Grão De Bico é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Na Dieta Low Carb

grão de bico é low carb

O grão de bico é um alimento básico da culinária do Oriente Médio e da Índia, sendo que 64% da produção mundial deste alimento é proveniente da Índia.

Embora seja muito saboroso e nutritivo, ele não é considerado a melhor opção de alimento para se comer quando alguém segue uma dieta low carb, e por isso faz parte dos alimentos que devem ser limitados.

As leguminosas, como é o caso do grão de bico, são alimentos saudáveis e ricos em proteínas, porém elas também são ricas em carboidratos e é por isso que quem segue esta dieta, principalmente as que são mais restritivas em relação a quantidade de carboidratos que podem ser consumidos diariamente, deve reduzir o consumo desses alimentos ou até mesmo evita-los por completo, e este último caso não costuma ser aconselhável para as pessoas que também seguem uma dieta vegetariana ou vegana devido a sua quantidade de proteínas.

Uma maneira de desfrutar de uma pequena quantidade deste alimento é como uma refeição pré-treino, devido a sua quantidade de carboidratos e proteínas, ou quando já tiver atingido a sua meta de emagrecimento desejada e esteja pronto para entrar na manutenção do peso.

Carboidratos presentes no grão-de-bico

Como você já deve saber, o principal em uma dieta low carb é a quantidade de carboidratos que se consome no final do dia, por isso, mesmo que este alimento apresente uma quantidade considerável de carboidrato, o mais importante para consumi-lo é saber distribuir a quantidade permitida entre todas as refeições e lanches.

Uma colher de sopa de grão de bico contém 8 gramas de carboidratos, enquanto que 100 gramas contêm 61 gramas de carboidratos. Um copo cheio de grão de bico, com cerca de 200 gramas, contém 121 gramas de carboidratos, e é por isso que o grão de bico na dieta low carb está permitido desde que consumido com moderação.

Muitas pessoas que seguem essa deita reduzem o tamanho da porção para ¼ de xícara tendo essa leguminosa como apenas uma parte de uma refeição maior, e uma ideia ainda melhor, é reduzir o tamanho da porção para 2 colheres de sopa adicionadas aos pratos.

No mercado você irá encontrar grão de bico enlatado pronto para ser consumido, que é considerado o menos saudável, e seco para ser cozido ou congelado e pré-cozido. Quando cozido, uma xícara desta leguminosa contém cerca de 269 calorias.

É possível consumir grão de bico na dieta low carb e permanecer na cetose?

Por conter um alto teor de carboidratos, ao ser ingerido ele pode tirar o seu corpo da cetose, porém, você poderá desfrutar de uma pequena quantidade como mencionada acima, aproximadamente 2 colheres de sopa, e ainda permanecer em cetose.

Para se obter sucesso em uma dieta low carb, o mais importante é saber organizar as suas refeições de maneira que não consuma mais do que a quantidade estipulada de carboidratos no final do dia e que se alimente de maneira saudável para não deixar de lado todos os nutrientes, vitaminas e minerais que são necessários para manter uma boa saúde, dito isso, se você quiser adicionar um pouco de grão de bico na dieta low carb, basta fazê-lo conscientemente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *