Gergelim é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Gergelim Na Dieta

gergelim é low carb

O gergelim é uma semente muito utilizada na cobertura de alguns tipos de pães e por isso pode passar despercebido e muitas pessoas não fazem ideia da quantidade de benefícios que essa semente pode proporcionar. Existem três cores em que ele se encontra: preto, branco e marrom. E a variação entre elas não se estende quando falamos em propriedades pois, todos eles possuem quase as mesmas propriedades nutricionais.

Essa semente compõe-se de 52% de lipídeos que são gorduras benéficas a saúde e são as que conseguem reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, ele pode ser utilizado em forma de óleo também e seus benefícios podem ser igualmente utilizados.

Quais são os principais benefícios de adicionar o gergelim no dia a dia?

O consumo de gergelim está associado a redução dos níveis de triglicerídeos e melhora na saúde cardiovascular como um todo. Isso porque ela contém ótimos níveis de magnésio. Esse mineral está associado diretamente a diminuição da pressão arterial por causa de suas propriedades antioxidantes dentro do organismo.

Mais do que isso o magnésio é importante nas relações de ossos fortes em combinação com o cálcio. De nada adianta ter um nível considerável de cálcio quando o organismo precisa do magnésio para distribui-lo no corpo? Além disso, ele é um importante mineral para os atletas que precisam manter-se longe das câimbras. O magnésio também faz com que mais oxigênio seja transportado aos músculos, ajudando na recuperação mais rápida e eficaz.

Através de um estudo pode-se comprovar que os pacientes que incluíram a semente de gergelim na dieta conseguiram controlar mais facilmente os níveis de açúcar no sangue quando sofriam de diabetes tipo 2, os impactos foram positivos sobre o remédio tomado também, pois melhora a funcionalidade dele melhorou significativamente.

O gergelim é um excelente aliado pra quem quiser reduzir as inflamações nas articulações, reduzindo as dores causadas pela artrite. É por isso indicado para pessoas com mais idade, além de o cobre ser um aliado para que as hemoglobinas mantenham os níveis de ferro do sangue, importante para os que tem anemia ou níveis baixos de ferro no organismo, pois, as duas substâncias agem em conjunto para manter a saúde.

O óleo de gergelim possui propriedades que beneficiam a saúde e beleza da pele e cabelos quando aplicado de modo tópico, além de, contar em sua composição com uma bactéria que ajuda na saúde e manutenção da mucosa bucal tendo efeito antibacteriano e adstringente.  

Um componente chamado sensamol é responsável pela proteção contra os raios nocivos da radiação. Acontece que quando a pessoa se submete a tratamentos desse tipo podem ser causados danos irreversíveis ao DNA das células, com essa substância é possível corrigir isso fazendo com elas tornem-se saudáveis novamente.

Pode ser usado, além de tudo isso, como um aliado a perda de peso. Ele possui em sua composição fibras que ajudam no trânsito intestinal correto evitando prisão de ventre. Possibilita maior excreção de substâncias do corpo, ajudando nos níveis de limpeza interna. Mais do que isso, a casquinha do gergelim demora a ser digerida e por isso causa maior saciedade, demorando para que ocorra a próxima refeição.

O Gergelim é Low Carb?

SIM! O gergelim pode ser incluso na dieta Low Carb e inclusive, pode ser incluso sua farinha ou óleo nas preparações. Por se tratar de uma semente com uma variedade muito grande de opções pode alternar os dias e sabores que será inclusa.

O que acontece é que como essa semente é metade lipídeos é altamente calórica, por isso, quando for inclusa deve ser uma colher de sopa por dia, no máximo. Pode se colocar no pão Low Carb, inclui-la numa preparação de salada, até com fruta ela cai bem.

Mais uma indicação de uso é quando for feita uma torta salgada Low Carb, ela pode estar na cobertura para dar um toque especial. O gergelim preto é muito usado geralmente para decorar peixes, e suas preparações.

O óleo de gergelim é uma excelente opção compor as receitas e mudar um pouco o gosto, já que, ele se diferencia facilmente do óleo de coco e manteiga e tem um sabor totalmente diferente.

As inúmeras maneiras e benefícios que são obtidos com o gergelim na alimentação só podem ser descobertas quando se opta por deixar a criatividade ajudar nas preparações. Sempre lembrando que acompanhada da moderação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *