Leite Em Pó é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Leite Em Pó Na Dieta

O leite em pó é rico em carboidratos e possui um gosto bastante adocicado por causa dessa alta concentração de açúcares em sua composição. Hoje em dia já existe a comercialização do leite em pó desnatado que possui um pouco menos de carboidrato porém, quando considerado como alimento na Low Carb ainda ficam acima do permitido.

Lembrando que é preciso sempre ficar de olho nas quantidades e exceções. O leite em pó seja integral ou desnatado não é uma opção para estar todo dia na Low Carb mas isso não quer dizer que a pessoa não possa adicioná-lo uma vez ou outra nas preparações. É só usar com consciência e sabendo que se trata de um alimento rico em açúcares.

Além de manter os níveis de carboidratos presentes no leite ele ainda mantém os níveis de gordura. E para a fabricação é necessário adicionar alguns produtos químicos, e por isso além de se transformar basicamente em carboidrato quando ingerido ele também tem uma quantidade muito grande de sódio.

Uma desvantagem do leite em pó é que quando utilizado para substituir o leite a solubilidade dele em água é muito pouco, ou seja, o gosto não fica uniforme e aparecem bolinhas de leite em pó por causa disso. Algumas pessoas usam o leite em pó para comer com frutas, isso faz com que as taxas de açúcar no sangue aumentem muito mais pois trata-se de dois carboidratos que causam pico de açúcar no sangue.

Para a fabricação desse produto é necessário adicionar a composição em pó uma substância chamada colesterol oxidado. Essa substância se gruda nas paredes dos vasos e artérias sanguíneas podendo a longo prazo acarretar em doenças cardiovasculares.

Algumas marcas adicionam açúcar branco na composição para melhorar o gosto. Então, mais uma vez, o mais importante antes de consumir qualquer alimento industrializado é ficar de olho no rótulo. Não é preciso ser neurótico, porém ter consciência de que quando há industrialização há cada vez mais produtos químicos para que o produto consiga se manter por tantos dias na prateleira.

Porque as pessoas optam pelo Leite em pó?

Teoricamente, o leite em pó é mais barato do que o leite de sua forma líquida e é mais prático também pois uma pessoa que não é consumidora assídua de leite e quer ter quando sentir vontade de tomar poderá armazenar o leite em pó por muito mais tempo do que um leite em caixinha, por exemplo.

Uma vantagem é que a versão em pó mantém alguns minerais como magnésio, zinco, cálcio e potássio, mantém também algumas vitaminas e antioxidantes. Além dessas, não há mais nenhuma, sem falar que a textura e o gosto do leite natural é melhor do que em pó.

Vale a pena usar o Leite em Pó na Low Carb?

A utilização do leite em pó em receitas Low Carb é pequena, algumas receitas levam uma colher ou duas no máximo para que o gosto fique mais parecido com a receita original possível como por exemplo no pão de queijo ou em algumas preparações de pão low carb. Outra preparação que ele é bastante presente é no Leite Condensado Low Carb.

Olhando dessa maneira as receitas baixam a quantidade de calorias e carboidratos porém, as substâncias químicas continuam. Se a abordagem for em nome da saúde não, não vale a pena adicionar o leite em pó porém nada que for muito restritivo resiste a muito tempo. Então quando for usado ele precisa ser restringido a uma colher de sopa ou no máximo duas.

As vitaminas que permanecem no leite em pó podem ser conseguidas facilmente com uma alimentação adequada e principalmente encontradas em legumes e verduras frescos que são permitidos na Low Carb.

Considerando as vitaminas presentes no leite e sua tabela nutricional ele não é um bom alimento tanto para a dieta Low Carb quanto para uma introdução em qualquer dieta que visa a vida saudável ele vai completamente contra a tudo isso. As opções para substituição do leite em pó na dieta Low Carb pode ser o creme de leite, ele é a opção sem açúcar e com menos produtos químicos e gordura.

Sabendo quais são os malefícios desse alimento para a saúde cabe a pessoa colocar na balança se vale a pena continuar ou colocar esse alimento na dieta. Lembrando que, uma colher em algumas receitas e, de vez em quando não irão comprometer a dieta e nem a saúde o que é mais importante é sempre o equilíbrio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *