Frutas Low Carb | Lista das Frutas Permitidas na Dieta

frutas low carb

Desde nossos tempos de juventude, nossos pais, professores, pediatras e outros adultos influentes nos instruem a comer frutas e vegetais como um meio de permanecer saudáveis. “Uma maçã por dia mantém o médico afastado”, ou é o que nos diziam. Embora uma dieta rica em frutas e vegetais certamente seja melhor do que comer batatinhas e hambúrgueres fast-food, a dieta cetogênica pede que fiquemos longe de uma ampla variedade de frutas e vegetais, incluindo básicos como maçãs, bananas, laranjas e batatas.

Por Que a Dieta Cetogênica e Low Carb Proíbe Certos Tipos de Frutas e Vegetais?

A meta mais importante da dieta cetogênica é limitar o consumo de carboidratos. O carboidrato é decomposto em glicose, que então se torna a principal fonte de energia que o corpo usa ao longo do dia. A insulina é, deste modo, produzida para ajudar o corpo a processar o excesso de glicose.

Ao privar o corpo dos carboidratos em uma dieta low carb, o corpo irá entrar naturalmente num estado conhecido como cetose, no qual as cetonas (em vez da glicose), se tornam a principal fonte de energia que o corpo usa. Os níveis ideais de cetona no corpo oferecem vários benefícios à saúde, incluindo perda de peso, níveis controlados de insulina (e assim a prevenção da diabetes), foco mental aumentado, entre outros.

Embora limitar o consumo de carboidrato seja a sua tarefa principal com a dieta cetogênica, a quantia limitada de carboidratos que você tem permissão de consumir deve vir de frutas e vegetais.

O Que Não é Permitido?

Vegetais amiláceos, como batatas, inhame e aspargos estão proibidos na dieta cetogênica, porque eles são extremamente ricos em carboidratos enquanto oferecem pouca coisa diferente nutritivamente. Além do mais, frutas doces, como maçãs, laranjas, bananas e outras também estão na lista de não-coma por causa do alto teor de açúcar e carboidrato.

A maioria das pessoas numa dieta cetogênica visa manter seu consumo de carboidratos abaixo de 30 gramas por dia e o USDA estima que uma maçã grande sozinha tenha mais de 30 gramas de carboidratos. É preferível obter o número limitado de carboidratos de outras fontes frutíferas ou vegetais que tenham teor mais baixo de carboidratos por peso enquanto oferecem outros benefícios nutricionais para a dieta em geral.

Quais Frutas e Vegetais Você Pode Comer

Em vez das frutas de árvores mais tradicionais, frutos silvestres são uma opção de fruta muito melhor para a dieta cetogênica. Uma xícara apenas de morangos contém 8 gramas de carboidratos, enquanto uma xícara de mirtilos, que também são ricos em antioxidantes, contém apenas 17 gramas de carboidratos.

Adicionalmente, abacates geralmente são aceitos como uma fruta positiva para incluir na sua dieta cetogênica. Uma metade de um abacate contém menos de 2 gramas de carboidratos enquanto também é rica em gorduras benéficas como ácido alfa-linolênico (um ácido graxo do grupo ômega 3) e ácido oleico.

Folhas verdes, como espinafre e couve, normalmente são consideradas bons vegetais para a dieta cetogênica quando consumidos com moderação. Esses dois vegetais têm um teor extremamente baixo de carboidratos enquanto constituem uma excelente fonte de fibras, folatos, carotenoides, e outras vitaminas e minerais essenciais que o seu corpo precisa.

Subtraia a Fibra Alimentar

Tenha em mente que embora nas etiquetas nutricionais nos Estados Unidos a fibra seja contada com relação ao total de carboidratos nos alimentos, ela é indigestível pelo corpo humano e, portanto, não deve ser contada com relação ao seu limite diário de carboidratos. (Fonte)

Veja como você conta quantos dos carboidratos que você está comendo contribuem para o seu consumo diário:

Carboidratos – Fibras = Carboidratos Líquidos

Carboidratos líquidos (na extrema direita da tabela abaixo) contribuem para o seu consumo máximo diário de carboidratos.

Procure por seus vegetais favoritos abaixo para ver se eles são favoráveis à low carb!

Por favor repare que estes dados são por 100 gramas de cada vegetal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *