Farinha De Aveia é Low Carb ? Veja Se Pode Comer na Dieta

A aveia é um cereal muito conhecido no meio saudável por tratar-se de um alimento rico em magnésio, zinco, ferro, proteínas e minerais. É indicada por ser um alimento rico em fibras e que traz muitos benefícios para a saúde. A maioria das dietas contém aveia, e aqui estão uma série de benefícios que esse cereal traz.

Vantagens de se consumir aveia no dia a dia:

Aveia aumenta a sensação de saciedade: Tem grande quantidade de fibras solúveis que quando chegam no estômago aumentam de tamanho e forram as paredes, tanto do estômago quanto do intestino formando um gel, que faz com que a saciedade seja maior e a pessoa consiga se manter satisfeita por mais tempo.

Por ter uma grande quantidade de fibras faz com que o trânsito intestinal funcione muito bem. Para ajudar a digestão e pelo fato de conter naturalmente fibras, necessita que a pessoa beba água, pois ela precisa disso pra ser digerida. Quando isso não acontece ela retira dos alimentos essa água. O que quer dizer que a melhor opção seja ingerir mais vegetais ou frutas pois, eles contém muita água na composição. Uma boa opção pra quem tem constipação intestinal é a combinação aveia e iogurte, de preferência os probióticos.

Como mais da metade das imunoglobinas está em nosso intestino quando ele funciona melhor também acontecem renovações celulares com mais frequência, isso faz com que a imunidade melhore pois elas estão diretamente relacionadas a isso.

Além disso, o consumo regular de aveia faz com que aconteça com mais vigor a renovação dos tecidos, as propriedades contidas nesse alimento fazem com que as divisões celulares sejam mais efetivas fazendo com que a pele fica mais lisa e bonita.

É uma fonte de proteínas e contém uma propriedade chamada triptofano que quando entra no organismo age diretamente com a serotonina neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, aumentando seus níveis e fazendo com que a pessoa se sinta mais alegre e disposta. É importante que todas as vitaminas do corpo estejam em equilíbrio para que essa propriedade seja ativada, pois dessa maneira ajuda contra os sintomas da depressão.

Há inúmeras maneiras de consumir aveia, sendo as principais acompanhada com frutas, iogurtes, mingais, shakes, sucos. Os preparos são geralmente feitos com aveia em flocos finos, por ser um alimento que contém muita fibra ele deixa o aspecto da bebida um tanto pastoso. Por isso é que existem várias formas de consumir aveia.

Farinha de aveia é permitido na Dieta Low Carb?

Não, pois é uma farinha que contém amido e glúten. As opções presentes nas receitas da dieta Low Carb sempre são opções que substituem a tradicional (farinha de trigo) por algumas farinhas com menos quantidade de carboidratos. Farinha de berinjela, Farinha de Amêndoas, Farinha de Maracujá, e a Farinha de linhaça.

Com todos os benefícios citados acima a farinha de aveia vai ajudar a manter a saciedade, melhoria da imunidade, deixar a pele mais bonita e radiante. Porém, é preciso ficar de olho nas quantidades pelo fato de ela conter uma quantidade considerável de carboidratos. Das 100 gramas de aveia, por exemplo, 67 delas são carboidratos. É lógico que uma pessoa não deve consumir essa quantidade diariamente, a quantidade indicada é aproximadamente 30 gramas por dia.

Por ser uma farinha que contém bastante fibras e para que ela também seja usada pelo organismo da melhor maneira, é preciso ingerir bastante água, mais ou menos 3 litros por dia.

Quem não deve consumir a Farinha de Aveia

A farinha de aveia contém glúten, por isso não é indicada aos que tem intolerância a essa substância, pois o organismo não está apto para digerir e absorver essas substâncias, fazendo mal e não as metabolizando da forma correta. Existem ainda aqueles que tem um trânsito intestinal muito intenso, para essas pessoas ela não é contra indicada mas as quantidades devem ser menores e dosadas.

Outros ainda, tem a doença chamada Síndrome do Intestino Irritado e quando comem aveia ela causa internamente um processo inflamatório que além de prejudicar o metabolismo, a pessoa não consegue aproveitar nenhum dos benefícios oferecidos pela aveia.

Nesses casos é necessário a troca por outras farinhas permitidas que ajudarão na saúde e no emagrecimento.

O consumo de farinha de aveia na dieta Low Carb é permitido, porém é preciso ter consciência que ela contém bastante carboidratos em sua composição. Quem optar por consumir essa farinha em receitas precisa ficar de olho nas quantidades consumidas, e mais uma vez, ingerir bastante água para que ela tenha seu melhor uso pelo organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *