Mel é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Mel Na Dieta

O mel é um alimento milenar que foi e ainda é muito consumido como remédio pois trata-se de uma combinação prebiótica provinda no néctar das flores e fornecido pelas abelhas. As propriedades desse alimento são muito significativas quando se busca aumentar a imunidade do organismo.

Começando por sua ação microbiana que afasta vários tipos de infecções, doenças e enfermidades seja de qual for o tipo. Isso se dá por um antioxidante chamado ácido glucônico, ele age diretamente nas células combatendo danos dos mais diversos tipos, causados pela idade, pelo ambiente, pela má alimentação, e assim por diante.

Esses antioxidantes fazem com que as células tenham seus processos de multiplicação mais vezes, aumentando o poder de revitalização e minimizando a ação dos radicais livres que são responsáveis por oxidar as células com o passar dos anos.

É uma ótima opção para reforçar a imunidade, algumas pesquisas recentes apontam que existem várias bactérias que são muito sensíveis ao poder desse alimento. Um exemplo são as bactérias do trato respiratório causadoras de problemas como sinusite, tuberculose e pneumonia.

Além disso, ele tem em sua composição um pouco do pólen que é um agente diretamente responsável pela produção dos anticorpos, fazendo assim com que seja considerado um remédio para qualquer corpo estranho que possa se transformar em doença no corpo.

A ação microbiana do mel se dá principalmente pelo fato de ele ter o PH baixo e isso contrastar com o ambiente em que as bactérias vivem que é o ácido. A poderosa ação do mel faz com que ele torne o ambiente impróprio para o desenvolvimento dessas bactérias e assim elas parem de se reproduzir.

Quando esse alimento é combinado com o própolis consegue ter um número ainda maior de flavonoides, que são responsáveis por uma ação bactericida que mata bactérias principalmente as que causam as doenças do trato respiratório.

O mel é permitido na Dieta Low Carb?

No organismo o mel é reconhecido pelas células como um tipo de açúcar, mesmo que sua composição seja repleta de boas indicações, antioxidantes e vários outros componentes poderosos para a imunidade ele é um tipo de açúcar.

Por esse motivo quem busca emagrecer cortando carboidratos, que é no caso da Dieta Low Carb deve evitar da mesma forma o mel. Por isso o mel NÃO é recomendado nessa dieta.

Isso não quer dizer que ele não pode em hipótese alguma ser consumido ou que mesmo doente a pessoa deve evitar porque irá engordar. Não funciona dessa maneira.

O que acontece é que quando ingerido por tratar-se de um tipo de açúcar ele causa picos de insulina no sangue. Esses picos de insulina fazem com que o organismo se proteja gerando mais gordura e isso causa o aumento de peso.

Para exemplificar, 100 gramas de mel são compostas no mínimo por 80% de carboidratos, dentre eles apenas 0,2 são fibras alimentares o restante é transformado em açúcar pelo corpo.

Porém, diferente do açúcar branco o mel tem antioxidantes e então funciona de forma moderada sua absorção. Para que fique bem claro é preferível que se consuma mel ao invés de açúcar porém isso acontece quando a escolha tiver que ser entre os dois em questão.

É importante que se tenha consciência que em uma dieta Low Carb por exemplo trocar a utilização do açúcar por mel não fará com que ela seja mais efetiva. A utilização de mel para o processo de emagrecimento pode sim acontecer mas para isso é preciso acompanhamento com médico ou nutricionista, esses profissionais irão fazer a combinação dos ingredientes certos para que sejam utilizados como combustível e queimar mais calorias.

Uma indicação do mel é como um pré-treino para os atletas que costumam praticar atividades físicas gastando grandes quantidades de energia, ou, para uma rápida recuperação pós treino em que a pessoa não possa comer nada imediatamente, pois, o mel age rapidamente aumentando os níveis de açúcar no sangue.

É importante entender que, mesmo que seja um alimento considerado “milagroso” o mel ainda tem que ser consumido com moderação. Uma ou duas colheres de sopa por dia são toleráveis se tratando de uma pessoa que pratica bastante atividades físicas por exemplo.

Se, você gosta do sabor do mel e gosta de coisas doces procure optar diariamente por frutas que tem um açúcar natural e ir acostumando o paladar naturalmente a menores níveis de açúcar até que não seja preciso mais consumir ou adoçar qualquer tipo de acompanhamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *