Cenoura é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Cenoura Na Dieta

A cenoura é um alimento muito consumido, tanto em sua forma cru ou cozida. É o quarto vegetal mais consumido no Brasil e pode ser encontrada com muita facilidade em sanduiches naturais, pratos feitos, preparações com batatas do tipo maionese. É um alimento além de muito saudável também muito versátil.

cenoura é low carb

Você pode encontrar receitas low carb com cenoura no nosso livro aqui.

É conhecida principalmente por suas propriedades anti oxidantes por se tratar de um alimento rico em betacaroteno. Essa substância aumenta os radicais livres presentes nas células e aumenta também os níveis da vitamina A no sangue e tudo isso para fazer com que a pele fique mais bonita e radiante. Isso também é ainda muito importante para a saúde dos olhos.

O poder dessa substância Betacaroteno é ainda maior, podendo promover uma desintoxicação nas células fazendo com que renovem com mais frequência ficando visível a saúde dos olhos, unhas, cabelos e até dos dentes.

O processo de envelhecimento precoce e proteção da pele também aumenta devido a essa substância. Existem pesquisas que ainda associam o fato do aumento da imunidade a quantidade de radicais livres existentes.

O consumo regular de cenoura ajuda a diminuir as taxas de açúcar no sangue por causa da sua cor alaranjada. Principalmente regular os níveis de glicose.

Pelo fato de ser um legume mais rígido faz com que aumente a função de mastigação, aumentando assim a salivação que facilita e ajuda na digestão fornecendo mais minerais e aumentando a qualidade da digestão. Esse fator é muito útil para quem quer prevenir úlceras gástricas, azia e má digestão.

Suas vitaminas e minerais são aproveitados melhor na forma crua. Pode ser depois de tirar a casca ser cortada em fatias mais finas, ralada, cortada em tiras. Pode se fazer inúmeras maneiras para consumo. Uma dica interessante é corta-las um pouco mais grossas ou compridas do que o habitual para estimular a mastigação.

Além disso, se cortada em forma de iscas é possível servi-la como aperitivo fazendo um molho um pouco mais salgadinho porém com temperos como mostarda, pimenta, creme de leite, queijo ralado. Enfim, vai da criatividade e gosto de cada um que prefere adaptar a dieta com alimentos ricos em nutrientes.

A cenoura é permitida SIM na Low Carb

A cenoura é um legume permitido na Low Carb pelo fato de ser composta por muita água e poucas calorias, poucos carboidratos e muitas vitaminas.

Além de ser muito utilizada como opções de pratos saudáveis para o inverno como sopas, caldos e purês pode ser assada no forno com carnes, servida gratinada com óleo de coco ou azeite de oliva no forno, refogada junto com alho e cebola. Servida com quinoa. As opções para consumo de cenoura salgada e em pratos quentes é muito vasta.

Mas, para quem quer consumi-la de uma maneira mais saudável ainda na sua forma crua e pura ela pode ser adicionada a sanduiches, torradas, como iscas de aperitivo, em meio a saladas refrescantes. Uma indicação da cenoura também é nos sucos detox ou suco verde. Em combinação com algumas frutas e couve aumenta e potencializa os efeitos desse suco.

Pelo seu sabor um pouco adocicado também é estrela principal no bolo de cenoura. Esse bolo é clássico e muito querido por muitos que até preferem no lugar do tradicional bolo de chocolate.

Ela cabe perfeitamente na dieta Low Carb pois 100 gramas de cenoura que caracteriza uma cenoura de tamanho médio tem cerca de 54 calorias, sendo apenas 8 gramas de carboidratos e 2,9 gramas de fibras. É por esse motivo um vegetal de baixo índice glicêmico, podendo ser ingerido sem que as taxas de açúcar no sangue aumentem.

Uma boa opção para quem quiser consumir cenoura de uma forma totalmente diferente do convencional adequando a Low Carb é fazendo um macarrão fake de cenoura. Além de ser muito gostoso é de fácil preparação.

É só tirar a casca da cenoura (as quantidades dependerão de quantas pessoas irão comer) na hora de ralar é preciso fazer tiras mais compridas exatamente como se fosse um espaguete. Depois disso, para deixar com aspecto mais macio refogue na panela com um pouco de manteiga, sal, pimenta, e o eu quiser que a cenoura fique com gosto. Essa etapa é bem rápida e serve apenas para que a cenoura perca um pouco da sua água natural e fique com um aspecto parecido com macarrão mesmo. Depois disso, o molho pode ser feito e adaptado a dieta Low Carb podendo ser com queijo, creme de leite, ricota, molho de tomate ou até uma carne de sua preferência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *