Quinoa é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Farinha De Quinoa na Dieta

A Quinoa é um cereal novo no mundo das dietas e que está sendo cada vez mais estudado pela eficácia na alimentação. Além de não ter glúten tem baixas quantidades de carboidratos em sua composição, o que aumenta os motivos de seu consumo. Contém cálcio e ferro, além de grandes quantidades de fibras. Possui uma série de aminoácidos essenciais é conhecida também como “super grão”.

Esse grão pode ser usado em receitas tanto da forma crua quanto cozida. É comercializado em vários locais, por isso é de fácil acesso e pode facilmente substituir o arroz em uma alimentação do dia a dia, adicionando dessa maneira mais proteínas e menos gordura e carboidratos a rotina.

A grande quantidade de fibras presentes nesses alimento faz com que ele traga dentro do estômago uma sensação de alívio para as gastrites, azias, ou seja, uma sensação de conforto quando se trata de qualquer acidez estomacal. Isso também ajuda quando o assunto é saciedade, quando combinado com água ele aumenta os níveis de saciedade que fazem com que a pessoa coma menos, ou que se sinta satisfeita por mais tempo.

Além disso, possui elevados níveis de anti oxidantes isso quer dizer que são uma ótima escolha para quem quer a saúde da pele. Os anti oxidantes são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce das células. Quando comparados com grãos que contém glúten por exemplo ele se destaca nessas quantidades. Fazendo com que seja a melhor opção. Possui ainda um anti oxidante chamado quercetina que é muito importante para aqueles que precisam regular a taxa de açúcar e trigliceírios no sangue.

Uma dica muito importante a partir disso é que a quinoa não só pode como deve ser utilizada nas dietas Low Carb por ser um alimento muito bom em saciedade quando comparado a alimentos com base em trigo por exemplo, então, uma boa opção é fazer a substituição desses alimentos pela quinoa.

Esse cereal possui um baixo índice glicêmico, ou seja, baixas taxas de açúcar no sangue além de ajudar na metabolização de várias outras substâncias só com o fato de ser ingerido. Todos esses fatores citados acima fazem com que haja uma melhora ou aumento do metabolismo, aumento na queima de calorias e assim resultando no emagrecimento.

Como incluir a quinoa na alimentação já que ela é um cereal novo e possui tantas versões. Primeiramente, existem três cores da quinoa: Branca, Vermelha e Preta. A quinoa branca é a mais comercializada e entre essa e a vermelha a única diferença é o tempo de cozimento, a vermelha necessita um tempo maior. As propriedades são muito parecidas. Já, o grão preto nasceu de uma cruza desse cereal com o espinafre, nessa versão ela além de conter todos os benefícios ainda tem uma quantidade maior de lítio que ajuda a minimizar os sintomas do stress e depressão.

Em todos essas três variações o importante é que para a preparação do que quer que seja ela precisa ser colocada de molho pois possui muitas vezes um gosto mais amargo, que será retirado na hora no cozimento, porém ela precisa de um tempo mais estendido para o preparo.

Farinha de Quinoa Low Carb

Existe também a farinha de quinoa que é uma ótima opção dentre as farinhas utilizadas na substituição da tradicional farinha de trigo na dieta Low Carb. Ela é feita tradicionalmente com a quinoa branca e tem várias indicações além da dieta por ser uma farinha com baixo índice glicêmico, uma ótima fonte de proteínas e todos os benefícios citados acima.

Para fazer a farinha de quinoa é muito rápido e prático. Apenas pegando os grãos da quinoa e colocando no processador ou liquidificador até que forme farinha. Porém, como já mencionado, esse grão possui um sabor característico e na farinha não é diferente.

O sabor provavelmente será mais presente nas primeiras preparações então, o indicado é que as primeiras receitas sejam feitas com a mistura de duas farinhas. Por exemplo, se na receita a indicação é duas xícaras de farinha de quinoa é indicado substituir uma delas por alguma outra farinha que a pessoa já esteja familiarizada com o gosto.

A farinha de quinoa pode além disso, substituir a aveia nas preparações de shakes, iogurtes com fruta e farinha de quinoa, frutas com farinha de quinoa. A porção adequada para os lanches é de uma colher de sopa por dia e será possível já usufruir de seus benefícios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *