Ricota é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Ricota Na Dieta

ricota é low carb

A ricota é um alimento muito interessante para integrar as dietas pois trata-se de uma preparação que se assemelha muito ao queijo porém, contém níveis mais baixos de gordura e sódio. Por isso é que muitas pessoas optam por inclui-la na dieta, a quantidade de proteína para o ganho de massa magra é excelente.

Esse alimento ainda tem quantidades de cálcio consideráveis, e tudo isso sem uma alta quantidade de sódio. A ricota tem um gosto mais sutil e por isso pode integrar receitas tanto doces quanto salgadas. Ela geralmente é confundida com os mais diversos tipos de queijo por causa de seus componentes.

Vamos diferenciar brevemente a ricota, queijo cottage, e queijo minas para que não haja nenhuma dúvida. Ambos são conhecidos como queijos brancos e por serem considerados mais saudáveis e com menos gordura são mais consumidos por quem busca ter em sua dieta o gosto do queijo sem contar com tantas calorias.

Queijo cottage: É uma versão muito mais light e tem quantidade reduzida de gordura, se assemelha a uma pasta feita de queijo com um sabor levemente mais ácido. Possui pouco leite em sua composição e por isso não contém grandes quantidades de cálcio. É geralmente usado por causa dos lactobacilos em sua composição, ajudando no ritmo intestinal.

Uma porção de 50 gramas dele possuem: 46 calorias, 2 gramas de gordura, 186 mg de sódio, 5 gramas de proteínas e 41 gramas de cálcio.

Queijo minas: É o mais calórico das três opções e o mais parecido com o queijo tradicional, porém possui uma consistência mais úmida. Além disso, pode ser feito de três maneiras diferentes variando de: Frescal, Padrão Artesanal. Sua composição muda pouco um do outro e tudo depende da região onde é fabricado.

Uma porção de 50 gramas desse queijo pode variar um pouco por conta desses três processos de fabricação mas, geralmente contém 132 calorias, 10 gramas de gorduras totais. (Esse tipo de queijo tem quantidades de gorduras saturadas também.) 8 gramas de proteínas, 289 gramas de cálcio e 155 gramas de sódio.

A ricota fica na segunda opção quando comparada ao queijo cottage tratando-se de quantidade de gordura e calorias, a recomendação é que seja incluso apenas de 30 a 50 gramas de ricota por dia na dieta e quanto menos quantidade de gordura ela conter, melhor.

Uma fatia média de ricota contém: 49 calorias, 1,3 gramas de carboidratos, 4,5 gramas de proteínas, 2,84 gramas de gordura e 99 mg de sódio.

Ricota é Low Carb?

SIM, a ricota é considerada um alimento Low Carb, porém, é preciso entender que quando trata-se desse tipo de dieta em que as gorduras são combinadas com proteínas para chegar ao emagrecimento a maioria dos queijos são permitidos. E por isso, muitas vezes não é preciso fazer a substituição do queijo por ricota, por exemplo.

A quantidade de ricota diária não deve exceder uma quantidade de 50 gramas que equivalem a duas fatias. Porque a ricota possui uma quantidade maior de carboidratos quando comparada a um queijo amarelo. As quantidades de gordura e sódio são menores porém os carboidratos não.

Como trata-se de uma dieta que pesa o número de carboidratos totais do dia, o queijo amarelo apesar dos níveis de sódio e gordura trata-se de uma melhor opção quando o assunto é dieta Low Carb, então, é interessante ficar de olho nas quantidades e calorias porque é muito comum quando as pessoas começam a Low Carb acreditar que porque um alimento não possui carboidratos ele é liberado e pode ser consumido a vontade.

A palavra dieta sempre remete a restrição e o que acontece é que as pessoas fazem substituições como nesse caso e acabam muito mais ricota que o permito. Isso é só um exemplo, como acontece com o pão torrado também. Uma pessoa não quer consumir queijo ou pão e acaba comendo o dobro, se não o triplo de ricota ou pão torrado… O que contém as mesmas ou muito mais calorias no final das contas.

O mais importante quando se trata de consumir qualquer alimento é saber a tabela nutricional dele e como comer da melhor forma, não é necessário que se fique neurótico com números e quantidades mas sim, de olho nas quantidades e se for fazer uma substituição em qualquer dieta que seja, que ela consiga ser da forma mais inteligente possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *