Farinha de Linhaça é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Farinha De Linhaça Na Dieta

A linhaça é uma semente originada do linho, possui inúmeros benefícios pois seu óleo natural é rico em fibras ajudando e sendo consumida principalmente por aqueles que tem problemas intestinais. Mas, não é só pra isso que a linhaça é útil. Ela contém ótimos níveis de ômega 3 que ajuda na saúde de vários órgãos do corpo humano e melhora muitas funções.

Algumas vantagens de Consumir Linhaça Diariamente

Primeiramente é necessário lembrar que, para que os benefícios da linhaça sejam usados na sua totalidade o ideal é que ela seja batida. Quando ingerida sem esse processo os grãos ficam inteiros pois muitas vezes durante o processo de mastigação não acontece a quebra total da semente, e o óleo da linhaça que está dentro da semente passa intacto pelo organismo.

Então, antes de tudo é necessário que as sementes sejam trituradas, pode ser no processador ou no liquidificador ou moídas a mão, mas é necessário essa etapa para que elas sejam corretamente processadas no organismo.

Uma colher de linhaça sozinha aproximadamente 15 gramas fornece 133% das necessidades do corpo de ômega 3 e 6, além disso, já são 15% do total de fibras recomendadas do dia. Essa alta quantidade de fibras ajuda primeiramente no controle do peso, pois essas fibras retardam a digestão e fazem com que o processo fique mais lento, aumentando a saciedade.

Consumir uma colher de farinha de linhaça misturada com água antes das principais refeições auxilia na regulação dos níveis de glicemia do sangue. Isso impede que ocorram os chamados picos de insulina que se dão depois de ingerir um carboidrato simples como pão, bolachas. Já que, nas principais refeições são geralmente concentrados os maiores carboidratos. Evitando esses picos de insulina evita-se também o armazenamento de gordura e o aumento de peso. Já que, com uma digestão mais lenta e com mais fibras o metabolismo funciona melhor e mais acelerado.

A farinha de linhaça ainda, é recomendada principalmente para as mulheres, já que tem uma propriedade chamada lignanas que auxilia o corpo repondo naturalmente as quantidades de estrógeno perdido durante a menopausa. Mais do que isso, pela quantidade de fibras e sensação de saciedade ajuda a minimizar os sintomas da TPM e diminuir a vontade de doces e alimentos mais calóricos.

Quando inclusa na alimentação diminui os níveis de açúcar no sangue sendo uma ótima opção para os pré-diabéticos, e além disso, diminui as taxas do colesterol ruim LDL e aumenta as do HDL o colesterol bom. Sendo efetivo para uma série de doenças e pré-disposições.

O ômega 3 presente nessa farinha faz com que a pressão arterial se mantenha estável sendo uma opção também para os hipertensos. Ela age de diferentes formas e uma delas é colaborando para a redução dos níveis de sódio no sangue pois age auxiliando a filtragem feita pelos rins, aumenta a excreção de substâncias.

A farinha de Linhaça é SIM considerada Low Carb

 Além disso, é muito recomendada nessa dieta por aumentar os níveis de saciedade, diminuir o nível de açúcar no sangue e regular o intestino. Porém, trata-se de uma semente calórica, as gorduras presentes nela são excelentes porém precisam ser consumidas com moderação. Uma colher de sopa diária já supre as necessidades e é possível usufruir de seus benefícios.

A farinha de linhaça deve ser escolhida muito bem pois é importante que a farinha conserve seu óleo natural. Algumas farinhas são feitas depois da extração do óleo então fazem com que algumas propriedades boas não sejam mantidas.

Uma boa opção é comprar o grão de linhaça e tritura-lo antes de comer. É rápido e prático e pode ser acrescentado em qualquer refeição pois o gosto não altera. Por exemplo, em um lanche da tarde uma colher de sopa de farinha de linhaça com iogurte e uma maça, ou pêssego por exemplo. Ou até em uma refeição de feijão e arroz uma colher de sopa de linhaça misturada com o feijão.

Esse tipo de inclusão da farinha fará com que seus benefícios sejam naturalmente aproveitados pelo organismo. Para quem não conseguir inclui-la dessa forma por causa do gosto pode optar por ingeri-la com meio copo de água antes da refeição. Ou inclui-la na rotina da manhã ao acordar.

Esse é um passo muito simples que pode mudar o metabolismo como um todo, e tanto faz se a opção for Linhaça marrom ou Linhaça dourada. Elas possuem sim, algumas diferenças porém o importante é que ela seja consumida moída na hora e inclusa em uma alimentação balanceada e saudável para melhor aproveitar os nutrientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *