Aveia é Low Carb ? | Veja se Pode Comer Aveia Na Dieta Low Carb

A aveia é a considerada uma ótima opção para o café da manhã e lanches por se tratar de um alimento muito saudável, além do que, a farinha de aveia vem se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que querem manter uma alimentação saudável.

Em flocos ou em forma de farinha, a aveia absorve rapidamente os líquidos e contém as principais vitaminas do complexo B, incluindo riboflavina, folato, tiamina e ácido pantotênico, que são cruciais para manter os cabelos, pele e músculos saudáveis além da criação de novas células e função cerebral.

Este alimento também oferece vários minerais, como ferro, manganês, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio e potássio, que são conhecidos por ajudar a proteger e construir os ossos, transportar oxigênio para todo o corpo e regular a pressão arterial.

Ela é também uma fonte alimentar excelente que demonstrou cientificamente que diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue reduzindo os riscos de diabetes, doenças cardíacas coronárias e derrabem.

Atualmente, existem várias variedades de aveia no mercado, como por exemplo farelo de aveia, aveia integral, em flocos, instantânea, farinha de aveia, etc.

Os tipos menos processados, que são o melhor para se consumir, são os mais recomendados, que neste caso fica para a aveia integral, porém, embora propiciem maiores benefícios nutricionais, também exigem um tempo maior de cozimento, o que faz com que muitas pessoas optem pela aveia em flocos e não integral.

Embora seja naturalmente sem glúten, a aveia geralmente contém glúten, por isso, se você for intolerante ou ter sensibilidade ao glúten, opte sempre por aquelas que vem marcadas como sem glúten.

Porém, embora esteja repleta de nutrientes essenciais para a saúde, a aveia na dieta low carb está permitida?

Informações nutricionais

Cada 100 gramas de aveia contêm cerca de 389 calorias totais, 17 gramas de proteína, 56 gramas de carboidratos líquidos, 66 gramas de carboidratos, 7 gramas de gordura e 10 gramas de fibras.

Como você pode ver, devido a quantidade de carboidratos presente neste alimento, ele deve ser consumido com muita moderação, pois mesmo metade dessa quantidade chega a 28 gramas de carboidratos, e levando em consideração que muitas pessoas optam por consumir apenas 50 gramas de carboidrato por dia, isso é mais da metade.

Embora traga vários benefícios para a saúde e seja uma das opções mais saudáveis de cereais, a aveia na dieta low carb pode não ser a melhor escolha de acordo com a quantidade que você se propôs a ingerir de carboidratos.

Como consumir aveia na dieta low carb

Se você segue uma dieta low carb cíclica, que é aquela onde  há dias em que pode consumir mais carboidratos enquanto outros não, a aveia pode ser uma ótima opção para esses dias. Se estiver seguindo uma dieta liberal de carboidratos, podendo ingerir de 100 a 150 gramas de carboidratos líquidos por dia, uma porção de aveia representaria de 15 a 23% da sua ingestão diária, sendo assim, desde que administre seus carboidratos, uma porção de aveia é totalmente aceita.

Benefícios da aveia para a perda de peso

Se a quantidade de carboidratos presente na aveia se encaixa na sua dieta, vale a pena consumir regularmente este alimento, pois por ser rico em fibras e proteínas, a aveia pode te ajudar no processo de perda de peso já que é uma fonte boa desta fibra, ou seja, ela se torna viscosa no estômago e faz com que você se sinta saciada e consequentemente te ajuda a controlar a sua ingestão de calorias.

De acordo com um estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, as fibras solúveis também podem retardar o esvaziamento do estômago, outro pronto importante para o processo da perda de peso.

A aveia é também rica em proteína, o que ajuda a modular o metabolismo energético, a ingestão de energia e o apetite. De acordo com um estudo publicado em 2018 na revista acadêmica Nutrition, mesmo os participantes que não restringiram sua ingestão de calorias perderam peso ao simplesmente aumentar a sua ingestão de proteínas e fibras.

No caso de você preferir tirar a aveia da sua dieta, existem vários outros alimentos pobres em carboidratos que poderão te ajudar a aumentar sua ingestão diária de proteínas e fibras, como por exemplo os vegetais de baixo teor de amido, como espinafre, couve, aipo e brócolis que estão repletos com fibras e outros nutrientes.

A maioria das fontes de proteínas animais é também pobre em carboidratos, como é o caso da carne vermelha, peixe e frango. Castanhas, tofu e sementes são fontes vegetais de proteínas que são pobres em carboidratos e também fornecem fibras.

Ou seja, a aveia na dieta low carb é permitida de acordo com a quantidade de carboidratos que você pode consumir diariamente, de acordo com o tipo de dieta que segue e desde que você controle bem a quantidade de carboidratos que irá ingerir ao longo do dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *