Leite é Low Carb ? Veja Se Pode Tomar Leite Na Dieta

leite é low carb

O leite é o primeiro alimento o qual a pessoa que nasce tem contato. É uma proteína de origem animal que quando adicionada na dieta aumenta os níveis de cálcio sendo boa em vários aspectos da saúde. Uma fonte natural de cálcio é uma das melhores e de mais fácil acesso da população.

Essa bebida quando ingerida com uma certa regularidade previne a osteoporose que é a saúde dos ossos e dentes. O consumo consciente desse alimento pode propiciar a perda de peso pois, é um alimento rico em proteínas e que aumenta a saciedade.

É importante principalmente na fase de desenvolvimento da criança e do adolescente quando ela precisa de altos níveis de proteína e cálcio para seu desenvolvimento. Possui várias receitas mas tradicionalmente é servido principalmente nessa idade com uma quantidade bastante grande de açúcar.

Quais são os leites disponíveis no mercado?

Leite Pasteurizado, esse leite é submetido por alguns segundos por uma exposição de calor muito forte, cerca de 75 graus para que ocorra a “queima” ou desprendimento das bactérias que podem estar nesse alimento e possam fazer mal a saúde quem consumir.

Esse leite possui três versões: Integral, Semi Desnatado e Desnatado. A diferença entre esses três é a quantidade de gordura que cada um contém. Sendo que o integral é o que contem mais gordura cerca de 3%, na versão semi desnatada cai para 2%, e na versão Desnatada ela quase não existe sendo apenas 0,5%.

A escolha dentre essas três opções varia de acordo com a necessidade de cada dieta e das variações nutricionais de cada indivíduo. Lembrando também que a taxa de carboidratos em cada um deles varia de acordo com o tipo.

Leite Longa Vida: O processo desse leite é um pouco diferente sendo que o choque térmico é em temperaturas de 150 graus a até 4 segundos. Encontra-se também nessas três versões.

Leite em pó: É obtido com a desidratação do leite de vaca integral ou desnatado. Pode variar conforme o percentual de gordura.

O leite possui um açúcar chamado lactose, algumas pessoas até mostram-se intolerantes a ele, não conseguindo metaboliza-lo. Por isso as pessoas com intolerância a lactose não devem evitar só o leite em si mas qualquer alimento que seja derivado dele como queijos, cremes de leite, requeijões. Porém isso não é mais um problema já que a indústria já está devidamente adaptando cada vez mais produtos a essas dietas.

Pode tomar leite na Dieta Low Carb?

Por ser um alimento rico em carboidratos na sua versão integral por exemplo um copo de 200ml tem 9,3 gramas de carboidrato e 6,5 de proteínas, não mudando muito para as outras duas versões pois a única coisa que muda verdadeiramente é a quantidade de gordura entre um e outro e leite não é considerado um alimento Low Carb.

Mais um fato que faz com que ele não seja considerado um bom alimento nessa dieta é o fato de ele ser rico em carboidrato e ser absorvido rapidamente pelo organismo. Então pode ser ingerido e logo em seguida a pessoa já se sinta com fome. E para ser ingerido ele deveria ser consumido puro ou com alguma fruta, sem açúcar.

Como aproveitar os benefícios do Leite na dieta Low Carb?

Os derivados do leite são inúmeros queijos, ricotas, requeijões e esses alimentos estão presentes na Dieta Low Carb e por isso o leite de fato não faz tanta falta. Algumas receitas vão apresentar leite em pó desnatado na sua preparação. Já queijo e requeijão estão presentes em quase todas também.

O fato de não se consumir hoje em dia o leite de verdade que seria o leite diretamente retirado da vaca faz com que seu consumo se torne polêmico, pois os leites que são vendidos de caixinha como Pasteurizado e Longa Vida passam por uma série de estudos anualmente para a comprovação de seus benefícios e para saber se as pessoas realmente precisam ingerir esse alimento.

Concluindo, o leite não é um alimento permitido na Dieta Low Carb porém pode-se fazer presentes em vários de seus derivados. Se, mesmo assim a pessoa quiser ingeri-lo é recomendado que seja em sua forma mais pura e menos processada (assim como todos os outros alimentos) e procure ler a respeito e entender se vale a pena realmente introduzir esse alimento na dieta. A quantidade deve ser pouca ou substituída por creme de leite, em menor quantidade já que esse é um alimento permitido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *