Linguiça Low Carb | Veja Se Pode Comer Linguiça Na Dieta

A linguiça é um alimento muito consumido não apenas no Brasil como praticamente em todo o mundo, e embora elas possam ter uma variação nutricional de acordo com o seu tipo e fabricante, tradicionalmente são feitas de alguma proteína que é moída e mistura com especiarias e gordura, o que as tornam ideias para as pessoas que seguem a dieta low carb além de se tratar de um alimento muito fácil de incorporar em várias receitas e refeições.

Dados nutricionais da linguiça

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura os principais alimentos utilizados na fabricação da linguiça são carnes bovinas, vitela e suína, porém carne de cordeiro, aves entre outras carnes como por exemplo de órgãos também são utilizadas, bem como carnes de animais de caça, como por exemplo veados.

A quantidade de carne na linguiça irá depender do seu tipo, mas muitas contêm cerca de 75% e o restante dos ingredientes geralmente são gordura, especiarias, aglutinantes e ovos, mas esses ingredientes variam muito de acordo com cada tipo e fabricante deste alimento.

Carboidratos na linguiça

Como dito anteriormente, você pode comer linguiça na dieta low carb pois ela tem muito pouco carboidrato. Todo carboidrato presente neste alimento feito com produtos à base de carne é proveniente dos seus ingredientes adicionais como temperos, aglutinantes, etc.

Embora seja pouco provável que um pouco de tempero aumente o teor geral de carboidratos, muitas linguiças contêm quantidades pequenas de aromatizantes naturais, como legumes, frutas e até mesmo queijo, o que pode aumentar o seu teor de carboidratos embora não muito, já que uma linguiça de porco ou carne com queijo cheddar por exemplo, contém apenas 2,1 gramas de carboidratos a cada 100 gramas.

O que provavelmente aumenta mais a quantidade de carboidratos nas linguiças são os aglutinantes, que são responsáveis por dar consistência e impedir que elas se “esfarelem”. No caso das salsichas caseiras, os aglutinantes geralmente são migalhas de pão, o que é uma das principais fontes de carboidratos, porém elas também podem conter outros ingredientes como farinha, soja, glúten de trigo ou até mesmo xarope de milho, entre outros.

Embora as linguiças geralmente sejam consideradas alimentos com baixo teor de carboidratos, ingredientes como os citados acima fazem com que você precise ter cautela na hora de adicionar esse alimento à sua dieta, mas por outro lado, se você estiver fazendo suas linguiças em casa, poderá evitar esses ingredientes e criar produtos com as proteínas, gorduras e carboidratos que funcionam melhor para você e sua dieta.

Dieta low carb e linguiças

Dietas low carbs geralmente exigem o consumo de porções específicas de carboidratos e recomendam o consumo de gordura que representa de 70 a 80% da sua dieta total e o restante da porcentagem de proteínas, e embora comer muita gordura possa a princípio parecer fácil, na verdade é algo bastante desafiador quando se pode consumir uma pouca quantidade de carboidratos, por isso recomendam o consumo de carnes com alto teor de gordura.

Neste caso, alimentos como a linguiça que podem ter uma porção de 50% de gordura e 50% de proteína são ideais para as pessoas que seguem essa dieta, porém, por outro lado, as carnes ou alimentos à base de carne com alto teor de gordura também são ricos em gordura saturada, o que é uma desvantagem para a saúde.

Linguiças e gordura saturada

Quando você segue a dieta low carb irá consumir diariamente muita gordura, e por isso deverá consumir gordura de várias fontes, já que o excesso de gordura saturada pode ser prejudicial à sua saúde. De acordo com a American Heart Association (Associação Americana do Coração) a maioria das pessoas deve consumir no máximo 13 gramas de gordura saturada por dia.

Cem gramas de linguiça de porco ou carne e queijo cheddar contêm 9,5 gramas de gordura saturada, o que é grande parte da ingestão diária recomendada. Porém vários fabricantes começaram a produzir salsichas com óleo de peixe e óleo vegetal emulsionado para substituir o conteúdo de gordura saturada por gorduras que são saudáveis para o coração e melhor para você.

Por isso que você pode comer linguiça na dieta low carb, só precisa prestar atenção nos dados nutricionais da que você irá consumir para manter tanto a quantidade de carboidratos como a sua saúde em dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *