão para pessoas com problemas de metabolizar certos alimentos, dores de estômago ou quando você comeu alguma coisa que não caiu muito bem o mamão pode auxiliar na melhor digestão.

A quantidade de antioxidantes combinados com vitamina A fazem com que ele seja uma ótima opção aos que buscam a saúde da pele e cabelos. Isso porque elas inibem a ação dos radicais livres fazendo com que as células possam aumentar o processo de reprodução mantendo-se jovens e saudáveis.

Uma substância chamada Pectina que está presente no mamão ajuda nos níveis de gordura, reduzindo-os significativamente no sangue. Essa propriedade é interessante aos que sofrem com doenças devido aos altos teores de colesterol e gordura no sangue.

É importante também para os atletas que buscam maior e melhor recuperação muscular, o fósforo presente faz com que a fadiga diminua e os músculos continuem ativos por mais tempo. Além de ajuda-los a recuperar a força com mais facilidade e rapidez.

O mamão é muito conhecido por ajudar na saúde da pele, isso porque sua cor alaranjada significa que é rico em antioxidantes, betacaroteno e vitamina A uma combinação muito poderosa pra quem busca saúde de dentro para fora.

Todos esses benefícios podem ser usufruídos com uma quantidade moderada dessa fruta consumida regularmente. Uma boa opção é incluir o mamão no café da manhã pois, assim o dia já começa com uma rápida e eficaz metabolização da comida, ajudando com qualquer comida que seja ingerida pois ele possui nutrientes poderosos que ajudam na digestão.

É um bom acompanhamento para iogurtes, sucos, combinado com cereais, aveia, e dá um toque super especial na salada de frutas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *