Abóbora Cabotia é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Abóbora Cabotia Na Dieta

abobora cabotia é low carb

Abobora Cabotiá é uma das variações existentes dos diversos tipos de abóboras. É chamado com esse nome pois sua origem é japonesa então, muito usada em países orientais como Japão e Coreia. Trata-se de um componente tanto para receitas doces quanto para salgadas e por isso é uma ótima opção na hora de fazer as compras da semana.

abobora cabotia é low carb

Essa abóbora tem uma cor alaranjada justamente por conter em sua composição uma alta quantidade de betacaroteno, uma substância muito poderosa e transformada no organismo principalmente em vitamina A. Essa vitamina ajuda a manter a pele, unhas e cabelos fortes e bonitos. Ajuda na saúde e vitalidade da pele e na renovação celular.

Outra vantagem no consumo da abobora cabotiá é que ela pode ser aproveitada totalmente, tanto sua polpa que é de cor alaranjada e tem um gosto mais adocicado parecido com uma batata doce, tanto sua casca, que é verde escura e possui inúmeras vitaminas e minerais diferentes.

Outra opção de consumo são as sementes. Depois de retirara-las de dentro do miolo, elas podem ser limpas e secas no sol ou no forno em uma temperatura baixa, pois ficam crocantes e saborosas e ainda possuem mais vitaminas. Pode ser acrescentado um pouco de sal e pimenta a gosto.

Abobora cabotia é permitida na Low Carb?

A abobora cabotiá contém carboidratos. Por exemplo, em uma quantidade de 100 gramas de cabotiá fornecem 24 calorias e 6 gramas de carboidratos. Então, se consumida com moderação ela pode fazer parte do cardápio Low Carb sem maiores problemas.

Por sua consistência e gosto pode substituir facilmente a batata em escondidinhos, por exemplo. Aqui vai uma receita Low Carb que pode ser facilmente usada como almoço ou jantar e o melhor é que pode ser feita e depois congelada, se tornando ainda mais prática.

Receita de Escondidinho de Abóbora Cabotiá com Atum

Ingredientes do purê:

  • Meia abóbora cozida;
  • 80 ml de leite;
  • 50 gramas de queijo ralado;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 pitada de páprica doce;
  • Sal a gosto;
  • Ingredientes do Recheio
  • 400 gramas de atum;
  • 2 colheres de requeijão light;
  • 50 gramas de queijo ralado;
  • Sal a gosto;

Modo de fazer:

Cozinhe a abobora bem e depois retire a casca. Se quiser pode tirar a casca antes de cozinha-la, mas depois de cozida fica mais fácil. Depois de deixar a abobora totalmente sem casca triture ela com ajuda de um liquidificador ou Mixer fazendo com que ela fique uma massa homogênea. Em uma panela derreta a manteiga, depois de bem derretida adicione a abóbora e mexa até que fique morna, desligue o fogo e adicione o leite e os temperos até ficar cremoso. Adicione o queijo e tampe a panela para o queijo derreter.

 Para o recheio é mais simples, só juntar o atum, o requeijão e o queijo formando uma mistura homogênea. Em uma assadeira coloque metade do purê já pronto. Se necessário pode untar a forma ou assadeira com manteiga ou óleo de coco. Depois de colocar metade do purê coloque o recheio e a outra metade do purê de abobora.

Essa mistura fica no forno com temperatura de 200 graus por mais ou menos 15 minutos. Pode-se optar por colocar queijo novamente como cobertura no escondidinho.

O recheio é feito de atum nesse caso porém, é possível que ele seja substituído por uma carne moída magra, por frango desfiado, por legumes como brócolis, cenoura, couve flor. É possível adicionar vários ingredientes como complemento e mudar o recheio para que não caia na mesmice.

O importante é entender que não é preciso se privar de comer coisas boas quando se está de dieta, e que é possível fazer trocas inteligentes e saudáveis e focar sempre na saúde para que o emagrecimento se torne uma consequência.

Essa é uma opção para quem não tem muito tempo durante a semana e mesmo assim quer optar por um jantar ou almoço Low Carb e nutritivo. Depois de pronto ele pode ser congelado em porções e descongelado no micro-ondas ou em uma panela.

Essa opção é com a moranga cabotiá substituindo a batata normal, não por ela fazer mal mas pelo fato de ela ser rica em calorias e carboidratos. Lógico que, esse é um prato que não pode ser consumido desenfreadamente. Pode ser consumido uma porção de 100 gramas ou mais adequado a dieta sempre, com mais uma porção de folhas verdes por exemplo e se torna uma excelente e nutritiva refeição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *