Torresmo é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Torresmo Na Dieta

torresmo é low carb

O torresmo é um alimento extraído de uma das partes da barriga do porco composto por: couro, carne e muita gordura, essa combinação faz com que o petisco fique extremamente saboroso pois trata-se de uma carne frita e bem temperada.

Ele geralmente acompanha a feijoada e é frito em óleo muito quente para que o excesso de gordura saia e ele fique mais delicioso e crocante. Seu consumo começou há muito tempo pelos escravos pois essas eram partes descartadas do porco. Hoje em dia, como é muito consumido ele teve várias adaptações.

Ele foi herdado da culinária Portuguesa e de lá, com uma pequena mudança em sua composição passou a ser consumido pelo povo Africano, e por muitos anos era o ingrediente mais consumido pelos escravos nos solos Baianos. Hoje é muito comercializado e utilizado na culinária Mineira e seu principal acompanhamento é a aguardente.

Essa combinação de torresmo com aguardente é servida em diferentes bares no Brasil e está ganhando cada vez mais adeptos. O torresmo também pode vir acompanhado de geleia de pimenta, limão, enfim, os acompanhamentos são a gosto e variam por conta do gosto da pessoa e também para que ele seja melhor metabolizado pelo organismo pois, trata-se de um alimento extremamente gorduroso.

Os principais bares de Minas Gerais servem o torresmo de inúmeras maneiras como por exemplo:

Torresmo a pururuca com carne de porco cozida, pimenta recheada com linguiça e provolone, geleia de pimenta e cachaça;

Torresmo, mandioca e linguiça acompanhados com geleia de abacaxi picante e cachaça de milho verde;

Torresmo acompanhado com farinha de mandioca, molho de alho e chimichurri.

Muita criatividade também é destinada a esse ingrediente e faz com que ele seja a cada vez mais consumido.

Mas, você pode estar se perguntando, qual a diferença entre o torresmo e o bacon?

Então, a principal diferença entre os dois é que o Bacon é retirado de uma parte do porco onde a gordura é macia. Ele da mesma forma é retirado da barriga porém em um lugar mais “magro”. O bacon também é macio e pode facilmente ser facilmente fatiado. Existem três tipos principais para a comercialização: em fatias, pedaços ou peças inteiras. É usado geralmente no tempero do feijão, em massas, omeletes e pode ser encontrado também em saladas.

O torresmo é retirado de uma parte em que existem bastante gorduras justamente para cumprir a sua composição que é extremamente rígida e que dá muito trabalho ser cortada em pedaços.

A composição nutricional do torresmo é a seguinte:

Em uma porção de 100 gramas de torresmo encontram-se:

545 calorias, 0 gramas de carboidratos, 61 gramas de proteínas, 31 gramas de gordura em que: 11 delas são saturadas, 14 monoinsaturadas, 3,65 poli-insaturadas. 95 mg de colesterol 1.838 ml de sódio.

O acúmulo de gordura nas artérias é uma das principais causas de obesidade e esse fator pré disponibiliza a inúmeras doenças que podem facilmente causar desordens no organismo e até a morte. Esse alimento é extremamente gorduroso e seu consumo recorrente pode fazer com que a pessoa facilmente acumule gordura no corpo.

Torresmo não tem carboidratos então posso inclui-lo na Low Carb?

De fato, ele é um alimento Low Carb porém, a quantidade de gordura que ele possui faz com que essa proteína não valha a pena. Então, se você está achando que com o torresmo irá incluir muita proteína na sua dieta você está de fato certo, porém, irá incluir um número muito maior de gordura do que o indicado então, isso fará de qualquer maneira que seu corpo o estoque em forma de gordura.

O ponto negativo no consumo do torresmo é que a gordura que existe nele é saturada. Esse tipo de gordura é que causa o entupimento das veias e atrapalha na coagulação do sangue. Acontece de forma em que em excesso, essa gordura deposita-se nos vasos interrompendo a passagem do sangue para o coração, e quando isso acontece com muita frequência o coração para de receber sangue, fazendo com que pare de funcionar.

Se você mesmo assim decidir por consumir esse alimento é indicado que o faça com muita moderação. Um pedaço pequeno antes de alguma atividade que requeira muito esforço físico, por ser um alimento muito calórico, ou num dia em que você precisa de bastante energia para que essa gordura seja facilmente eliminada e não cause nem acúmulo de gordura e nem malefícios a saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *