Tipos De Dieta Low Carb

Já faz alguns anos que dietas low carb se tornaram populares, afinal, elas normalmente causam mais perda de peso do que aquelas onde o foco é consumir pouca gordura, pelo menos quando se fala de resultados a curto prazo.

Acontece que existem vários tipos de dieta low carb, veja agora os 8 mais populares.

. Dieta low carb clássica

Uma dieta low carb clássica não tem uma definição fixa da quantidade de carboidratos que podem ser consumidos, quem a segue apenas tem que consumir pouco carboidrato e manter uma alimentação rica em proteínas, ou seja, consumir menos massas, pães, batatas, bebidas açucaradas, alimentos processados entre outros alimentos com alto teor de açúcar e consumir mais carnes, ovos, sementes, peixes, legumes, entre outras gorduras saudáveis.

A quantidade diária recomendada normalmente irá depender dos objetos e preferências da pessoa que a segue, e isso pode variar a desde menos de 50 gramas até 150 gramas, tudo irá depender do objetivo de cada um.

. Dieta Atkins

Popular há mais de 40 anos, a dieta Atkins possui 4 fases onde o foco é um baixo consumo de carboidratos e permite que a pessoa consuma muita proteína e gordura. Suas fases são:

1 – Indução: Comer menos de 20 gramas de carboidratos diariamente durante duas semanas.

2- Equilíbrio: Ir lentamente adicionando mais castanhas, frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos.

3- Pré-Manutenção: Quando a pessoa está chegando perto do seu objetivo é hora de adicionar mais carboidratos até que a perda de peso se torne mais lenta.

4- Manutenção: É permitido consumir a quantidade de carboidratos saudáveis que o corpo tolerar sem recuperar o peso perdido.

. Eco-Atkins

Essa é uma versão vegana da dieta Atkins, e mesmo que o consumo de carboidratos é maior do que na dieta Atkins tradicional, ainda é muito baixo quando comparado com a maioria das dietas veganas e vegetarianas.

Nela você irá incluir vegetais e outros ingredientes ricos em proteínas e/ou gordura, como por exemplo soja, castanhas, glúten e óleos vegetais e cerca de 45% das calorias consumidas virá da gordura, 25% dos carboidratos e 30% das proteínas.

. LCHF – Baixo teor de carboidratos, alto teor de gordura

Também conhecida como low carb high fat (LCHF), é uma dieta que visa uma ingestão bem baixa de carboidratos, porém com uma ênfase bem maior nos alimentos não processados e integrais, onde o foco são alimentos como carnes, mariscos, ovos, peixes, laticínios, vegetais, algumas frutas e castanhas.

Na dieta LCHF a ingestão diária recomendada de carboidratos varia entre 20 a 100 gramas.

. Low Carb mediterrânea

Essa dieta que tem como base os alimentos tradicionais dos países mediterrâneos é muito popular, principalmente entre os profissionais da saúde.

Trata-se de uma dieta semelhante a uma clássica low carb porém com um consumo maior de peixe e azeite de oliva extra-virgem.

. Dieta Cetogênica

Essa está focada em um consumo muito baixo de carboidratos porém rico em gorduras, e ao consumir níveis bem baixos de carboidrato, o corpo entrará em um estado metabólico chamado de cetose, onde os níveis de insulina caem fazendo com que o organismo libere grandes quantidades de ácidos graxos presentes nos estoques de gordura do corpo e serem transferidos para o fígado, que irá transformá-los em cetonas, que são moléculas solúveis em água que podem atravessar a barreira hematoencefálica fornecendo energia para o cérebro.

Quando isso acontece, o cérebro começa a confiar principalmente nas cetonas e o corpo produz uma pequena quantidade de glicose que é necessária para o cérebro através de um processo chamado de glicogênese.

Em algumas versões da dieta cetogênica a ingestão de proteínas também pode ser restrita já que uma grande quantidade pode reduzir a produção de cetonas, porém existem variações desta dieta, como a dieta cetogênica cíclica que permite que a pessoa mantenha esta dieta na maioria dos dias mas pode mudar para uma dieta rica em carboidratos por um ou dois dias na semana e a dieta cetogênica direcionada, onde você irá adicionar pequenas quantidades de carboidratos quando malha.

. Zero-carb

Como o próprio nome já diz, trata-se de zero carboidrato, ou seja, algumas pessoas excluem até os alimentos vegetais, por isso, esta é uma dieta bem mais restrita e que deve ser mais estudada, afinal, uma dieta onde os carboidratos são totalmente eliminados também pode acabar eliminando alguns nutrientes importantes como vitaminas e fibras. Geralmente ela não é recomendada pelos profissionais da saúde.

. Dieta Paleo Low Carb

Atualmente este é um dos tipos de dieta low carb mais populares em todo o mundo, e o nome “paleo” é porque ela incentiva à dieta que era seguida pelos ancestrais da era paleolítica, pois de acordo com os seus defensores, ela deveria melhorar a saúde já que supostamente os seres-humanos evoluíram e se adaptaram devido aos alimentos que consumiam.

O foco é comer alimentos não processados, e embora o consumo de carboidratos não seja estritamente baixa, ela pode ser modificada para se adequar ao seu estilo de vida. Carnes, frutos do mar, frutas, peixes, ovos, tubérculos, legumes, semente e castanhas são os principais alimentos na paleo, e quando seguida rigorosamente, alimentos processados, leguminosas, grãos, laticínios e açúcar devem ser eliminados.

Se você deseja seguir algum destes tipos de dietas low carb, escolha aquele que mais se adeque ao seu estilo de vida, objetivos pessoais e preferências alimentares, afinal, a melhor dieta para você é aquela em que você consegue se manter.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *