Feijão é Low Carb ? | Pode Comer Feijão na Dieta ?

feijão é low carb

O feijão é um alimento que está presente na mesa da grande maioria dos brasileiros, sendo considerado o produto alimentício mais popular e consumido em todo o Brasil, por isso, você já deve ter ouvido falar de todos os benefícios desta leguminosa para a saúde, porém, será que está permitido consumir feijão na dieta low carb?

O feijão, que faz parte da família das leguminosas é considerado uma das plantas mais antigas cultivadas no mundo. Algumas pesquisas indicam que ele é consumido há mais de 20.000 anos nas culturas antigas orientas sendo uma das melhores fontes de proteína disponíveis à base de plantas, além de ser rico em fibras alimentas e fornecer uma excelente fonte de vitaminas e minerais como por exemplo ferro, potássio, cálcio, fósforo, ácido fólico, entre outros.

Porém, ao mesmo tempo que esse alimento é rico em vitaminas e minerais, ele também é rico em outro nutriente, o carboidrato, o que faz com que muitas pessoas que queiram seguira uma dieta low carb o exclua de vez de sua dieta, porém será que isso está correto?

Feijão na dieta low carb pode ou não pode?

É muito importante lembrar que na dieta low carb não existe muito o conceito de “pode ou não pode”, o que de fato existe é uma meta de carboidratos que você pode consumir ao dia, o que geralmente fica em torno de até 150 gramas.

100 gramas de feijão possuem 14 gramas de carboidrato, sendo que 8,4 gramas são de fibras e 5,6 de carboidratos líquido. Uma concha média de feijão contém cerca de 17 gramas de carboidratos totais, por isso, você pode muito bem consumir feijão em uma dieta low carb desde que planeje os outros alimentos que irá consumir durante o resto do dia.

Ou seja, o mais importante em relação ao feijão na dieta low carb bem como todos os outros alimentos, não é o fato de “pode ou não pode” mas sim como você planeja a sua alimentação como um todo, já que o mais importante é a quantidade e a qualidade dos carboidratos que irá consumir ao longo do dia.

Benefícios do feijão para a saúde

Estes grãos contém um alto teor de fibras, que além de fazer com que a pessoa se sinta saciada mais rapidamente, também é ótima para a saúde digestiva.

Por serem ricos em vitaminas e minerais, esse alimento melhora a saúde do coração, ajuda a diminuir a pressão sanguínea, além do que, mesmo sendo ricos em carboidratos e estes apresentarem um índice glicêmico baixo, o feijão levará um certo tempo para ser digerido e metabolizado pelo organismo, o que faz com que você não tenha picos de insulina, o que está associado as sensações de fome durante à tarde.

No geral, o feijão é um alimento bastante saudável e que funciona bem em uma dieta, até mesmo em uma Low Carb, já que como você pode ver, o mais importante é planejar a sua dieta para que você permaneça na quantidade de carboidratos estabelecidas, optando sempre por alimentos saudáveis sem sair do seu limite diário de carboidratos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *