Frutas Low Carb | Lista das Permitidas e Proibidas na Dieta Low Carb

Um grande aliado a perda de peso e saúde é o controle do que ingerimos, é por isso que as frutas que estão presentes na dieta Low Carb podem ser muito importantes para garantir esse emagrecimento, ou essa saúde de ferro ou ainda, a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, ou seja lá qual for o objetivo de quem é adepto a essa dieta.

As frutas são grande aliadas em qualquer processo de emagrecimento e isso não é novidade pois além de conterem poucas calorias elas tem níveis de vitaminas e minerais que são super importantes para o desenvolvimento e manutenção de várias áreas de nosso organismo.

Na dieta Low Carb que visa uma menor ingestão de carboidratos a inclusão das frutas é um pouco contraditório pois toda fruta é naturalmente um carboidrato composto de um açúcar chamado frutose. É por isso que algumas frutas devem ser consumidas com moderação, outras podem ser consumidas diariamente, porém todas devem ser contabilizadas.

As frutas são naturalmente fontes de fibras o que ajuda no funcionamento do intestino, e algumas até possuem uma grande quantidade de água que é um potente liberador de toxinas automático. Porém é preciso lembrar que não é indicado consumir frutas em qualquer horário do dia, de qualquer maneira e em qualquer quantidade.

A combinação de frutas com grãos ou oleaginosas potencializa o efeito de emagrecimento e ainda, faz com que o corpo aproveite esses nutrientes da melhor maneira e ainda, é preciso levar em consideração o horário do dia em que ela é ingerida evitando sempre consumir frutas a noite para que os carboidratos não sejam estocados.

É por isso que ter um acompanhamento com um profissional é tão importante. Se você puder, mas se não, siga as dicas abaixo e perceba qual é a melhor fruta, melhor combinação e horários e pode ir adaptando a sua rotina e ao seu gosto.

A seguir vamos fazer uma lista com as principais frutas, seus benefícios a saúde e como ela funciona quando inclusa na dieta Low Carb.

Limão:

Por conter pouquíssimos níveis de carboidratos o limão é uma fruta que pode ser inclusa diariamente em sua dieta Low Carb. É claro que você não irá descascar e comer um limão, até porque seria muito difícil incluir na dieta dessa maneira, mas o suco do limão aqui é o mais importante e deve ser levado em consideração pelos seguintes motivos:

Grande fonte de antioxidantes e vitamina C que ajudam as células a retardar o envelhecimento da pele. Minerais muito importantes como potássio e magnésio dentre outros. O limão pode ser incluso com casca nos sucos verdes, preferindo adoçar com mel, ou ainda, seu suco pode ser utilizado para temperar as saladas que traz um ótimo gosto e uma excelente combinação para a saúde.

Acerola

Outra fruta que é rica em antioxidantes e vitamina C é a Acerola, ela como a maioria das frutas vermelhas são uma excelente opção para os adeptos a Dieta Low Carb e devem ser consumidas diariamente. Os flavonoides que ela contém em sua composição auxiliam no emagrecimento como um todo e o melhor é que é possível conseguir os nutrientes dessa fruta mesmo ingerindo pequenas quantidades.

Coco

Uma fruta muito utilizada na dieta Low Carb com certeza é o coco. Isso porque ele possui uma gordura natural e a polpa que é rica em fibra e pode ser aproveitada e consumida das mais diversas formas.

A água do coco pode ser utilizada para fazer o suco verde por exemplo, ou consumida como pós exercício para aumentar ainda mais a hidratação corpórea. Porém é preciso levar em consideração que o consumo de água de coco deve ser limitado a 3 copos por dia no máximo pois ela faz bem saúde mas contém carboidratos que é o açúcar natural do coco em sua composição, o que deve ser evitado para quem quiser perder peso.

O óleo de coco pode ser utilizado para diversas coisas na culinária, substituindo qualquer gordura ultra processada. A polpa do coco pode ser torrada e virar farinha, ou ainda, pode ser consumida crua para quem gostar.

Abacate

Por muito tempo o abacate foi considerado um vilão nas dietas por conta da quantidade de calorias por unidade. De fato, o abacate é uma fruta que contém bastante calorias mas é uma excelente opção na dieta Low Carb pelo fato de possuir pouco carboidrato e ser fonte de gorduras boas para o organismo.

As combinações que podem ser feitas com essa fruta vão de doces como vitaminas adoçadas com mel até salgadas como um acompanhamento em uma salada. É por isso que não se deve deixar essa fruta de fora, ela é super necessária nessa dieta para que os níveis de gordura boa sejam atingidos. Não é preciso ter medo de ingerir por conta de suas calorias, lembrando sempre que a Low Carb é uma combinação que traz benefícios primeiro a saúde e depois, levando ao emagrecimento.

Amora

A amora faz parte das frutas vermelhas possuindo baixo nível de carboidratos e alta quantidade de nutrientes que ajudam o corpo a manter suas funções saudáveis. Os sais minerais e vitamina C, potássio e magnésio auxiliam no bom desempenho do sistema imunológico e também na saúde da digestão ajudando também na hora da metabolização.

Morango

Rico em nutrientes e com baixo teor de carboidratos o morango é uma excelente opção por suas propriedades como fibras, vitaminas A, E, C, ferro potássio. Além disso, em uma dieta ele é muito importante por conta das combinações e da diferenciação de sabores que pode propor.

Por exemplo, uma ótima opção de lanche da tarde ou da manhã com morango é um pote de iogurte desnatado com morangos picados e chia. Bom para o funcionamento do intestino, bom para o sistema imunológico e com poucas calorias, pouco carboidrato, bastante proteínas e gorduras boas.

Pitanga

Fonte de antioxidantes, de ferro, magnésio e super nutritiva a Pitanga é uma opção para quem quiser uma fruta deliciosa e ainda Low Carb. Ela pode ser utilizada como sobremesa com poucas unidades pode fornecer todas as vitaminas e minerais e ainda saciar a vontade de comer doce.

Pêssego

Essa é uma fruta que oferece poucas quantidades de carboidrato em sua composição além de ser deliciosa. Rica em antioxidantes, fibras que auxiliam no funcionamento correto do intestino, sais minerais essenciais e tantas outras coisas. Essa fruta pode ser utilizada como lanche com a combinação de algumas oleaginosas formando uma excelente fonte de saciedade, sabor e nutrição.

Melão

O melão é uma fruta muito consumida pelo fato de conter bastante água em sua composição o que auxilia a uma pessoa que não tem tempo ou não tem o hábito de tomar água regularmente, auxilia nas diversas funções do organismo sendo a mais importante delas manter a hidratação. Ele é rico vitamina C e A, cálcio, ferro e potássio.

Lembrando que pode ser consumido em moderação se tornando facilmente uma excelente e nutritiva sobremesa.

Melancia

Assim como o melão, a melancia contém grande quantidade de água em sua composição e de açúcar também, por isso ambos devem ser evitados em quantidades maiores do que uma fatia. A ingestão dessas frutas ajuda na saciedade dentre os inúmeros benefícios e fontes de vitaminas que naturalmente são. É também, uma excelente opção de sobremesa.

Goiaba

Propriedades nutritivas não faltam nessa opção de fruta, isso porque ela é fonte natural de proteínas e fibras as quais ajudam na manutenção dos níveis corretos de açúcar no sangue, antioxidantes e vitaminas. Com a combinação de alguns grãos pode ser uma ótima opção de lanche.

Maça

A maça é uma fonte de antioxidantes essenciais que começa pela casca, por isso para a ingestão é recomendado que seja bem higienizada e consumida pela manhã como lanche ou café da manhã. Isso porque na casca contém substâncias que auxiliam na manutenção dos níveis de saciedade. Lembrando que deve ser consumida com a combinação de aveia, chia, polvilhada com canela, ou alguma outra para que suas propriedades tenham maior aproveitamento no processo de emagrecimento.

Mamão

As fibras que compõe essa fruta auxiliam diretamente no saúde e funcionamento do intestino facilitando assim os processos de digestão. Dessa maneira aumenta o bem estar fazendo com que a pessoa se sinta leve e consiga regular o intestino, o que é super importante para manter o sistema imunológico em dia.

Uma dica é ingerir metade de um mamão papaia ou uma fatia pequena do mamão tradicional pela manhã para que o intestino funcione bem durante o dia, mantendo a saúde e saciedade.

Estas são algumas opções de frutas que podem ser opção em uma dieta Low Carb, porém é preciso considerar que existem muito mais opções. O que é necessário entender é que as frutas são carboidratos que fornecem calorias e bastante açúcar e devem ser contabilizadas e não ingeridas em excesso.

As combinações propostas na dieta Low Carb é que fazem com que os nutrientes das frutas sejam aproveitadas da melhor forma pelo organismo é por isso que sempre que for consumir uma fruta fique de olho no melhor acompanhamento para que ela seja uma aliada em sua perda de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *