Ameixa é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Ameixa Na Dieta

A ameixa é uma fruta extremamente versátil que pode contribuir para a saúde mais do que se pensa. Ela geralmente é atribuída ao seu número de fibras e indicada aos casos de constipação intestinal, porém não é só isso. A ameixa é uma ótima opção para ser inclusa em qualquer tipo de dieta e a seguir veremos o porquê.

ameixa é low carb

Ela pode ser consumida tanto em sua versão fresca quanto desidratada mas agora veremos quais são os benefícios se ela for consumida em forma de fruta fresca e quais as vantagens de ter essa delicia no dia a dia.

Uma unidade dessa fruta existem apenas 30 calorias, nenhuma gordura e colesterol e quase 1 grama de fibras. O número de carboidratos dela é 7,5 os quais são lentamente absorvidos pelo corpo e por isso prolongam a sensação de saciedade.

É verdade que quem quer emagrecer precisa estar de olho na quantidade de açúcar que ingere independente de como ele se apresente, sendo como uma fruta no caso da ameixa ela possui sim um número considerável de açúcar por unidade mas, mesmo assim seu consumo vale a pena por causa do número de fibras que essa fruta contém.

Essas fibras são de extrema importância para aumentar o fluxo intestinal. Essa fruta quando chega no intestino faz com que um maior número de substâncias ruins para o organismo seja excretada e assim melhora a saúde do intestino e isso está ligado diretamente à imunidade. Quanto mais o organismo consegue excretar substâncias ruins mais dá espaço para novas e isso faz com que ele trabalhe melhor como um todo.

As ameixas contém em sua composição um número de potássio considerável. Essa vitamina é extremamente importante para a manutenção e saúde dos músculos. Esse nutriente aumenta os níveis de oxigênio que penetram em cada um dos músculos aumentando a circulação e fazendo com que fiquem mais fortes pois tem maior capacidade de recuperação.

Mais do que isso ele regula os níveis de glicogênio do músculo, deixando-os estáveis durante as atividades físicas. Isso além de melhorar o desempenho nas atividades ajuda também a aumentar os níveis de massa magra, e transformar mais facilmente a gordura em músculo.

Essa é uma propriedade que a ameixa e vários outros alimentos saudáveis possuem por isso é interessante que todos sejam usados de forma harmônica trabalhando juntos. Consumir uma ameixa por dia em meio a uma alimentação desequilibrada não fará com que isso aconteça, e por isso para melhor aproveitamento dessas substâncias a dieta é tão importante.

O baixo índice glicêmico da ameixa faz com que ela consiga reduzir os níveis de açúcar dentro do organismo, ou seja, para os que sofrem de diabetes ou tem os níveis de açúcar no sangue altos, a ameixa com a quantidade de fibras que contém passa no organismo fazendo uma espécie de faxina e recolhendo o açúcar que está em excesso.

O açúcar em excesso no sangue transforma-se rapidamente em glicose que se dá, muitas vezes, pelo estoque de gordura no corpo. Quanto mais glicose no sangue mais o corpo precisa estoca-la em forma de lipídeos, no caso, gordura.

Por isso é que a ameixa é uma excelente opção também como sobremesa, pois consegue baixar os níveis de açúcar de uma refeição como um todo. Além de facilitar a digestão as fibras presentes na ameixa retardam o processo de digestão fazendo com que ela fique lenta e assim cause mais saciedade fazendo com o intervalo e o número de refeições seja menor.

Ameixas são compostas também por um número de antioxidantes e fibras extremamente importantes para a manutenção dos níveis de colesterol bom, reduzindo além disso, o LDL que é conhecido como o colesterol ruim.

Um exemplo é o que acontece quando alguém sobre de arteriosclerose, por exemplo, que é quando o sangue não consegue circular corretamente pelas veias porque nelas existem “placas”. Essas placas nada mais são do que a ação do tempo e gordura em conjunto. Quem é responsável por isso são os chamados radicais livres.

Os antioxidantes contidos na ameixa tem o poder de retardar a ação deles, fazendo com que as veias continuem bombeando um número de sangue bom ao longo da idade. Eles podem até aumentar esse fluxo dependendo da dieta e hábitos de vida de quem consome.

A ameixa pode SIM ser inclusa na Dieta Low Carb mas precisa ser consumida de forma que seus benefícios sejam otimizados. Ela é uma ótima opção para um lanche da tarde acompanhada de uma fonte de gordura boa como castanhas por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *