Xilitol é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Xilitol Na Dieta

O xilitol é um adoçante natural extraído de plantas como milho e ameixa. Porém não se restringe só a elas mas também a diferentes tipos de plantas. Essa é uma boa opção por vários motivos pois existem pessoas que simplesmente não conseguem ficar sem o açúcar. Essa opção reduz o índice glicêmico por exemplo de 70 que é o do açúcar normal para 7 que é o do xilitol.

Esse açúcar é indicado para diabéticos ou para crianças pois a quantidade de cáries ou quaisquer tipos de problemas dentários não foram relacionados ao seu uso. As variações mais saudáveis do xilitol são as de coco e mascavo e são indicadas principalmente para quem quer seguir uma dieta mais saudável possível evitando os malefícios e calorias do açúcar refinado.

Mesmo se tratando de um adoçante natural e com poucas calorias ele adoça da mesma forma que o açúcar branco e por isso fica uma alerta. Quanto mais o paladar acostuma-se com doce mais ele vai querer doce. Um dica é que o xilitol seja utilizado para quando há uma emergência ou muita vontade de comer doce.

Ao logo do tempo é possível acostumar sem precisar comer coisas tão doces, fazendo com que o organismo trabalhe sem essa substância pois, a maioria dos alimentos naturais como frutas por exemplo já contém esse gosto mais adocicado.

O Xilitol pode ser usado SIM na Low Carb porém com restrições a quantidade. Então, quando for consumido é indicado que seja num suco de fruta por exemplo, no café, chá, dentre outros. Outra sugestão é que as quantidades sejam gradativamente diminuídas para que o paladar acostume-se a ingerir menos açúcar ao longo da dieta.

Mesmo tratando de um alimento naturalmente extraído da natureza ele possui restrições de consumo que ficam em cerca de 60 gramas por dia, divido nas refeições e não de uma vez só. Além de, lembrar que em grandes quantidades pode irritar a mucosa intestinal e causando gases e diarreia. Esse alimento ainda, pode afetar mais facilmente pessoas com intolerância a lactose.

O fato de ele ser independente do hormônio da insulina faz com que ele seja facilmente tolerado pelo organismo dos diabéticos. Por ter o índice glicêmico baixo ele é lentamente absorvido pelo corpo evitando os picos de glicose. A glicose formada logo após o seu consumo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.

O consumo do xilitol ainda pode ser benéfico pelo fato de seu consumo estar associado ao aumento da massa óssea e das propriedades biomecânicas dos ossos. Isso tudo é atribuído ao fato de que no intestino o cálcio é melhor absorvido e isso facilita a passagem e distribuição ao longo do corpo, isso se dá pelo processo de metabolização do xilitol.

Ele também reduz o número de infecções bacterianas pois fortalece o sistema natural de defesa dos pulmões por causa de suas propriedades. Ele é considerado além disso, anticancerígeno pelo poder de evitar o crescimento de certas bactérias no organismo. A maioria das bactérias não conseguem metabolizar o xilitol, e nesse processo perdem muita energia fazendo com que a maioria acabe intoxicada ou morra.

Tudo isso contendo 40% menos calorias do que o açúcar.

A textura e formato desse açúcar é bem semelhante ao do tradicional açúcar refinado. O preço fica entre 15 reais a cada 200 gramas o que trata-se de um valor bem superior quando comparado ao tradicional porém, esse é o motivo da indicação em que seja consumido em pouca quantidade.

Essa é a razão também que faz com que os bolos, bolachas ou preparações a base de xilitol sejam um pouco mais caras do que as tradicionais. Essas devem ser opções levadas em consideração por quem faz a dieta Low Carb. Lembrando sempre que o xilitol é indicado no caso de quem está seguindo qualquer dieta e que as quantidades precisam ser observadas.

Quando o açúcar é gradativamente retirado do paladar fica mais fácil seguir a dieta sem precisar de nenhum adoçante e esse é o intuito da considerada vida saudável. Essas diferentes opções devem ser inclusas para que não haja uma monotonia na dieta e assim ela seja abandonada.

É possível usar os ingredientes da Low Carb para fazer inúmeros pratos que podem adequar-se facilmente aos de uma dieta normal e usá-los para emagrecer e melhorar a saúde, basta só ter criatividade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *