Kefir é Low Carb ? Veja se Pode Comer Kefir na Dieta Low Carb

O kefir está ganhando cada vez mais popularidade não apenas no Brasil, mas em todo mundo, porém, é importante saber que existem basicamente dois tipos de kefir, o de água e o de leite que pode ser feito em alguns tipos diferentes de leite, desde o tradicional de vaca até leite de amêndoa, de coco etc.

Se você está seguindo uma dieta focada em um baixo consumo de carboidratos e quer adicionar este alimento em sua rotina, ou já consome kefir e quer saber se pode seguir uma está dieta sem deixa-lo de lado, veja agora como funciona o kefir na dieta low carb.

O que são kefir

O kefir é produzido a partir de grãos de kefir que compõe culturas de diferentes linhagens de bactérias e leveduras saudáveis que são mantidas simultaneamente em uma matriz polissacarídica de cadeia longa formada pelas bactérias que sobrevivem em uma relação simbiótica.

Sua origem se dá na região montanhosa do Cáucaso da Eurásia, que divide a Ásia da Europa, e é considerado um dos produtos lácteos fermentados cultivado mais antigo já conhecido, e por se tratar de um probiótico, ele repõe a flora intestinal com bactérias, sendo muito saudável e é digerível por pessoas intolerantes a lactose, além de ser barato e fácil de ser feito em casa.

Kefir de leite e de água na dieta low carb

Embora o kefir de água possa parecer o mais adequado para as pessoas que desejam seguir a dieta low carb (por ser feito com água), é importante lembrar que ele leva açúcar, seja melado ou mascavo, e embora os microorganismos comam boa parte desde açúcar, alguma coisa ainda irá ficar, assim como acontece com o kefir de leite, pois já que a quantidade de lactose, que também é carboidrato, consumida pelas as bactérias irá variar de acordo com o modo de preparo.

Durante o processo de fermentação, os amidos e os açúcares são a principal fonte de alimento das bactérias e são convertidos em dióxido de carbono, ácido lático e mais bactérias. Assim que o processo de fermentação termina, haverá uma diminuição nos níveis de carboidratos, porém, é muito difícil saber a quantidade exata de carboidratos em um alimento fermentado.

Kefir ajuda a emagrecer?

A obesidade tem sido cada vez mais associada a um desiquilíbrio nas bactérias intestinas, porém, ainda não é claro qual tipo de bactéria tem efeito sob o emagrecimento, algumas evidências sugerem que as espécies lactobacillus ou o grupo BAL, como as encontradas no kefir, estão associadas a alterações no peso das pessoas, porém ainda são necessárias mais evidências e estudos antes que recomendações possam ser feitas.

Por outro lado, outras evidências contradizem esses fatos e sugerem que os probióticos não diminuem o peso corporal ou afetam a perda de peso / IMC – Índice de Massa Muscular, sendo necessárias novas pesquisas para poder afirmar se o kefir ajuda ou não no processo de emagrecimento.

Se você deseja consumir kefir na dieta low carb, o ideal é deixar fermentar o máximo de tempo possível, pois quanto mais ele é fermentado, menos carboidrato ele terá, e assim como todos os outros alimentos, não exagerar na quantidade que consome.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *