Benefícios da Dieta Low Carb e Maleficios | Mitos e Verdades

Os carboidratos são a principal fonte de energia do seu corpo. No entanto, consumir uma dieta rica em carboidratos processados ou refinados como arroz branco, pão branco e açúcar não fornece uma nutrição ideal; esses alimentos passam por um processamento que remove nutrientes vitais como minerais e fibras alimentares. Uma dieta low carb enfatiza o consumo de gordura alimentar e de proteínas e limita carboidratos como frutas amiláceas, certos vegetais e grãos, destaca a Clínica Mayo.

Perda de Peso

Você queima mais calorias quando come uma dieta low carb em vez de uma baixa em gordura, de acordo com um estudo do Hospital Infantil de Boston publicado na “Revista da Associação Médica Americana” em junho de 2012. O estudo envolveu 21 participantes com sobrepeso, com idades de 18 a 40 anos, que inicialmente tinham que perder de 10 a 15 por cento de seu peso. Pelas quatro semanas seguintes, os participantes foram alimentados com uma das três dietas diferentes: baixa em gordura, baixa em carboidratos ou de baixo índice glicêmico. Os pesquisadores descobriram que os participantes que comeram uma dieta low carb tiveram um maior gasto de energia em repouso – uma medida das calorias queimadas estando em repouso – do que aqueles alimentados com dietas com baixos índices de gordura e glicêmicos.

Benefícios Cardiovasculares

Uma dieta low carb pode diminuir o seu risco de desenvolver doenças cardíacas, de acordo com um estudo publicado em janeiro de 2006 no “Diário da Nutrição”. Uma vez digeridos e absorvidos pelo seu corpo, os carboidratos são armazenados nos músculos como glicogênio. No entanto, o seu corpo pode absorver apenas uma quantia limitada de glicogênio, com o resto dos carboidratos sendo convertido em gordura corporal ou tecido adiposo. É essa gordura que aumenta o seu risco de desenvolver doenças cardíacas.

Gordura Abdominal

Comer uma dieta low carb pode ajudar você a conquistar uma cintura mais fina. Uma dieta low carb pode ajudar a reduzir a gordura abdominal em pacientes com diabetes tipo 2, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Clínica Haimoto no Japão, publicado em abril de 2011 no artigo “Diabetes, Síndrome Metabólica e Obesidade: Metas e Terapia”. O estudo envolveu 52 participantes que foram alimentados com uma dieta low carb por 6 meses. Após esse período, os pesquisadores notaram que todos os participantes exibiram algum nível de perda de tecido adiposo visceral do abdômen. A quantia de lipoproteína de alta densidade ou colesterol “bom” em participantes homens também aumentou, enquanto os níveis de lipoproteína de baixa densidade ou “mau” colesterol diminuíram em participantes mulheres.

Controla o Açúcar no Sangue

Se você sofre de diabetes, uma dieta low carb pode ajudar a regular os seus níveis de açúcar no sangue, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan publicado em dezembro de 2009 na “Revista de Fisiologia Aplicada”. No entanto, uma dieta assim não deve ser de baixas calorias; foi descoberto que alimentos de baixa caloria não têm efeito óbvio no controle do açúcar no sangue, mais no DIETALOWCARB101

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *