Dieta Low Carb Riscos

Assim como qualquer dieta restritiva, também há riscos na dieta low carb, porque, uma dieta que tem como foco o baixo consumo de carboidratos funciona induzindo um estado no corpo que é chamado de cetose, e por isso muitas vezes essa deita também é chamada de dieta cetogênica.

Esse tipo de dieta faz com que o corpo humano dependa da gordura corporal como combustível já que há pouco ou nenhum combustível disponível proveniente dos carboidratos que normalmente é a fonte “favorita” de combustível do seu corpo. Veja agora quais são os ricos da dieta low carb.

Possíveis efeitos colaterais da dieta low carb

Os ricos da dieta low carb geralmente aumentam quando as pessoas seguem dietas extremas, consumindo nada ou até 50 gramas de carboidrato por dia, por isso, se você quer ser mais radical, essa quantidade diária de carboidratos pode ser um pontapé inicial, porém por apenas algumas semanas para que assim, você não sofra com os efeitos colaterais da dieta.

Embora alguns efeitos colaterais menos graves como cansaço, preguiça, mau hálito e dores de cabeça tendam a diminuir durante as primeiras semanas, isso não significa que eles devem ser ignorados, pois sintomas persistentes podem ser um sinal de níveis muito baixos de açúcar no sangue. Se sentir esses sintomas deverá consultar seu médico ou nutricionista bem como se sentir azia persistente ou excesso de ácido estomacal.

A perda de cabelo também está frequentemente associada a dietas extremas bem como na dieta low carb. Provavelmente pode ser que seja um efeito colateral temporário, porém é um risco que você deve considerar antes de começar.

Seguir essa deita por muito tempo pode aumentar o risco de dano ou doença renal, colesterol alto, batimentos cardíacos anormais, osteoporose e até mesmo morte súbita. A idade de quem segue essa dieta também pode ser um fator importante, pois no caso das pessoas de meia-idade, o excesso de proteína pode aumentar o risco de diabetes, câncer e risco geral de morte prematura.

Excluir as frutas da sua alimentação

Um risco importante a ser considerado do ponto de vida da saúde é que esta dieta geralmente incentiva as pessoas a não comerem muitas frutas, o que faz com que quem a segue deixe de usufruir dos benefícios à saúde do consumo de uma grande variedade destes alimentos.

As dietas mais rígidas recomendam que você comece consumindo no máximo 20 gramas de carboidratos por dia, e até mesmo aquelas que permitem até 50 gramas serão restritivas em relação as frutas, já que quando você ingere menos de 50 gramas por dia acaba eliminando a maioria delas da sua alimentação diária.

Alguns estudos realizados mostraram que as frutas são poderosos alimentos protetores da saúde e no geral elas possuem menos calorias do que a grande maioria dos alimentos que são consumidos na hora do lanche, sendo ótimas para a perda de peso.

Flora intestinal

O equilíbrio e a composição das bactérias que vivem no intestino podem influenciar a saúde. Pesquisas realizadas sobre os vários efeitos das bactérias que vivem dentro das pessoas estão em estágios iniciais, porém a maioria delas aponta que as bactérias desempenham um papel na saúde e no peso das pessoas, e há evidências que mostram que dietas focadas no baixo consumo de carboidrato alteram a composição das bactérias intestinas, o que pode ter implicações na saúde.

Conclusão

Uma dieta low carb restritiva pode ser boa a curto prazo tanto para perder peso, melhorar o controle da glicose no sangue e diminuir a pressão sanguínea, porém estudos sugerem que a longo prazo esse tipo de dieta está relacionado a um risco maior de morte por câncer, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares entre outras.

Por isso, sempre que for começar uma dieta procure o seu médico ou nutricionista para que possa fazer a mais adequada para você, pelo tempo determinado e para que possa ter acompanhamento de um profissional e assim evitar os riscos para a saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *