Maionese é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Maionese Hellmann’S Na Dieta

maionese é low carb

A maionese é uma mistura básica de três ingredientes gordura, ovo e sal. Serve para acompanhar churrascos, molhos, carnes, panquecas, hambúrgueres, alimentos fritos. A maionese é na maioria das vezes um molho que serve de acompanhamento para uma comida com bastante gordura, já que, trata-se de um molho também tradicionalmente rico em gordura.

maionese é low carb

Você pode encontrar receitas low carb com maionese no nosso livro aqui.

Ela possui variações que incluem leite, azeite de oliva, alho, cebola, vou incrementando-se com variações para o gosto peculiar de cada um mantendo uma coisa principalmente, a gordura. É tradicionalmente um molho servido de acompanhamento porém existe um prato com esse mesmo nome.

Maionese com batata

Mais comum nos estados do Sul para acompanhar o tradicional churrasco a famosa Maionese nessa versão ganha um componente. A batata. Isso mesmo, neste prato além da maionese conter óleo, ovo e sal ela ainda é misturada a batata cozida cortada em pedaços para acompanhar o churrasco e salada.

Essa versão tradicional da maionese não é permitida na Dieta Low Carb pelo simples fato de possuir naturalmente muita gordura, já que a tradicional vendida no mercado além de conter muitos produtos químicos presentes na fabricação ainda tem uma taxa de carboidratos muito alta, prejudicando assim quando misturada aos alimentos pois aumenta muito os níveis de açúcar e gordura de uma refeição.

Maionese tradicional é Low Carb?

Se, mesmo com uma refeição totalmente Low Carb a pessoa decida misturar maionese tradicional a sua comida para mudar um pouco o gosto a cada colher de sopa conta com 4 gramas de gordura onde seu principal ingrediente é o óleo de soja. Essa gordura é altamente prejudicial ao organismo e faz com que o processo de emagrecimento retarde.

Logicamente uma colher de maionese em um dia inteiro não fará um estrago desse tipo porém é preciso lembrar que a pessoa nunca consome apenas uma colher, ela começa a colocar mais e em mais acompanhamentos e começa a sabotar o emagrecimento e depois se perde não sabendo porque não consegue emagrecer.

Como existem várias adaptações para quem quer levar a sério a dieta Low Carb quando se trata de maionese a história não é diferente. Porém na versão Low Carb a maionese é cheia de gorduras boas e saudáveis, baixo nível de carboidratos líquidos, contendo na composição alimentos baratos que já são permitidos na Low Carb.

Maionese Tradicional Low Carb (1)

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 2 colheres de suco de limão;
  • Meia colher de mostarda;
  • Azeite (até dar a consistência)
  • Cheiro verde;
  • Alho (opcional e a gosto)
  • 20 g de bacon (opcional e a gosto)

Modo de fazer:

Bata os dois ovos no liquidificador adicionando azeite aos poucos até que dê o ponto de sua preferência. Depois disso, o restante dos ingredientes é adicionado a gosto.

O azeite de oliva é um ingrediente muito presente nas dietas e que tem inúmeros benefícios e conhecido como gordura boa e por isso presente na Low Carb. A consistência e cor dessa preparação é mais amarelada e muito parecida com a da maionese tradicional.

Os ingredientes são naturalmente saudáveis porém é preciso lembrar que mesmo assim se trata de azeite, onde as calorias são altas, por isso ela deve servir como acompanhamento em pratos, saladas, molhos, mas apenas acompanhamento, sendo que não deve exagerar e nem coloca-la em todas as refeições.

Maionese Caseira Low Carb (2)

  • 2 gemas cozidas;
  • 1 gema crua;
  • 1 colher de mostarda;
  • Suco de meio limão;
  • Metade de uma xícara de azeite de Oliva;
  • Sal a gosto;
  • Temperos a gosto;
  • Manteiga derretida até dar o ponto;
  • Obs: Nessa preparação para que a receita se mantenha saudável é interessante que não se coloque margarina.

Modo de Fazer:

Coloque as gemas cozidas e a gema crua, a mostarda e o limão dentro do liquidificador. Pode ser feito também com mixer. Bater por um minuto. Aos poucos vá adicionando o sal e os temperos e depois o azeite. Aumente a velocidade. Depois disso pode ir adicionando a manteiga derretida e encontre o ponto da maionese.

Essa preparação pode ficar até três dias na geladeira. Um lembrete importante é que os condimentos são de escolha de que está comendo a maionese, por isso as quantidades de azeite e manteiga podem variar um pouco. Deve-se cuidar apenas para não exagerar no sal.

Como é uma receita Low Carb adaptada é ideal para ser uma opção com uma comida com uma quantidade menor de gordura por exemplo pode ser servida como aperitivo com iscas de cenoura, ou cebola empanada no forno com farinhas Low Carb. Enfim, a lista de possibilidades é imensa só, é necessário ficar de olho nas quantidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *