Dieta Low Carb High Fat | Cardápio e Receitas

A dieta low carb high fat que em português significa pouco carboidrato e muita gordura e que também é conhecida pela abreviação LCHF vem se tornando cada vez mais popular principalmente entre as pessoas que buscam perder peso.

Nesta dieta, você deverá reduzir a quantidade de carboidratos que consome e substitui-los por gorduras saudáveis. Por se tratar de uma dieta pobre em carboidratos, ela usa as cetonas de gordura como energia em vez da glicose que vem diretamente dos carboidratos, ou seja, quando você limita ou reduz significativamente a ingestão de carboidratos, força o seu corpo a usar depósitos de gordura como combustível, e isso pode fazer com que você perca peso.

Os alimentos que são prioridade em uma dieta low carb high fat são os integrais e os não processados, bem como verduras, legumes, peixes, ovos e castanhas, sendo assim, ao seguir essa dieta, você deverá evitar alimentos que contenham muito açúcar, batatas, massas e pães que não são integrais, entre outros altamente processados, mas por se tratar de uma mudança em seu estilo de vida, a dieta LCHF não possui padrões estabelecidos quanto a quantidade de macronutrientes que você deve consumir.

Dieta LCHF e a perda de peso

Vários estudos demonstraram que as dietas com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura são eficazes na perda de peso, pois além de ajudar as pessoas a emagrecerem, também ajudam a suprir o apetite, aumentam a ingestão de proteínas, melhorando a sensibilidade à insulina e aumentando a perda de gordura.

De acordo com algumas pesquisas, além de promover a perda de peso geral, ela faz com que você perca especialmente a gordura presente na área abdominal, e ter muita gordura nessa região, principalmente em torno dos órgãos, pode aumentar o risco de diabetes, doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.

Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade do Alabama, Estados Unidos, descobriu que adultos obesos que mantiveram por 16 semanas a dieta low carb high fat perderam mais gordura corporal, principalmente na área abdominal, do que aquelas que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura, além do que, ela não só aumenta a perda de gordura a curto prazo, como também ajuda a manter o peso.

As recomendações diárias de carboidratos para quem deseja seguir essa dieta podem variar de menos de 20 gramas a até 100 gramas por dia, porém, mesmo as pessoas que consomem mais de 100 gramas de carboidratos por dia podem seguir essa dieta e se inspirar em seus princípios, já que ela pode ser personalizada para atender as necessidades de cada um.

Para quem essa dieta é recomendada?

Como esta é dieta rica em proteína e gordura, você provavelmente irá se sentir mais rapidamente saciado em comparação a quando consome apenas carboidratos, principalmente carboidratos simples, como é o caso por exemplo do açúcar.

Além da perda de peso, algumas pesquisas apoiam que a dieta LCHF pode ajudar em algumas condições médicas, como por exemplo:

. Síndrome do ovário policístico

. Doença cardíaca

. Diabetes tipo 2

. Alzheimer

. Alguns tipos de câncer

É importante enfatizar que mais pesquisas são necessárias para entender o efeito a longo prazo desta dieta para a saúde geral já que há evidências conflitantes sobre a eficácia e segurança desta dieta.

Como começar a dieta low carb high fat

Para muitas pessoas que querem perder peso, algumas mudanças simples no estilo de vida, como manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos, podem ser tudo o que precisam para emagrecerem além de manterem um bem-estar geral além de melhorar a saúde, porém, se você deseja seguir uma dieta LCHF, é essencial que a implemente em sua rotina de maneira saudável e bem planejada.

Se você deseja começar uma mudança em seu estilo de vida e seguir essa dieta, uma dica para facilitar essa mudança é começar cortando os carboidratos refinados e processados da sua alimentação e optar pelos carboidratos integrais, e verá que ao fazer isso, já irá começar a perder peso e melhorar a sua saúde geral sem ter que reduzir de maneira drástica a quantidade de carboidratos ingeridos.

Como você pode ver, a curto prazo essa dieta pode te ajudar a perder peso, porém poucas pesquisas foram realizadas sobre os seus efeitos a longo prazo para a saúde, por isso, antes de começas essa ou qualquer outra dieta, é muito importante consultar um profissional de saúde, principalmente no caso das pessoas que apresentam algum diagnóstico médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *