Dieta Low Carb Efeito Plato | Principais Motivos

A eficiência da dieta low carb já foi cientificamente comprovada, porém, quando você começa a fazer essa dieta, pode ser que perca peso constantemente e depois pare, e isso pode acontecer com qualquer dieta, e é chamado de efeito platô.

Entenda porque você pode estar sofrendo com o efeito platô na dieta low carb.

  • Está constantemente estressado

O estresse aumenta o nível do hormônio cortisol, o que pode fazer com que você sinta fome e também aumenta o desejo por alimentos não saudáveis, atrasando consequentemente o seu processo de emagrecimento.

Exercícios de respiração e meditação podem te ajudar a lidar com o estresse.

  • Alta ingestão de laticínios

Embora os laticínios tenham poucos carboidratos, eles podem afetar negativamente algumas pessoas, já que alguns produtos lácteos têm altos níveis de proteína, e assim como os carboidratos, as proteínas são capazes de aumentar o nível de insulina na corrente sanguínea.

Como o seu corpo ainda está se adaptando metabolicamente, altos níveis de insulina podem ser prejudiciais para esse processo, por isso, ele pode não obter todos os benefícios de uma dieta low carb.

  • Você pode estar perdendo peso, mas não percebe

Quando alguém está em processo de perda de peso, a balança pode se tornar tanto a sua amiga como a sua inimiga, porque, pode ser que um dia você se pese e veja que perdeu peso, no outro a balança mostra números totalmente diferentes e você acha que engordou e que a sua dieta não está funcionando, mas isso não é verdade.

Quando fizer uma dieta low carb, perderá mais peso na primeira semana, e muito desse peso perdido é água. Após esta fase inicial, a taxa na qual você perde peso diminui significativamente.

É por isso que é muito importante tirar as suas medidas, como por exemplo cintura, quando está seguindo esta dieta, pois assim irá descobrir que embora a balança não te mostre que está perdendo peso, a suas medidas irão te indicar totalmente o oposto.

  • Não está dormindo bem

Não dormir o suficiente afeta a sua saúde e produtividade, e existe uma correlação entre privação de sono e ganho de peso. Se você não dorme o suficiente, é comum sentir fome e cansaço, além do que, pode se sentir desmotivado para praticar atividades físicas e comer alimentos saudáveis.

  • Sua dieta é deficiente em comida de verdade

Seguir esta dieta não se resume em apenas reduzir a ingestão de carboidratos. Para obter os resultados desejados, substitua os carboidratos por nutrientes de alimentos saudáveis. Fique longe dos produtos processados com baixo teor de carboidratos.

Em essência, você deve comer ovos, vegetais, carnes, peixes e gorduras saudáveis, alimentos que são bons para a perda de peso. Se você sentir vontade de comer algo como macarrão ou pão, a melhor opção é fazer você mesmo para evitar o efeito platô na dieta low carb.

  • Você não está consumindo menos carboidratos

Algumas pessoas são mais sensíveis ao carboidrato do que outras, e eles afetam algumas pessoas mais do que as outras, por isso, se você atingir um efeito platô na dieta low carb, pode ter que consumir menos de 50 gramas de carboidratos por dia.

Se após fazer isso você não obter resultados, tente ficar abaixo de 20 gramas por dia, assim, estará comendo principalmente vegetais, proteína e gorduras saudáveis.

  • Está consumindo muitas castanhas

As castanhas são ótimos alimentos, extremamente saudáveis e perfeitas como lanches, porém é muito fácil exagerar na quantidade, por isso tome cuidado na quantidade desses alimentos, pois as amêndoas por exemplo, carregam cerca de 70% de calorias em sua composição total.

Quando se trata em perder peso e melhorar a saúde, o mais importante é aprender novos hábitos e permanecer com eles, por isso, se você decidir que seus novos hábitos alimentares são uma mudança permanente, mais fácil será enfrentar o platô na dieta low carb.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *