Polvilho é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Polvilho Na Dieta

O polvilho é o resultado da extração do amido da mandioca, mais precisamente uma farinha de amido e, conhecido também como fécula de mandioca. É muito usado em diversos preparos como pão de queijo, alguns tipos de bolos e bolachas, na fabricação de pães misturados com a farinha de trigo e ou de centeio.

Como trata-se de uma farinha extraída da mandioca é um alimento rico em amido que transforma-se em carboidrato rapidamente no organismo. Por isso, não é indicado para quem está seguindo a Dieta Low Carb pelo mesmo motivo da mandioca, excesso de amido e carboidratos.

Além disso, pode elevar rapidamente as taxas de açúcar no sangue, causando os conhecidos picos de insulina, devendo ser consumida com bastante moderação, principalmente aqueles que já tem triglicerídeo alto e uma alta taxa de açúcar no sangue.

Uma das vantagens do consumo de polvilho é que ele não contém glúten, sendo uma das escolhas principais quando fala-se dos intolerantes a essa substância. O polvilho tem um gosto muito característico e além do pão de queijo também existem as famosas rosquinhas de polvilho que são igualmente muito consumidas.

Na fabricação de massas, tortas e pastéis sem glúten a mistura é feita com farinhas como de arroz, quinoa em flocos. Sendo muito versátil e utilizada por deixar um gosto bom nas receitas.

O polvilho pode ser dividido em duas categorias: Doce ou salgado.

O polvilho doce é considerado um processo mais natural já que trata-se da própria farinha extraída da mandioca de forma “in natura”. Com o polvilho doce é possível fazer tortas, bolos, misturado com o polvilho salgado existem algumas receitas de pão de queijo também.

Já o polvilho salgado necessita de um processo de modificação para adquirir algumas propriedades específicas. Sagú pode ser considerado também uma espécie de polvilho salgado. Esse tipo de polvilho possui naturalmente uma propriedade parecida com o fermento. Isso significa que em algumas massas atua como tal.

Como já relatado acima o polvilho tanto doce quanto salgado não pode ser adicionado a Dieta Low Carb pois a quantidade de carboidratos é grande. Em uma porção de 50 gramas de polvilho doce por exemplo quase metade são carboidratos. No polvilho salgado essa proporção é ainda maior.

Como substituir o Polvilho na Dieta Low Carb

Um alimento muito consumido no Brasil é o pão de queijo o qual a preparação é basicamente a mistura desses dois polvilhos com queijo. Apesar de, nenhum dos polvilhos ser permitido na dieta Low Carb existem inúmeras receitas de pão de queijo Low Carb. Ele é excelente com um café preto sem açúcar e serve de lanche da tarde ou até mesmo de café da manhã.

Pão de Queijo Low Carb (Sem polvilho)

Nessa receita o polvilho é substituído pelo leite em pó, e fermento.

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de requeijão;
  • 6 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 colher de chá de fermento;

Modo de Fazer:

Bata o ovo e acrescente todos os outros ingredientes exceto o leite em pó. Coloque duas colheres do leite em pó e misture. Depois, coloque mais quatro colheres de sopa de leite e misture até incorporar bem. Despeje a massa em algumas formas de silicone ou formas já untadas num forno pré aquecido até dourar. Depois é só tirar das forminhas e servir.

Existem inúmeras receitas de pão de queijo Low Carb na internet e as substituições do polvilho são feitas por diferentes tipos de queijo como provolone, cottage, farinha de amêndoas, farinha de coco, requeijão, mussarela.

Se você é uma daquelas pessoas que gostam muito do Biscoito de Polvilho e quer de vez em quando acrescentá-lo na dieta existem receitas disponíveis na internet na versão Fit. Ou seja, com menos gordura na composição. Pode ser uma ótima opção pois se você organizar uma tabela com os alimentos livres é possível calcular as quantidades e programar os dias para “jacar”.

Ou, pode também escolher um exercício que gaste mais calorias, praticar uma caminhada ou corrida a mais naquele dia, tudo para comer o que gosta sem culpa. Fazendo com que além de perder os quilos naturalmente a dieta se torne um hábito e estilo de vida e levada de forma simples e leve.

É muito importante lembrar que o polvilho não é considerado Low Carb, muito pelo contrário ele contém um índice glicêmico muito alto e alta taxa de amido em sua composição. Por isso, quando ingerido ou quando for opção o consumo deve ser moderado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *