Melancia é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Melancia Na Dieta

A melancia é uma fruta refrescante composta quase em sua totalidade por agua, cerca de 92% de sua composição, por isso é consumida gelada geralmente no verão pois é uma opção que hidrata e refresca ao mesmo tempo.

Sua composição pode ser quase toda de água e por isso ela pode parecer de imediato uma opção com poucas vitaminas e minerais, mas é bem pelo contrário. Ela contém inúmeros benefícios e deve ser consumida regularmente principalmente para quem quiser enxugar uns quilos.

Pra começar como se trata da maioria da composição de água a melancia é uma fruta pouquíssimo calórica. Uma fatia de 100 gramas totaliza cerca de 30 calorias apenas. Essa quantidade de calorias é dada basicamente pelos açúcares de sua composição pois não há nenhum número de gordura em sua composição que seja relevante.

Em alguns países eles costumam além disso usar não só a polpa mas a casca e as sementes da melancia em suas preparações. Na Índia por exemplo as sementes da melancia são secas e formam uma farinha em que eles usam para fazer pão. No Oriente Médio são usadas suas casacas para servir de compota.

O consumo de uma xícara de polpa de melancia ajuda os vasos sanguíneos a se dilatarem com mais facilidade por causa dessa substância eles ficam relaxados, aumentando o nível e o fluxo sanguíneo. Isso acarreta na diminuição da pressão arterial e nos níveis de colesterol ruim circulando no sangue. Isso é dado pela melancia conter um aminoácido chamado citrulina.

Além disso, os níveis de potássio que compõe a melancia fazem com que o efeito vasodilatador dos vasos seja mais saudável. O potássio também é o responsável pelo processo de contração muscular e transmissão de impulsos nervosos dentro do músculo. Quanto maior o nível de potássio no organismo maior a corrente de oxigênio é liberada para a contração desse músculo e maior e melhor acontece sua recuperação.

A melancia contém licopeno que é um poderoso antioxidante responsável pela saúde dos ossos. O consumo desse alimento é importante principalmente no período pós menopausa para as mulheres onde o corpo passa a precisar de maiores níveis de cálcio. O licopeno age evitando a osteoporose.

Por ser rica dos mais diferentes tipos de antioxidantes a melancia é uma poderosa aliada contra os efeitos dos radicais livres que atuam degenerando a medula das células. Por isso, ela é muito importante na prevenção dos mais diversos tipos de câncer. As células cancerígenas sofrem a degradação feita por esses radicais livres. O papel dos antioxidantes é retardar a ação desses radicais fazendo com que as células tumorais não se proliferem.

Essa fruta é uma excelente aliada nas dietas por conta de conter grandes quantidades de fibra e água. Essa combinação é excelente pois ajuda no melhor trânsito intestinal, funcionamento do metabolismo causando uma maior saciedade.

Uma fatia de melancia pode aumentar significativamente os níveis de saciedade fazendo com que a vontade de comer doce, muito comum em quem começa uma dieta, seja afastada facilmente. Isso também ajuda na quantidade de refeições. Ela ocupa bastante lugar no estômago e tem poucas calorias, por isso é tão eficiente e recomendada na dieta.

A melancia pode ser consumida na Low Carb?

PODE! Uma quantidade de 100 gramas de melancia conta com 8 gramas de carboidratos. Esse número pode parecer alto de fato mas o que conta é o nível de fibras e saciedade que esse alimento proporciona. Quando a opção for usa-la como sobremesa é melhor ainda pois trata-se de uma ótima substituição para a saúde.

Se ela for usada como um lanche da tarde por exemplo é necessário combina-la com um mix de oleaginosas para otimizar a dieta que é baseada em queima de gordura através de fontes de lipídeos.

Como qualquer tipo de fruta e alimento que faz parte da Dieta Low Carb é necessário que se fique de olho nas quantidades, mesmo com os inúmeros benefícios que essa fruta traz a saúde ela ainda é considerada com grandes quantidades de açúcar, mesmo que esse açúcar seja com baixo índice glicêmico, se for consumido em excesso pode ter efeito contrário.

A melancia além de cheia de vitaminas, minerais e antioxidantes tem o poder de refrescar no verão, e por isso pode ser o ingrediente principal de um suco delicioso pré-treino que irá otimizar os resultados a longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *