Farinha De Sorgo é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Farinha De Sorgo Na Dieta

A farinha de sorgo é extraída dos grãos de sorgo que são originários da Índia e consumidos principalmente pelas propriedades nutricionais que trazem na alimentação. Esse grão é cultivado propriamente para consumo humano e por isso tem inúmeros e rigorosos critérios a serem seguidos. Critérios que obedecem qualidade e saúde, pois o objetivo é sempre servir os melhores grãos.

Você pode encontrar receitas low carb com farinha de sogro no nosso livro aqui.

Esse grão tem inúmeras outras aplicabilidades que variam de ajudar no processo de óleos comestíveis, dextrose e álcool. É também, geralmente utilizado na produção do etanol e atende mercados que tratam de gados também. É disponível como forma de adoçante e adicionado em alimentos doces, por exemplo no mel para que seu sabor fique mais característico.

Essa farinha é geralmente de cor branca e seu sabor levemente adocicado.

O sorgo é um grão integral que contém nutrientes como ferro, vitaminas do complexo B, fibras, proteínas, antioxidantes, complexos fenólicos, antocianinas que reduzem inflamação. Muito consumido nos Estados Unidos também existem cerca de 30 espécies porém a usada para o consumo humano é apenas uma o restante tem as mais diversas aplicações já citadas.

Por ser livre de glúten a farinha de sorgo é uma excelente opção para quem quiser substituir a farinha branca de trigo nas receitas, fazendo assim que sejam isentas de glúten e tenham muito mais nutrientes em sua composição. Esse grão traz propriedades que podem prevenir câncer, ajudar no controle de diabetes, fortalecer os ossos. Tudo isso ainda, aumentando a energia do corpo durante o dia.

Os números que essa farinha traz são os seguintes:

120 calorias, 0,1 grama de gordura, 25 gramas de carboidratos, 0,3 gramas de fibras, 0,4 gramas de proteína. Tudo isso na quantidade de cerca de 1 quarto de xícara que equivalem mais ou menos a duas colheres de sopa.

Os benefícios de se consumir essa farinha são inúmeros mas um dos mais importantes é que ela não é geneticamente modificada, que quer dizer que eles não são geneticamente modificados, e sim, cultivados de uma maneira 100 por cento natural. Essa é uma informação importante principalmente para quem visa uma melhoria na alimentação de forma natural. Mais um ponto que faz ela ser considerada uma ótima opção na hora das preparações.

Um dos pontos mais positivos na inclusão dessa farinha é que ela é totalmente integral e seus grãos são aproveitados ao máximo e por isso também mantêm seu índice glicêmico baixo. O alto número de fibras ainda faz com que a digestão seja mais lenta e contribui para altos níveis de saciedade, evitando picos de fome durante o dia.

Essa farinha também tem altos níveis de antioxidantes que ajudam o organismo em inúmeras funções mas principalmente a se manter e manter seus órgãos mais jovens. Isso porque a ação dos radicais livres é retardada e faz com que a saúde da pele e possíveis células doentes sejam exterminadas ou parem de proliferar. Estudos comprovam que a estabilidade do PH desse grão é muito maior quando comparado a vários outros grãos integrais.

Isso é igualmente importante quando se trata na manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Essa é uma farinha rica em fibras, proteínas e amido leva mais tempo para ser digerida e faz com que o açúcar que é liberado no sangue seja feito de forma lenta. Isso é muito importante também para controlar os picos de glicose no sangue que muitas vezes causam alterações de humor e fadigas. Essa farinha também por ser alto conteúdo fenólico ajuda a inibir a resistência à insulina. Quanto mais resistência à insulina a pessoa tiver mais ela precisa ingerir doces para se sentir satisfeita.

A farinha de sorgo é Low Carb?

NÃO! Ela é uma farinha muito rica em antioxidantes, fibras, proteínas e possui uma ótima composição integral porém é rica em amido, que se transforma em carboidratos no organismo e por isso, se inclusa na Low Carb facilmente irá ultrapassar os carboidratos permitidos num dia.

Se a opção estiver entre farinha de trigo e farinha de sorgo ela é uma excelente opção. Porém quando ela for escolhida para ser utilizada apenas na Low Carb deve ser evitada principalmente nos primeiros dias ou na conhecida primeira fase dessa dieta em que o número de carboidratos é bem reduzido. Existem inúmeras outras farinhas que podem compor as receitas Low Carb e que contam com propriedades bem parecidas e menor número de carboidratos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *