Azeitona é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Azeitona Na Dieta

azeitona é low carb

A azeitona é um alimento muito usado em diversas preparações pois agrega muito sabor a eles, ainda serve sozinha como petisco. Elas são encontradas em mais de 270 espécies diferentes e suas árvores são extremamente raras, não podem ser consumidas diretamente do pé pois possuem um sabor amargo muito característico.

azeitona é low carb

Você pode encontrar receitas low carb com azeitonas no nosso livro aqui.

Para serem comercializadas as azeitonas passam por um processo chamado de cura onde são retiradas alguns compostos fenólicos presentes em sua composição. Esses compostos é que as deixam com um gosto de amargo e são retirados para possibilitar justamente, a comercialização.

O processo de maturação mais comum acontece onde as frutas ficam de 6 a 12 meses mergulhadas na salmoura. Depois desse tempo todas elas passam por um processo de higienização feito com detergente.

Fica implícito aqui que as azeitonas são alimentos muito deliciosos porém para que o consumo elas precisam passar por inúmeros processos químicos e obtém com isso, inevitavelmente em sua composição uma série de aditivos químicos e nesse caso um alto teor de sódio.

O alto teor de sódio pode prejudicar uma série de funções desempenhadas pelo corpo, por exemplo para os que sofrem de pressão alta ele aumenta ainda mais os níveis então, o consumo de azeitonas deve ser evitado por pessoas acometidas com pressão alta, os problemas de coração.

Uma alternativa para quem quiser mesmo assim consumir azeitonas é deixa-las de molho em água pura por um tempo antes de consumi-la. O teor de sódio vai diminuir porém não pode-se dizer que ele ficará baixo por causa da forma como a azeitona é produzida para o consumo.

Mas a azeitona conta com inúmeros benefícios apesar da quantidade de sódio e produtos que são depositados nela.

A azeitona contém em sua composição ácidos graxos monoinsaturados, eles ajudam na retardação do processo digestivo estimulando que um hormônio responsável pela saciedade seja naturalmente secretado pelo corpo. Com base em um estudo italiano as pessoas que consumiram 10 azeitonas apresentaram uma redução de apetite considerável, cerca de 22%.

Por ser uma fonte de gorduras boas, pois é dela que se extrai o azeite de oliva, pode ainda colaborar com a diminuição dos níveis de colesterol ruim e aumentar o bom. Isso porque age no organismo como anti-inflamatório garantindo a saúde cardiovascular.

Contam também com uma quantidade excelente de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, fazendo com que os radicais livres não tenham tanta força e não degradem a membrana das células. A degradação das células está diretamente ligada a alguns tipos de câncer e patologias. É por isso que a ingestão de azeitonas pode ajudar a manter a saúde das células e do corpo como um todo.

Azeitona é permitida na Low Carb?

Moderadamente! Isso porque as azeitonas tem calorias consideráveis altas para essa dieta. O que acontece é que elas podem ser usadas como ingredientes em algumas receitas com certeza, isso não fará diferença na quantidade de calorias total de um dia, porém, quando forem consumidas como aperitivo por exemplo não devem ultrapassar a quantidade de 10 unidades.

Uma boa dica é quando ela for usada como aperitivo possa ser misturada com queijo, ovos, ou algum outro alimento que está presente na Dieta Low Carb para que sua absorção seja feita da melhor maneira pelo organismo e que esses benefícios citados acima sejam realmente aproveitados.

Não é recomendável que se pare totalmente de comer o que se gosta só porque não faz parte da dieta, sempre, independente do alimento que for ele pode ser consumido com moderação. Com organização é mais fácil seguir uma dieta com consistência e equilíbrio.

Outra dica é fazer um cardápio com dias alternados para comer coisas que você gosta e não quer abrir mão. Existem várias receitas Low Carb muito criativas que imitam a maioria de comidas com grande quantidade de gordura reduzindo-as para quase nada e mantendo o sabor.

Outra ressalva que é preciso fazer no consumo de azeitonas é que elas contém uma quantidade elevada de sódio e isso pode causar o inchaço no organismo e a pessoa se sentir mal com o acúmulo de líquidos do corpo, além disso faz com que o metabolismo trabalhe apenas para eliminar aquele excesso de sal, prejudicando-o.

Por isso quando consumir azeitona lembre-se de ficar atento as quantidades, se possível consumir com saladas com pouco sal e tomar bastante água ao longo do dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *