Farinha De Arroz é Low Carb ? Veja Se Pode Comer Na Dieta

A farinha de arroz é feita a partir da moagem do grão de arroz, formando assim uma farinha sem glúten, nesse processo são utilizados menos produtos químicos e por isso ela também é mais saudável do eu a farinha de trigo (Principal farinha a qual ela é substituída). As pessoas que fazem o uso dessa farinha são geralmente intolerantes ao glúten ou, os que procuram trazer benefícios do arroz em sua alimentação.

Essa farinha contem amido então, à primeira vista ela não pode ser considerada Low Carb, pois é muito semelhante a farinha de trigo diferenciando-se apenas pelo fato de não conter glúten. Mas apesar disso, quais são as vantagens de consumir a farinha de arroz para a saúde?

A farinha de arroz pode ser feita tanto com arroz branco que é o mais comum, desse modo, contém poucos nutrientes e diferencia-se pela farinha de trigo tradicional unicamente pelo glúten, o sabor é pouco característico. Já, a farinha de arroz integral possui mais indicações e mais fibras em sua composição e depois de moído o grão ele contém o gosto mais acentuado do arroz e os nutrientes estão muito mais presentes. Além dessas ainda existe uma farinha de arroz glutinoso, que é um arroz mais presente na Ásia.

Um fato que fez com que ela fosse introduzida no mercado foi para que as pessoas com intolerância ao glúten pudessem consumir alimentos simples como barras de cereal, massas, pastéis, doces. Enfim, foi uma adaptação criada pelo mercado por causa da demanda que vinha crescendo. E, ao longo desse processo foram descobertos mais benefícios desse uso.

A farinha de arroz é um alimento rico em fibras, característica que faz com que ele seja a opção também para aqueles que querem aumentar o consumo de fibras diário e ajudar o intestino a funcionar melhor, ajudando assim também o metabolismo como um todo porque sabe-se que quanto mais o intestino funciona mais há a eliminação das substâncias ruins presentes nele, melhorando assim, além disso a imunidade como um todo.

A farinha de arroz pode ser feita em casa também, com um liquidificador mais potente ou um processador é preciso apenas bater os grãos até ficarem com textura de farinha. O grão que mais tem nutrientes e faz bem se adicionado a alimentação é o feito do arroz integral. Como já dito, ele pode muito bem substituir o ingrediente farinha de trigo e tem a consistência muito parecida nas receitas.

Porque quem está seguindo a dieta Low Carb não deve comer Farinha de arroz?

A dieta Low Carb não permite que a farinha de arroz faça parte dos alimentos permitidos pela mesma razão a qual o arroz não seria permitido, porque dentro do organismo na sua metabolização embora contenha muita proteína ele se transforma em açúcar. Isso ocorre, principalmente quando a farinha é feita do tradicional arroz branco.

Já, quando a farinha de arroz é feita com o arroz integral ela contém muito mais fibras e é considerada um carboidrato complexo que necessita mais horas para ser metabolizado devido a quantidade de fibras presente. Nesse caso, a opção por farinha de arroz torna-se mais saudável e adequa-se mais ao Low Carb.

A base da dieta Low Carb é o menos carboidrato possível nos alimentos e por isso as farinhas mais indicadas são aquelas sem glúten e sem amido, e que possuem em sua composição basicamente fibras. São o caso das farinhas de coco, berinjela, amêndoas, linhaça.

Todas consideradas e permitidas na Low Carb. Um ponto negativo dessas farinhas é que elas são mais caras quando comparadas as tradicionais. Uma das opções pode ser fazê-las em casa, onde tornam-se um pouco mais em conta do que compra-las diretamente.

Esses ingredientes são vendidos em casas de produtos naturais, ou até em sessões de mercado com alimentos para pessoas com intolerância, light, diet. Hoje em dia como a quantidade de pessoas que fazem dietas aumentou significativamente, não só por questões estéticas mas pelo que vem aparecendo de doenças por causa do excesso de peso a opção ser saudável já ganha vários adeptos diariamente.

Para conclusão, essa farinha embora não permitida nas farinhas Low Carb pode ser uma alternativa quando não há outra farinha e quando a substituição procurada for pela farinha branca tradicional. É importante salientar que os preparos e porções devem ser reduzidos em qualquer caso, e se de vez em quando consumida não fará grande alteração nos resultados da dieta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *