Mandioquinha é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Mandioquinha Na Dieta

mandioquinha é low carb

A mandioquinha é uma espécie de batata. Um carboidrato complexo da família das Apiaceae que são cenouras, mandiocas, batatas ou mais conhecidos como tubérculos. Ela não é derivada da mandioca, já que, trata-se de um tipo de batata. Ela está substituindo em muitas dietas a batata doce para dar uma diferença no paladar e por conter também inúmeros benefícios para a saúde.

Nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo ela é conhecida como batata baroa, então se a dúvida for se a mandioquinha e batata baroa são a mesma coisa, sim elas são.

A mandioquinha é composta de inúmeros antioxidantes, vitaminas, minerais, além de ser de fácil digestão, e por isso é indicada para crianças, idosos e, mais ainda para quem está procurando seguir uma dieta mais saudável e perder peso.

Ela fortalece o sistema imunológico: Pelo fato de conter em sua composição inúmeros antioxidantes é um poderoso aliado da imunidade evitando a ação ativa dos radicais livres nas células. Os antioxidantes são muito importantes para a não proliferação de células cancerígenas, tumorais. Além disso, evitam uma série de doenças como gripes e resfriados.

Mais do que isso, os antioxidantes preservam a saúde e beleza da pele, unhas e cabelo. Quanto maior a quantidade deles, menos radicais livres fazendo a degradação e envelhecimento desses órgãos, pois eles tiram esse poder deles.

A quantidade de fibras contida nesse alimento é considerável, sendo muito importante para aqueles que precisam dar um estímulo para o intestino funcionar. Uma quantidade de 100 gramas dessa batata trazem 1,2 gramas de fibras. Esse valor já corresponde a 10% das necessidades diárias.

Um intestino mais regulado também ajuda na maior excreção de substâncias ruins do organismo, e por isso, faz também com que a imunidade melhore pois mais vitaminas e minerais chegam no corpo como um todo. A quantidade de fibras e intestino regulado é algo tão importante para a saúde como um todo.

A quantidade de magnésio é extremamente importante para manter os níveis de cálcio corretos no organismo. A mandioquinha fornece ótimos níveis de cálcio e magnésio ao corpo e por isso já eles já vem prontos para serem utilizados da melhor forma, um deles fornece a força aos ossos e o outro a espalha corretamente. Mais ou menos assim, explicando em poucas palavras.

O magnésio também é super importante na recuperação muscular. Ele é tão importante quanto o potássio para que aconteçam as temidas câimbras, ainda melhora a oxigenação dos músculos internamente, fazendo com que o músculo se recupere mais facilmente sem danos e com mais viscosidade e força.

Posso incluir mandioquinha na Low Carb?

Depende! Apesar dos inúmeros benefícios desse tubérculo ela é rica em carboidratos. Cem gramas desse alimento proporcionam quase 20 gramas de carboidratos, e, por isso é preciso considerar o objetivo da sua dieta Low Carb.

Nas primeiras fases dessa dieta é que se busca “secar” a gordura então, a quantidade de carboidratos precisa ser muito baixa para que o corpo aprenda a usar essa gordura que está em excesso para que depois sim, comece o ganho de músculos.

Logicamente, cada organismo funciona de uma maneira e nem sempre é possível que aconteça exatamente dessa maneira mas, a dica é que quem quiser ganhar massa magra pode ingerir a mandioquinha, aqueles que fazem uma atividade física como pós treino é uma ótima opção.

O consumo moderado é sempre a melhor opção por causa da grande quantidade de carboidratos e calorias desse alimento e por isso ela teoricamente NÃO é considerada Low Carb.

Trata-se de um alimento rico em fibras, com índice glicêmico baixo e então demora mais para ser digerido por conta da quantidade de fibras, causa mais saciedade e fornece bastante energia. Boa para ser inclusa em dietas de atletas ou de pessoas que querem aumentar a massa magra com mais saúde.

O mais importante sempre em qualquer dieta é a moderação, esse alimento é super importante na dieta por causa de seus nutrientes e pelo fato de saciar muito bem. Se consumida com moderação e de vez em quando é muito melhor do que qualquer alimento processado ou cheio de produtos químicos. Então, quando bater a vontade de comer comida de verdade, a mandioquinha é um excelente alimento, pois fornece energia e muitas vitaminas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *