Iogurte é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Iogurte Na Dieta

O iogurte é um alimento que sempre foi incluso em dietas, mas qual é o verdadeiro motivo disso? Hoje em dia existem inúmeras variedades para os mais diferentes paladares e recomendações. A praticidade muitas vezes faz com que ele seja a melhor opção principalmente por tratar-se de um alimento saudável e de fácil mobilidade.

iogurte é low carb

Ele é derivado do leite onde a principal diferença entre eles é que a enzima de açúcar que existe no leite chamada “Lactase” no iogurte foi transformada em ácido lático por um processo de fermentação bacteriana em que é submetido. Por isso, pode-se dizer que o iogurte natural uma espécie de leite com mais nutrientes ainda.

Isso porque o nível de cálcio nesse alimento continua alto, e assim é recomendado para consumo das mulheres, principalmente. Ao longo dos anos o cálcio dos ossos vai sendo perdido e quanto mais cedo essa substância é reposta no organismo mais eficaz ela se torna. Quando a mulher completa 40 anos essa substância vai baixando gradativamente.

Por isso, o iogurte pode ajudar nesse processo, em todas as idades. Outra característica interessante e pouco conhecida sobre o cálcio é que esse mineral diminui a liberação de um hormônio chamado cortisol, o qual é responsável por estocar gordura, principalmente na parte da cintura. Por isso, o iogurte pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura principalmente na região abdominal.

Além disso, os altos níveis de proteína fazem com que se torne uma ótima opção para quem quer comer menos. Quanto mais proteína um alimento tem mais saciedade ele traz para o organismo. Esse é um dos motivos para explicar porque o iogurte é usado em lanches da tarde ou, e principalmente no café da manhã. A saciedade começa logo cedo diminuindo a ingestão de comida ao longo do dia.

Hoje em dia com a grande quantidade de variedades fabricadas é preciso ficar de olho. Nem todo iogurte tem apenas coisas boas, existem alguns que tem muita gordura e açúcar e por isso devem ser evitados, principalmente por quem segue dietas com intuito de perder peso.

Afinal, iogurte pode ser incluso na Low Carb?

Depende o tipo do iogurte! Aqui estão alguns exemplos da diferença entre os vários tipos de iogurte que existem no mercado:

O iogurte que PODE na dieta Low Carb é o iogurte de verdade, mais conhecido como iogurte natural. Se você preferir optar pela versão desnatada ela terá um pouco menos de gordura porém não a uma grande diferença entre eles, vai do gosto em que você preferir e a adequação aos números da sua dieta.

Alguns iogurtes são na verdade Bebidas lácteas e por isso contém em sua composição uma série de outros ingredientes como açúcar, gordura, soro de leite, enfim. Antes de consumir qualquer iogurte fique de olho se na embalagem está escrito bebida láctea pois desse tipo não é permitida na Low Carb por não se adequar e ter um número de carboidratos alto.

Alguns ingredientes que podem ser encontrados nas bebidas lácteas que devem ser evitados são: maltodextrina, amido, dextrose, suco concentrado de frutas em geral.

Outra versão do iogurte muito consumida é o “iogurte grego” que é resumidamente falando, uma forma mais cremosa do iogurte natural. Porém, as versões comercializadas no Brasil ainda contém um número muito grande de outras gorduras e substâncias como açúcar de fruta que os fazem extremamente calóricos. Então, para esse tipo é preciso ficar de olho no rótulo para não consumir em exagero de calorias e carboidratos que fogem totalmente da dieta.

Resumindo, o iogurte que é permito na Dieta Low Carb é aquele com menos ingredientes possíveis pois ele precisa ser derivado apenas da fermentação do leite para ser benéfico e conter os probióticos que o corpo precisa para a saúde.

Os iogurtes são ainda, excelentes aliados para a saúde do intestino, regulando o trânsito e fluxo intestinal. Além de que, os probióticos contidos no iogurte natural são muito parecidos com as bactérias que existem já no intestino, com isso o movimento intestinal é maior e mais eficaz aumentando a excreção de mais substâncias ruins do corpo.

O consumo de iogurte é extremamente importante para diversas funções realizadas pelo corpo se tornando uma ótima e saudável opção em qualquer dieta. A única recomendação é que ele seja o mais natural possível para manter a quantidade de nutrientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *