Uva Passa é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Uva Na Dieta

uva passa é low carb

Uva passa é um assunto muito contraditório quando se fala em gosto pois alguns amam e outros odeiam, nunca há o meio termo. Elas surgiram há muitos séculos atrás quando caiam das videiras e ficavam secando no sol naturalmente, alguém experimentou e chegou à conclusão que poderiam ser consumidas assim mesmo pois o paladar continuava agradável.

Esse alimento pode parecer que não causar nenhuma diferença no poder nutricional do alimento porém, engane-se quem pensa dessa maneira. A fruta passa quando usada aumenta significativamente o poder nutritivo dos pratos em que é inclusa, isso porque traz todos os benefícios que estão contidos na uva mas com um sabor diferenciado.

A uva passa pode ser inclusa em diversas preparações e além de aumentar o poder nutricional desse alimento ajuda a mudar o gosto completamente e faz com que as preparações tenham um gosto agridoce muito peculiar. Essa fruta é adicionada principalmente nas comemorações do final do ano mas está presente o ano todo para consumo e propõe vários benefícios a saúde de quem as consome.

Um dos benefícios principais é que ela mantem em sua composição um dos mais importantes componentes da uva um poli fenol chamado “Resveratrol” que tem vários benefícios para a saúde mas o mais importante deles é quando se trata de propriedades antienvelhecimento. Isso porque ele age diretamente impedindo a ação dos radicais livres nas células.

Outra vantagem que as pessoas agregam quando consomem uva passa é seu efeito laxativo no organismo. Um dos principais benefícios da uva passa é a quantidade de fibras que elas trazem para a alimentação. Uma porção de 40 gramas de uva passa por exemplo conta com 1,5 gramas de fibras e correspondem a 6% da quantidade ideal de fibras que devem ser consumidas ao longo do dia.

Uma alimentação baseada em fibras ajuda em vários processos do organismo, a maior eliminação de substâncias faz com que o corpo funcione melhor pois deixa ele mais limpo e os movimentos intestinais melhores. A saúde do intestino está diretamente relacionada com o aumento da imunidade. Um reforço na imunidade afasta inúmeras doenças mas principalmente as mais corriqueiras como gripes e resfriados.

Elas ainda tem uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B que agem no organismo junto com o ferro afastando a anemia e doenças do sangue. Elas são capazes de auxiliar na estimulação para a produção de células vermelhas. Uma substância chamada arginina ainda pode fortalecer o corpo evitando aquele sentimento de mal estar.

A Uva passa é usada bastante na cultura indiana pelo fato de ela conter uma substância chamada arginina. Essa substância está diretamente ligada aos níveis de libido e regular a função hormonal correta. Por isso é indicada e usada principalmente para homens.

A ação anti-inflamatória dessas frutas faz com que elas sejam excelentes para reduzir no organismo as células tumorais ou cancerígenas, isso porque a formação dessas células se dá por causa dos radicais livres que agem oxidando-as fazendo com que elas envelheçam. A ação dos antioxidantes é de retardar esse processo e fazer o contrário, com que ocorram cada vez mais processos de multiplicação que faz com que a pele fique mais jovem e saudável.

Além disso, quando a saúde de pele e cabelos precisa melhorar é necessário também aumentar os níveis de ferro do organismo. Essas frutinhas podem ser ótimas aliadas. As substâncias agem sobre os fólicos capilares deixando a raiz mais saudável o que propicia o crescimento mais uniforme e crescente dos cabelos.

Elas são fontes de potássio, um mineral que regula a liberação de sódio do organismo. O sódio em excesso no organismo faz com que a pressão aumente também. O potássio age liberando o excesso desse sódio que está no organismo fazendo com que a pressão seja regulada quando a casos em que ela está em mau funcionamento, ou seja, muito elevada.

O potássio também é importante para os atletas que necessitam mandar mais oxigênio para os músculos e melhorar a irrigação sanguínea.

Mas afinal, a Uva pode ser inclusa na dieta Low Carb?

Teoricamente NÃO. O que acontece é que nesse alimento são encontradas altos níveis de açúcares, aumentando significativamente a dose se carboidratos diária. Porém, os benefícios que podem ser trazidos na alimentação são excelentes.

A dica é que quando for consumida sejam escolhidas porções pequenas e dias da semana alternados para que os benefícios sejam usufruídos sem causar dano a dieta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *