Lentilha é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Lentilha Na Dieta

A lentilha é um alimento extraído da vagem e por isso contém muitas vitaminas e minerais. Uma leguminosa consumida há muito tempo e que pode fazer a substituição do feijão no caso de intolerância, ou até mesmo para mudar o gosto e manter as vitaminas diárias.

Um dos motivos pelos quais a lentilha pode substituir o feijão é que ela é de mais fácil e rápido cozimento, absorve melhor o gosto dos temperos além de, poder ser cozida diretamente com o arroz, na mesma panela.

A lentilha é tradicionalmente servida no ano novo pois traz com ela a superstição de abundância. Mas o que é mais importante sobre a lentilha é que ela possui inúmeros benefícios se adicionada a rotina alimentícia.

É uma leguminosa que em 100 gramas, por exemplo, são encontradas 165 calorias. Dentre elas 18 gramas são carboidratos, 8 são proteínas, e 7 são fibras. Por isso é recomendada numa rotina de pessoas que querem incluir bastante fibras e proteínas. Sem contar que no preparo podem ser acrescentados inúmeros condimentos para variar o gosto e as propriedades nutritivas.

Porque incluir Lentilha na dieta?

A lentilha vai ajudar você no processo de emagrecimento pois tem grande quantidade de fibras. As fibras e proteínas agem diretamente no processo digestivo aumentando a saciedade pois demandam mais tempo para serem metabolizadas e digeridas.

Então, é por isso que geralmente quando a pessoa inclui lentilha em sua refeição principal geralmente leva mais tempo para sentir fome. E por isso a lentilha é muito recomendada por nutricionistas.

A grande quantidade de proteína que a lentilha possui faz com que ela seja um ótimo alimento também para quem quiser aumentar a quantidade de massa magra do corpo, ou seja ganhar mais músculos. As proteínas são grandes aliadas nesse processo pois aumenta o ferro que vai para os músculos dando os mais força para crescerem.

Uma das indicações da lentilha também é para substituir a carne vermelha pelo mesmo motivo. Grande quantidade de fibras e pouca quantidade de gordura. Além disso, ela é muito rica em ferro o que geralmente é procurado por pessoas que deixam de comer carne vermelha, veganos ou vegetarianos.

Uma propriedade muito rica da lentilha é o ácido fólico. Esse mineral é extremamente importante e faz bem para a saúde das unhas, cabelos e pele, fortalece a imunidade além de ser um excelente combustível para o cérebro. Além disso, é muito indicado para grávidas por ajudar na formação do feto.

A lentilha é um ótima aliada para quem quiser diminuir os níveis de açúcar no sangue pois suas fibras ajudam na limpeza captando os níveis de glicose do sangue durante o processo digestivo.

Ela contém uma propriedade chamada “Lectina”. Essa propriedade é conhecida mundialmente como anticâncer. Além de ser um poderoso aliado para quem tem baixos níveis de ferro no organismo, como anêmicos por exemplo. Mais um motivo para a lentilha ser um superalimento.

Lentilha pode na Low Carb?

A lentilha é uma leguminosa que possui uma quantidade de carboidratos moderada e por isso é permitida na dieta Low Carb porém é preciso ser ingerida com moderação. Não é um alimento que pode ser incluso em duas refeição, por exemplo, almoço e janta.

Ela É permitida na Low Carb sim, mas com moderação. É indicado que se coloque esse alimento principalmente em refeições em que a pessoa precisa passar mais tempo sem comer depois, para aproveitar a grande quantidade de fibras e alta saciedade que ela promove.

Esse é um superalimento porém, como qualquer coisa em excesso faz mal e pode levar a pessoa a engordar então, quando for inclusa na dieta deve ser em refeições principais ou um pouco antes de uma atividade física por exemplo, pois ela fornece os níveis de energia necessários para um bom rendimento.

A lentilha é um ótimo alimento e indicado principalmente por ser uma fonte de vitaminas e minerais necessários no dia a dia. Lembrando que os alimentos mais saudáveis e naturais são os mais indicados em qualquer tipo de dieta, pois quanto mais naturais mais eles fazem bem para o corpo como um todo.

A melhor dieta é aquela em que são extintos da alimentação quaisquer tipos de industrializados pois esses alimentos possuem grandes quantidades de substâncias que são reconhecidas como estranhas pelo corpo, então ele trabalha apenas para eliminá-las. É necessário uma mudança primeiramente nesse sentido e serão vistos resultados não só estéticos mas também mudanças positivas na saúde como um todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *