Legumes Low Carb | Veja a Lista de Legumes Permitidos na Dieta

Não são todos os legumes que entram na dieta low carb, porém os que fazem parte dela são liberados, e podem ser ingeridos em qualquer uma das refeições e na quantidade que a pessoa preferir.

Saladas de folhas verdes: Alface, rúcula, Couve, Agrião. Dentre outros. Esse alimento entra na categoria de legumes e pode ser ingerido á vontade pelo fato de possuir pouquíssimo ou quase nada de carboidrato. Eles são constituídos por alta quantidade de água e fibras e quando acompanhados por proteínas constituem uma refeição balanceada, além de nutritiva e que sacia. Além disso, a quantidade de calorias também é baixíssima.

Uma das qualidades tanto da folhas verdes quanto das proteínas é que devido à alta quantidade de fibras, necessitam que o corpo gaste mais calorias para digeri-las, aumentando a quantidade de calorias queimadas. Ambos podem ajudar na aceleração do metabolismo, mais um ponto para a dieta Low Carb.

Repolho: Este alimento é muito versátil pois pode aparecer na dieta tanto da forma crua quanto cozida. Crua, pode ser servido com sal, pimenta, shoyo (molho de soja), suco de limão. Apenas ralado e cru ele pode ser um bom acompanhamento para proteínas e gorduras boas contidas na dieta.

Outra maneira de inclui-lo na dieta é cozinhando, refogando ele em uma panela com manteiga ou azeite de oliva, ou até mesmo sem gordura, tudo varia da preferência de quem segue a dieta. Como ele é um legume composto de bastante água, ao cozinha-lo vai murchando e cozinhando-se com a água que ele mesmo contém. O gosto fica completamente diferente quando comparado ao modo cru. Por isso pode ser uma boa opção, além de ser de fácil acesso e barato.

Brócolis: Esse alimento é muito rico em vários tipos de vitaminas, minerais e até proteínas, além de ser incluso na maior parte das dietas. É conhecido como alimento anticancerígeno, e que é altamente eficaz para o aumento da imunidade. Pode ser cozido, ou refogado. O mais indicado é que seja cozido a vapor para perder a menor quantidade de vitaminas. Quando refogado pode ser acrescentado sal, pimenta e outros temperos e condimentos. Pode ser incluso em sopas também.

Couve Flor: Esse alimento é uma ótima e prática opção pois tem alta quantidade de vitamina C e vitamina K. Possui substâncias antioxidantes e propriedades fitoquímicas. É usado em diversas receitas low carb para substituir desde massas de pizza, até o tradicional arroz branco. Conta com uma vasta opção de preparos, pois pode ser além disso, assada. Esse vegetal tem um ótimo gosto quando bem temperado e possui baixíssimas quantidades de carboidratos e calorias por grama.

Espinafre: Uma folha verde escura com alta quantidade de ferro está na maioria das dietas dos frequentadores de academia, pois tem altos níveis de ferro e nitrato ajudando na oxigenação das células corporais, mantendo além disso o tônus e mantendo o volume dos músculos. Ele faz com que a oxigenação dos músculos aumente, e com isso aumente a força deles também.

Abobrinha: Com altos níveis de água em sua composição (cerca de 95%), traz hidratação para o corpo, além de saciedade, e tudo isso com baixas calorias. Possui ainda, uma série de vitaminas e minerais. É uma das queridinhas da Low Carb e inclusa em vários pratos. Antioxidante, anti-inflamatória e rica em vitamina C diminui os níveis de açúcar no sangue e por esse motivo pode, baixar as taxas do colesterol ruim. Como é um vegetal que tem um alto poder anti-inflamatório, diminui a oxidação (envelhecimento) das células do corpo, esse processo também evita ou diminui a probabilidade do aparecimento de células cancerígenas. 

Vagem: Conhecida como o “feijão verde” tem vitaminas do tipo A, C, K e B16. Rica em minerais como ferro, cobre e potássio dentre outros. É de fácil cozimento e sua ingestão aumenta a imunidade e é indicado também para as gestantes pelos altos níveis de ácido fólico. É carregado com uma alta quantidade de fibras, tornando-se muito eficaz no emagrecimento.

Couve folha: Esse alimento é conhecido pela grande quantidade de Clorofila e ferro presente em sua composição. Sua ingestão está associada a ação de desintoxicação do organismo pelo fato de ela, quando ingerida, evita a proliferação de micro organismos no organismo. Por ser rica em potássio regula a pressão arterial, e é excelente também pela quantidade de cálcio que possui. É o principal ingrediente do Suco verde que possui diferentes receitas e modos de fazer onde, todas elas são muito benéficas a saúde e as folhas verde escuras por terem altas quantidades de fibras causam saciedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *