Dieta Low Carb Significado | Veja O Que Significa

low carb significado

Novas dietas sempre estão surgindo, e sempre tem uma dieta “da moda” que promete milagres de emagrecimento quase que instantâneo. Você já deve saber que a grande maioria delas ou não funcionam, ou causam o efeito sanfona ou pior ainda, podem fazer muito mal à saúde, certo?

Entre tantas dietas, recentemente a dieta low carb vem ganhando cada vez mais espaço e popularidade entre as pessoas que querem perder peso ou cuidar da saúde, mas você sabe o que é? O que significa dieta low carb?

O termo “low carb” vem do inglês, que significa “baixo carboidrato”, ou seja, trata-se de uma dieta onde a pessoa deverá consumir pouco carboidrato que são um tipo de macronutriente que fornece calorias. Eles são amidos ou açúcares e uma importante fonte de alimento e energia para a maioria dos organismos.

Os carboidratos que são classificados como simples ou complexos também são classificados como simples natural, como é o caso da frutose presente nas frutas e da lactose do leite, complexo refinado, como a farinha branca, simples refinado, como por exemplo o açúcar de mesa, ou como complexo natural que está presente nas leguminosas e grãos integrais.

Os carboidratos complexos (amidos) são divididos em açúcares simples durante a digestão e absorvidos pela corrente sanguínea se transformando em glicose – açúcar no sangue, enquanto que os carboidratos naturais são digeridos mais lentamente e têm um efeito menor no sague. Já os carboidratos complexos naturais fornecem massa muscular além de terem outras funções no corpo que vão além de ser apenas combustível.

Altos níveis de açúcar no sangue fazem com que o corpo libere insulina, que por sua vez, ajuda a glicose a entrar nas células. O seu organismo usa um pouco de glicose para lhe fornecer energia, seja para correr, malhar ou simplesmente respirar, e essa glicose geralmente é armazenada nos músculos, fígado e em outras células para ser usada futuramente ou (quando não utilizada) ser convertida em gordura.

A ideia da dieta low carb se resume basicamente em diminuir a quantidade de carboidratos que você consome para assim diminuir os níveis de insulina e consequentemente fazer com que o seu corpo queime a gordura armazenada para gerar energia e assim, causar a perda de peso.

Como dito anteriormente, nesta dieta você irá limitar o consumo de carboidratos dando preferências para os alimentos que são ricos em proteínas e gorduras. Cada pessoa pode seguir uma restrição diferente na quantidade e tipo de carboidrato que irá consumir, e essa quantidade normalmente varia entre 20 a 150 gramas.

Embora essa dieta seja geralmente seguida pelas pessoas que querem perder peso, ela também oferece vários benefícios para a saúde, como por exemplo a redução dos fatores de riscos que estão associados a síndrome metabólica e a diabetes tipo 2.

Fontes comuns de carboidratos naturais

. Frutas

. Castanhas

. Grãos

. Leguminosas (por exemplo: ervilhas, feijões e lentilhas)

. Sementes

. Legumes

. Leite

Os alimentos processados são compostos por carboidratos refinados na forma de farinha branca ou açúcar, como por exemplo as massas, pães, biscoitos, refrigerantes, doces, bebidas açucaradas, etc.

Motivos para seguir uma dieta low carb

Agora que você já sabe o que significa dieta low carb, veja quais são os principais motivos para você segui-la.

. Essa deita irá te ajudar a perder peso;

. Você irá aprender a apreciar alimentos que talvez você não estava acostumada a consumir;

. Irá melhorar os seus hábitos alimentares.

Antes de começar qualquer dieta lembre-se sempre de conversar com o seu, médico, especialmente se tiver algum problema de saúde como doença cardíaca ou diabetes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *