Queijo é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Queijo Na Dieta Low Carb

queijo low carb

Embora alguns produtos lácteos sejam ricos em carboidratos, o processo de fermentação que é necessário para produzir os queijos reduz significativamente a quantidade de carboidratos presente nesses alimentos o que torna principalmente os queijos que precisam de um tempo maior de fermentação, ideal para uma dieta focada no baixo consumo de carboidratos.

Além do baixo consumo de carboidratos, muitas pessoas que seguem essa dieta também procuram aumentar a ingestão de proteínas, e neste caso, existem alguns tipos de queijos que podem ser opções melhores para adicionar à esta dieta pobre em carboidratos, porém rica em proteínas, te ajudando a atingir os seus objetivos de macronutrientes.

Maior teor de proteínas

Os tipos de queijos com baixo teor de umidade tendem a conter mais proteína por porção do que aqueles mais úmidos. O queijo parmesão por exemplo, é o que contém o maior teor de proteína entre todos os queijos, com cerca de 10 gramas de proteína a cada 30 gramas de queijo.

A maioria dos outros tipos de queijos contém uma média de 6 a 7 gramas de proteína a cada 30 gramas, independente de você escolher brie, cheddar, gouda, mussarela ou queijo azul.

É importante ressaltar que você não deve confiar nos requeijões, queijo ricota e cottage quando o seu intuito é aumentar a sua ingestão de proteínas, pois esses alimentos contêm muito pouca, com uma média de 3 gramas de proteína a cada 30 gramas.

Menor teor de carboidratos

Quanto mais o queijo envelhecer, menor será o seu teor de carboidratos, pois como dito anteriormente, é durante o processo de envelhecimento que as bactérias fermentam os carboidratos encontrados no leite utilizado para produzir o queijo, por isso, evite os queijos frescos que ainda contêm uma porção significativa de carboidratos que são naturalmente encontrados no leite.

Os mesmos queijos que são ricos em proteínas também são pobres em carboidratos, por exemplo, o queijo de cabra e o queijo brie contém cerca de 0,3 gramas de carboidratos a cada 30 gramas, enquanto que o queijo cheddar e o queijo azul tem cerca de 0,4 gramas de carboidratos a cada 30 gramas e o queijo parmesão tem cerca de 0,9 gramas para a mesma porção.

Alimentos que contenham menos de 1 grama de carboidratos por porção são considerados muito pobres em carboidratos, e é por isso que o queijo na dieta low carb é geralmente uma boa opção.

Queijos que você deve evitar

Para atingir os seus objetivos em termos de proporção de macronutrientes, evite comer queijo em spray, requeijão, cream cheese, queijo cottage e ricota, pois eles contêm menos de 3 gramas de proteína a cada 30 gramas, o que é menos da metade da quantidade encontrada na maioria dos queijos.

Embora o conteúdo de carboidratos ainda seja baixo, muitas pessoas os consomem em quantidades maiores, o que pode resultar em uma quantidade significativa de carboidratos, por exemplo, embora 1 xícara de queijo cottage contenha 14 gramas de proteína, também contém quase 10 gramas de carboidratos.

Ideias com queijo de alta proteína e baixo teor de carboidratos

O queijo é um bom alimento para ser adicionado à sua dieta para aumentar a sua ingestão de proteínas sem afetar sua ingestão de carboidratos. Por exemplo, você pode derreter uma fatia ou duas de queijo cheddar sobre uma carne magra, servir seu bife com molho de queijo azul ou adicionar queijo ralado à sua salada de frango.

Algumas outras dicas para adicionar queijo na dieta low carb é adicionando parmesão ralado na couve-flor amassada para obter um saboroso substituto para o purê de batatas com algumas proteínas e pouco carboidrato, ou polvilhar queijo parmesão sobre brócolis cozido no vapor ou adicionar queijo mussarela à omelete de vegetais para comer no café da manhã.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *