Ervilha é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Ervilha Na Dieta

Ervilha é um vegetal muito rico em proteínas, além de ser fácil e barato de cultivar. Conta com uma substância chamada niacina, ela ajuda fazendo com que os níveis de colesterol ruim baixem. Mais do que isso, contém em sua composição uma série de flavonoides responsáveis por prevenirem qualquer tipo de coágulo no sangue.

ervilha é low carb

Já, o ácido fólico presente ajuda na preservação da parede dos vasos sanguíneos. Isso faz com que ela seja, em primeira mão muito importante pra quem pretende cuidar da saúde do coração.

Além disso, os anti oxidantes presentes na ervilha ajudam os níveis de açúcar do sangue se manterem estáveis, regulando-os. É um alimento com baixo índice glicêmico e por isso não causa picos de insulina no sangue. Sendo indicado principalmente a pessoas como pré-diabéticos ou diabéticos.

A ervilha contém substância chamada luteína que não é produzida pelo corpo, e que ajuda na proteção dos olhos principalmente contra os raios solares. O ácido fólico presente ainda ajuda na absorção do cálcio dos outros alimentos, sendo um aliado também contra a osteoporose.

Um alimento rico em fibras, aumenta o fluxo intestinal fazendo com que haja maior excreção de substâncias ruins no organismo, isso além de ser ótimo para o bem estar é também um fator muito importante para manter o sistema imune muito forte. Isso também propicia menor acúmulo de radicais livres nas células por causa dos antioxidantes presentes, ajudando na saúde e beleza da pele, tanto interna quanto externamente.

Ervilha pode ser consumida na Dieta Low Carb?

A ervilha é um alimento rico em fibra e carboidratos por isso, à primeira vista não pode ser ingerido na Low Carb, já que os níveis de carboidratos ultrapassam os permitidos logo em uma porção pequena. Pra exemplificar, em uma quantidade de 130 gramas de ervilha 9 gramas são compostas de carboidrato.

É importante lembrar que os números de carboidratos na Dieta Low Carb sempre devem se manter baixos e serem utilizados alimentos com mais baixo carboidrato possível, sejam eles frutas ou verduras. Porém é preciso ter bom senso e colocar na balança o peso das escolhas. Por exemplo, ao invés de comer qualquer outro carboidrato refinado, de vez em quando, é vantagem tanto para a saúde quanto para manter a dieta optar pela ervilha por exemplo.

Porque o que é mais importante em qualquer dieta é a regularidade com que a vida saudável acontece. Não se torna viável fazer uma dieta em que você não goste do que come, ou que você ache trabalhoso manter. É preciso adequar-se à rotina, as quantidades precisam ser as necessárias para o seu rendimento na vida.

Uma dieta em que a pessoa passe o dia todo sem energia e com dor de cabeça, claramente não está fazendo bem pra ela e não vai conseguir ser seguida durante muito tempo. E isso, a longo prazo pode resultar em compulsão alimentar. Por isso, antes de pensar no que pode ou não pode em qualquer dieta é necessário o equilíbrio e adequação aos hábitos de quem está fazendo a dieta, principalmente.

Aqui está uma receita de Sopa de ervilha Low Carb, lembrando que a ervilha é um alimento que tem inúmeras vantagens quando ingerido, de que o corpo se beneficia muito quando ingeridas então, é preciso ficar atento a quantidade de carboidratos sim, mas mais importante é comer comida de verdade.

Sopa de ervilha Low Carb

Ingredientes:

  • 400 gramas de ervilhas secas
  • 2 litros de água filtrada
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 alhos amassados
  • 1 cebola
  • 300 gramas de bacon (Opcional) pode ser substituído também por uma carne magra
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque para aquecer a panela de pressão com a manteiga e o azeite de oliva, e ali refogue a cebola bastante até que ela fique bem clarinha, depois coloque os dentes de alho mexendo sempre e fazendo com que eles fiquei dourados.

 Nesse momento adicione as ervilhas secas e mexa por mais um minutinho cuidando para ela não queimar, despeje a agua filtrada feche a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

Deixe esfriar um pouco e depois bata tudo no liquidificador, é importante bater até que tudo esteja bem dissolvido formando um creme uniforme. Está pronta a sopa, nesse momento você pode acrescentar o bacon já frito em sua própria gordura, ou frango desfiado, ou algumas iscas de carne vermelha magra. Tudo dependerá do seu gosto!

Importante lembrar que a ervilha possui carboidratos então, quando consumida essa sopa deve-se ficar de olho nas quantidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *