Crepioca é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Crepioca Na Dieta

Surgiu no mundo nas dietas há não muito tempo quando descobriu-se que a chamada Tapioca que era feita apenas com goma de mandioca tinha alto índice glicêmico e muitos carboidratos e calorias ela surgiu como uma opção mais leve e proteica para incrementar as dietas tanto de emagrecimento quanto para ganhar massa magra.

crepioca é low carb

Você pode encontrar receitas low carb de crepioca no nosso livro aqui.

A crepioca é portanto uma mistura de farinha de tapioca com ovo, requeijão, queijo dentre outros. Seria uma tapioca cremosa e bem provavelmente essa é a origem o nome. Esse alimento promove saciedade e é usado tanto no começo do dia como num café da manhã por exemplo, tanto numa opção de jantar.

É aliada também aqueles que querem aumentar o rendimento dos treinos fazendo a combinação com clara de ovo e queijo magro por exemplo aumentando o número de proteínas e calorias para o treino. Tudo isso para aumentar o rendimento, e ainda, manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante a atividade.

A receita da crepioca é muito simples e pode conter vários ingredientes como, leite, creme de leite, requeijão, queijo. Então, além disso, a crepioca aumenta os níveis de vitaminas e minerais quando comparada a Tapioca.

Crepioca pode na Low Carb?

Pode! Porém é preciso ficar de olho tanto no recheio quanto nos ingredientes que serão acrescentados a ela. É importante manter sempre tudo o mais natural possível e usar os ingredientes a seu favor.

A crepioca é feita basicamente da farinha de tapioca combinada com Leite ou ovo. A cada duas colheres da goma de tapioca é necessário 1 ovo ou 50 ml de leite para formar a massa da crepioca que é uma espécie de panqueca com um gosto um pouco diferente.

Por exemplo, os recheios para crepioca de café da manhã Low Carb podem ficar em requeijão light e presunto pra quem quiser optar pelo salgado, ou, ela pode ser feita em versão doce também já que a farinha de tapioca não tem nenhum gosto característico. Na versão doce pode ser usado banana, morangos ou maçã.

Se a opção de tapioca for para o jantar, o recheio pode ser frango desfiado, salmão, atum. Combinados com uma salada verde já compõe um jantar Low Carb fácil e delicioso.

Como a farinha de goma de tapioca é um alimento rico em carboidratos e índice glicêmico alto é necessário ficar de olho quando consumir. Mas, existe uma versão de Crepioca que não é feita a partir da goma e que pode ser considerada Low Carb e ingerida sem culpa nessa dieta.

Crepioca Low Carb Sem Carboidrato

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 ou 2 colheres de farinha de amêndoas
  • 1 colher de café de fermento químico em pó
  • Sal ou adoçante a gosto.

A farinha utilizada aqui pode ser qualquer uma das farinhas Low Carb por exemplo, farinha de berinjela, linhaça, castanhas. Ou, pode se colocar a farinha de goma de tapioca também, porém com consciência que nessa opção o quantidade de carboidratos irá aumentar consideravelmente e não será mais “sem carboidrato”. Lembrando que a goma de tapioca já contém fermento natural por conta da mandioca e fermentação própria da farinha, então, se a opção for essa não é preciso acrescentar fermento.

Modo de preparar:

Bata todos os ingredientes deixando o fermento por último, aqueça uma frigideira e unte ela para que a mistura não grude. Com a frigideira já aquecida e untada despeje a massa e despeje ela uniforme pela frigideira. Deixe em fogo baixo até que a massa doure e cozinhe lentamente. Agora é que você acrescenta o recheio que pode ser frango desfiado, queijo, requeijão light ou chocolate amargo com banana e canela por exemplo, morangos com creme de leite. Enfim, o recheio irá em cima dessa crepioca pronta e depois é só dobrar ela ao meio e esperar um pouco até que o recheio se incorpore de certa forma a massa.

Essa receita é deliciosa e pode ser acrescentado a massa tanto adoçante quanto sal. O mais importante é que em nenhuma das duas opções seja demasiado, para que se consiga manter o paladar o mais natural possível e com menos quantidades de gorduras e condimentos.

Outra opção natural também ao invés de acrescentar leite nas receitas pode se optar por iogurte natural, ou creme de leite. Nessas opções de modo de fazer deixam a receita mais cremosa e mantém o nível de proteínas. Esse não é um alimento que deve ser corriqueiro já que, quando feito com a própria farinha de tapioca contém carboidrato. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *