Granola é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Granola Na Dieta

granola é low carb

A Granola foi criada comercialmente por uma marca de cereais matinais no intuito de levar mais saúde a mesa de seus consumidores. A princípio tratava-se de uma combinação de trigo aveia e farinha de milho que veio ganhando adeptos ao longo dos anos e por isso muda rotineiramente de composição.

O que acontece é que são comercializados hoje em dia de inúmeras maneiras, composições e marcas diferentes. Durante muitos anos fez parte de inúmeras dietas e pratos saudáveis como acompanhamento para iogurtes, açaí, saladas, preparações diversas.

O que é a Granola na verdade?

É um composto de cereais ricos em carboidratos que provém energia ao corpo e por isso, foi retirado de muitas dietas. O que acontece é que as pessoas acreditavam que esse alimento por ser saudável poderia ser consumido a qualquer hora do dia e em qualquer quantidade. Aí foi que começaram as descobertas e que a Granola provavelmente foi retirada do mundo fitness.

Além disso, hoje em dia essa composição é comercializada com inúmeros ingredientes que não pertencem ao mundo saudável. São acrescentados muitos xaropes, açúcares, e componentes que nada mais fazem se não peso. Existem algumas que ainda levam açúcar branco em sua composição e flocos de arroz. Ambos exemplos que não tem nenhum valor nutricional e são corriqueiramente adicionados.

Aí que acontecem os enganos, uma pessoa compra um produto desses e começa uma dieta para perda de peso. Provavelmente se a Granola possui esses ingredientes irão acontecer os famosos picos de glicose no organismo por conta do açúcar branco e demais componentes com alto índice glicêmico e o corpo os armazenará em forma de gordura.

Esse é um dos motivos pelos quais vem se distorcendo o papel das granolas na dieta. A composição original de uma granola que serve para a perda de peso e beneficia a saúde do indivíduo deve ser composta de cereais nutritivos, algumas oleaginosas e até frutas secas. Ela continuará com seu alto valor calórico e cheia de carboidratos porém, se trata de ingredientes em que estimulam o bom funcionamento do organismo que são muito importantes para a saúde, antes de tudo.

Porque a Granola não pode ser inclusa na Low Carb?

Porque todos os ingredientes, ou quase todos, que compõe a granola são fontes de carboidrato. Os carboidratos são os principais ingredientes evitados nessa dieta e por isso, a Granola não só não aparece mas deve ser evitada. Por isso, se você está fazendo a dieta Low Carb atente-se a não consumir esse alimento.

Porém, se você for um atleta ou uma pessoa que precisa ter muita energia durante o dia e quiser consumir granola é possível fazer uma compra inteligente só ficando de olho na composição e ingredientes. Aqui estão algumas dicas para quando você for comprar a granola no que deve prestar atenção.

Fique de olho em ingredientes como: xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou xarope de aveia. Todas essas são denominações diferentes para falar de açúcar e por isso, não deve-se ultrapassar a quantidade de 8 gramas dessa substância.

As granolas mais saudáveis também devem estar dentro de uma quantidade limitada de calorias, pois, se ultrapassarem estarão contando com uma série de calorias vazias compostas por alimentos que são usados para pesar na hora da venda, essa que é a verdade. Fique de olho então e prefira granolas com menos de 400 calorias para cada meia xícara.

Mais uma coisa para ficar de olho é a quantidade de gorduras insaturadas, granolas boas devem conter uma série de ômega 3 que é a gordura boa para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos do corpo. Evite as que tem quantidades ou alimentos que contenham gordura hidrogenada, ela é extremamente maléfica a saúde.

É importante sempre, não só quando se trata de granola mas em todos os alimentos industrializados ficar de olho na composição do alimento e quando existir algum nome que não é conhecido, muito provavelmente se trate de uma substância química ou modificado presente nesse alimento, as quais em qualquer tipo de dieta ou não deve ser evitada.

O foco para qualquer dieta antes da perda de peso deve estar na melhora da qualidade de vida e saúde, por conta disso é que a pessoa se sente melhor e mais motivada a ingerir alimentos vivos que a façam ter mais energia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *