Uma dieta low carb completa pode ser diferente para cada pessoa, isso porque, o que funciona para você pode não ser o que funciona para outra pois não há uma definição médica do que é considerado um baixo teor de carboidratos, ou seja, ela basicamente consiste em reduzir o número de carboidratos que você consome.
Normalmente ela consiste em consumir de 50 a 150 gramas por dia de acordo com a meta e necessidade de cada um, abaixo disso já é considerado uma dieta cetogênica, enquanto que de 150 a 200 gramas por dia já é uma dieta moderada de carboidratos.
Pesquisas apontam que fazer essa dieta não apenas ajuda na perda de peso como pode trazer benefícios para a saúde, isso porque, quando você reduz o consumo de carboidratos, seus níveis de açúcar no sangue e insulina geralmente diminuem, inclusive uma pesquisa provou que no caso de mulheres obesas com problemas metabólicos ela pode ajudar a regular os hormônios.
É importante saber quais carboidratos cortar e quais manter
Nutricionistas e dietistas recomendam que as pessoas comam menos carboidratos refinados, porém existem aqueles que são saudáveis, como os que estão presentes em frutas e vegetais, e ao cortá-los, você pode deixar de consumir os principais nutrientes.
Lauri Wright, professora de nutrição da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos, disse que cortar todos os carboidratos nunca é recomendado porque as pessoas precisam deles, pois são a principal fonte de energia usada pelo corpo e o combustível preferido do cérebro e dos músculos. Se você não consome nada de carboidratos, seu cérebro e seus músculos não conseguem obter energia.
A maneira mais saudável de consumir pouco carboidrato é não consumir os refinados e obter apenas carboidratos de vegetais, frutas e grãos integrais. Os especialistas concordam que, em vez de seguir um plano de dieta rigoroso, é melhor reunir os pilares da alimentação saudável para criar um plano sustentável que funcione para você, sua rotina e sua vida no geral ou seja, que você consiga manter mudando o seu estilo de vida, pois assim não apenas perderá peso como também ficará mais saudável.
Dieta low carb completa: piores e melhores alimentos
Embora a lista de alimentos para uma dieta low carb completa seria enorme e pode variar com base no plano de cada um, veja os alimentos mais comuns.
O que comer
. Vegetais pobres em amido: repolho (5 g de carboidratos por xícara), couve de Bruxelas (8 g de carboidratos por xícara), abobrinha (4 g de carboidrato por xícara), tomate (7 g de carboidratos por xícara), folhas verdes (como por exemplo espinafre que contém 1 g de carboidrato por xícara) e brócolis (6 g de carboidratos por xícara).
. Iogurte grego (8 g de carboidratos a cada 200 gramas e contém baixo teor de gordura).
. Óleo de canola, azeite de oliva extra virgem e óleo de coco (0 gramas de carboidratos por colher de sopa).
. Abacate (meio abacate contém 9 gramas de carboidratos).
. Queijo, como cheddar (1 g de carboidratos a cada 28 gramas).
. Queijo Cottage (6 gramas de carboidratos a cada 1 xícara e contém pouca gordura).
. Manteiga (0 g de carboidratos por colher de sopa).
. Chocolate amargo (13 g de carboidratos a cada 28 gramas).
. Melão (13 gramas de carboidratos a cada 1 xícara).
. Carne, como frango, porco, carne vermelha e cordeiro (0 gramas de carboidratos a cada 85 gramas).
. Castanha como por exemplo amêndoas (6 gramas de carboidratos a cada 28 gramas).
. Azeitonas (2 gramas de carboidratos a cada 10 azeitonas pequenas).
. Bagas, como framboesas (15 g de carboidratos a cada 1 xícara).
Alimentos que você deve evitar ou limitar
. Vegetais ricos em amido, como batata e batata doce – dependendo da sua meta de carboidratos e objetivo, quando consumidos com moderação eles podem ser bons.
. Pão.
. Leite.
. Massas.
. Alimentos processados para o lanche como biscoitos, batatas fritas, salgadinhos, etc.
. Arroz.
. Alimentos com alto teor de açúcar como sorvetes, bolos, refrigerantes, doces e bebidas açucaradas em geral.
. Frutas ricas em carboidratos como bananas e uvas.
. Grãos como triguilho, quinoa e farro.
. Aveia.
. Lentilha e feijões.
Seguindo essas dicas você poderá montar a sua dieta low carb completa de acordo com as suas necessidades e objetivos.